Giovanni_Menezes
(usa Devuan)
Enviado em 28/12/2016 - 15:26h
Estratégia de Mercado
A estratégia de mercado é praticamente nula, o pouco do que vimos nos últimos anos foi o pessoal da canonical tentando fazer alguma coisa mas longe de ser eficiente.
Código fechado/"Drives"
Infelizmente, ainda temos alguns problemas com código fechado em relação ao hardware e nada de fato é feito, comentei uma vez que as distribuições deveriam se juntar e começar a adquirir empresas de tecnologia para tentar ocupar espaço mas infelizmente isso nunca chega a ser pauta, como já foi citado acima a estrategia de mercado é deficiente ou nula.
"Excessos de aplicações para a mesma função"
Eu não vejo nenhum sentido em termos vários blocos de nota, gedit, leafpad, mousepad kedit e etc, gerenciadores gráficos de login eu também não vejo necessidade de tantas opções disponíveis, seria mais fácil ter 1 ou 2 com um bom suporte a temas e configurações, não há necessidade de tantas opções para algo tão simples que é subir a interface gráfica do sistema. hoje todo mundo usa o Grub e atende a todas as necessidades, não vemos "zilhares" de opções de gerenciador de boot, no passado tínhamos o lilo mas sempre fico em um desses dois.
Então sou a favor
em alguns casos da unificação de aplicativos ou a fusão entre eles para criar 1 nova aplicação, como aconteceu com LXDE e RazorQT.
Qualidade das distribuições
A qualidade ultimamente não vem me agradando, a impressão que me passa é que o nível caiu um pouco na maioria das distros, até coisas bobas estão passando despercebidas, a versão 8.5 do Debian por exemplo conta com um bug no som do xfce, pode parecer coisa boba mas essas pequenas coisa ajudam a queimar a imagem do Gnu/Linux entre os interessados, se a primeira experiência do usuário com Gnu/Linux o usuário se deparar com uma situação dessas, a imagem do eco-sistema Gnu/Linux inteiro fica arranhada, não só a distribuição.
Falta um meio termo entre estabilidade e inovação, o que eu vejo é que a maioria das distribuições esta sempre pendendo demais ou para um lado ou para o outro, são poucas as que procuram um meio termo, a que melhor eu tive experiencia nesse sentindo foi o OpenSuse, usei a 12.3, estável sem aplicações mais recentes mas também sem aplicações muito ultrapassadas ou obsoletas para época.
Excesso de mudanças sem sentido
Uma versão nova de alguma aplicação e só depois de apanhar que se descobre que o arquivo de configuração padrão foi colocado em outro local do sistema, temas de uma versão do gnome que não funciona numa versão mais recente, mudança na nomenclaturas das placas de rede, problemas com relógio em dual boot com o windows e etc.
--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/