Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

1. Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 25/10/2016 - 00:33h

Gostaria de deixar claro aqui, antes de tudo, que se eu quisesse ouvir conselhos emocionais sobre o que eu devo escolher para a minha vida, estaria fazendo essa pergunta no Yahoo.

É o seguinte, eu pretendo fazer um curso de técnico em mecatrônica e para já entrar com o pé direito no curso, eu decidi já ir aprendendo sobre programação. Comprei um livro sobre algoritmos e lógica de programação e baixei alguns PDF's que encontrei na rede. A princípio eu pretendia aprender a programar em Python, mas depois acabei descobrindo que C era uma linguagem mais universal e decidi que ela seria um bom começo. Creio que se eu souber programar pelo menos em C poderei me virar com qualquer outra linguagem de programação que fosse apresentada no curso. Contudo, eu acabei empacando nos estudos. Parei na página 120 do livro e não consigo criar ânimo para continuar estudando.

Durante o tempo em que eu estudei eu lia cerca de 40 páginas por dia e estava entendendo tudo direitinho. Não foi por algum tipo de dificuldade que eu abandonei os estudos. Não é que eu não me interesse por isso, muito pelo contrário, informática é uma das únicas coisas pelas quais eu tenho interesse na vida. O lance é que eu meio que não consigo mais enxergar um sentido para continuar estudando. Hoje em dia praticamente todo tipo de software já foi criado e não há nada de novo para se tentar. Tudo o que você pensa em criar nego já criou. As minhas únicas motivações para estudar eram justamente o curso e o fato de que no fundo eu gostaria de um dia poder criar mods de jogos como hobby. Mas eu meio que não enxergo sentido mais nessas coisas. Mas nem tudo está perdido porque eu ainda continuo lendo sobre Linux e hardware (obrigado pela dica @Maurício!) e isso meio que me pode ser útil né.

Gostaria de saber dos senhores o que os levou a se interessar por informática. Vocês já tiveram esse tipo de desânimo também?

Obrigado.

Observação: Podem me julgar por eu ter como meta criar mods para jogos. Sou meio infantil mesmo. F****-**! hahaha


  


2. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/10/2016 - 00:44h

Não sou da área de TI.
Uso e estudo Linux por hobby.

***********************************************
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


3. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/10/2016 - 01:07h

Na verdade tenho interesse em tantas coisas que às vezes não dá para focar.

De acordo com o título, sobre hardware, não gosto de estudar. O pessoal que curte esse tipo de coisa parece mais aqueles "especialistas" de carros que conhecem tudo sobre, mas que nunca vão usar 1% desse "conhecimento".

O único ânimo que tive para este tipo de coisa foi quando resolvi montar uma CPU. Tive que me atualizar e foi algo para a prática.

Não que tudo tenha que ser prático, mas é completamente diferente de programação, em que há maior chance de se testar tudo.

Nem tudo ainda foi inventado. Há um nicho, que é o de aplicativos para telefones com suporte a tal. Todo dia alguém inventa algo novo.

Tem gente cujo interesse por informática é dinheiro. Tem gente que é porque gosta. Há um absurdo de cursos superiores de informática, que são na verdade curso de administração disfarçados. É um caminho muito diferente de T.I.

No meu caso é por gosto. Lamento apenas não ter conhecido sistemas Unix mais cedo. Gosto de terminal porque cresci com MS-DOS©.

O que falta é aprofundamento em uma coisa só.

Mecatrônica mexe com programação, eletrônica, comandos elétricos, hidráulica, pneumática. Conhece Ladder? É interessante.

Dava para fazer aplicativos de celular que interagem com dispositivos de automação da casa.


4. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/10/2016 - 04:25h

Bom dia,

Na época, hardware, por dinheiro. Programação, por gosto e uma vasta necessidade já que na época, coisa nova. E Linux, apenas hobby.... coisa nova, sabe? kkkk

Não quero desanimar ninguém, porém hoje, fechei minha loja e estou gerenciando uma lanchonete dentro de uma academia na capital com meu irmão. Informática já está tão saturada que parti pra outra e estou bem satisfeito.

Usuário de Slackware 14.2 (KDE) e Salix 14.2 (XFCE)
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


5. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/10/2016 - 10:09h

hardware -> No começo dos anos 90 bisbilhotando numa livraria em São Paulo achei um livro de hardware de autor nacional. Passei uma vista d'olhos, gostei e comprei, depois comprei outros. Estudei por hobby, nada profissional. Não estudo mais, só me atualizo quando chego ao fundo do obsoletismo ou quando preciso comprar ou montar um novo "computador" e isso ocorre a cada 10 anos ou mais.

linux -> não estudo nem vou estudar, apenas experimento e vou usando por hobby.

programação -> tô fora


6. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Eduardo Augusto
daoaugusto

(usa Debian)

Enviado em 25/10/2016 - 10:33h

Mesmo eu tendo utilizado o windows na minha infância, o primeiro sistema que usei foi o kurumin e sempre me intrigou a capacidade que o linux fornecia para a modificação do sistema operacional, coisa que eu sempre tentava fazer no windows mas nunca conseguia mudar tanto quanto eu queria. Já o fato em que me interessei por hardware foi que sempre desmontava as coisas para ver o que faz funcionar(principalmente o meu pc...kk), mas ai vinha aquela questão, será que vai estragar, será que vai dar certo? E foram essas perguntas que me fizera pesquisar cada vez mais.

Utilizando o Windows chegou ao ponto em que não conseguia modificar mais o sistema, tanto na parte de ambiente gráfico quanto na parte de desempenho. Então busquei mais sobre o linux que eu tinha utilizado(Kurumin), pesquisando mais descobri que o ambiente gráfico poderia ser utilizado e fui testando outros, instalava outras distribuições e testava e tentava cada vez mais. Até que quando percebi estava mergulhado nesse fantástico mundo que é o linux, atendendo minhas necessidades de sempre ter um sistema com bom desempenho.

Já pra escolher uma área de formação acredito que seja um pouco mais complicado, por exemplo o aluno achar que num curso técnico ou superior vai aprender tudo sobre hardware, sendo que na verdade vai ter muitas disciplinas de programação, muito matemática.

Espero ter ajudado com minha resposta e não desanime!!


7. Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/10/2016 - 13:14h

Quando puseram o primeiro PC XT na minha frente (1987) eu já era veterano (não de informática),
mas não podia ficar parado no tempo. Aprendi primeiro hardware por curiosidade em 1990 e Linux
só a partir de 2005 também por curiosidade.
Programação eu fiz 3 cursos de FORTRAN e jamais aprendi, por falta de uso, além do
que eu achava aquilo muito chato.






8. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Kowalski
kowalskii

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/10/2016 - 13:36h

Eu também tenho sérios problemas para focar em algo por querer fazer muita coisa de uma vez, como o listeiro_037 citou.

Mas creio que, se tratando de programação, o que ajuda muito é botar em prática o que você estuda,
Eu curso sistemas de informação, um curso meia boca, mas tem umas matérias de programação volta e meia, php, java, e é muito satisfatório, pra mim pelo menos, quando desenvolvo algo, por menor que seja, parece que ver um resultado do seu esforço dá uma motivação a mais.
abraço


9. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

felipe silva
lipman

(usa Debian)

Enviado em 25/10/2016 - 17:17h

tudo começou nas lan houses, todo dinheirinho eu ia direto pra la!
até conseguir meu primeiro pc, eu era tão expert na quela epoca que até hoje não sei a configuração dele kkkkk!
porem tentei consegui o cd do cs e tentei instalar, nem abria a instalação, pensei que era por falta de espaço e sai apagando tudo que via, depois disso o pc nem dava boot, pensei que ele tinha pifado, e acreditem ou não...
pensei que so dava para instalar a mesma versao que ele tinha do windows... nem sabia que existia linux!
ele foi pro lixo!
so sobrou o teclado o mouse eu vendi, fiz um curso de informatica mas sai por aprender o que ja sabia (arrastar icones digitar clicar etc...)
programação foi quando recentemente o meu primo deixou o pc dele comigo...
ja queria ser hacker, então um amigo me disse: "vc quer ser hacker? aprende a programar!"
comecei com C depois fui para vb 6.0 depois html e php, mas so aprendi um pouco de cada linguagem, me faltou foco tambem!
mas agora não quero mais ser hacker! quero ser programador!
essa é minha historia! abraços!
ps: descobri o linux por um amigo que é proficional de ti!


10. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 26/10/2016 - 01:00h

Muito obrigado pela colaboração de todos aqui. Gostei da história dos senhores no universo da informática. =)

Mas, sobre a parte do desânimo, alguém aqui já sofreu com isso? Tipo, de repente parou de estudar sem motivos aparentes? Não via mais sentido em se aprofundar em algo? Gostaria de saber se esse é só um problema meu ou se é algo comum de se acontecer mesmo.




11. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Thiago
thiago_c

(usa Fedora)

Enviado em 26/10/2016 - 01:37h

Boa noite, sei como se sente, ano passado passei por um desânimo muito forte, eu fazia Eng. Mecânica e tava afogado em dps, percebi que não tava fazendo por que gostava, tava fazendo pelo dinheiro que podia trazer no futuro(Junto com os vícios e os infartes), sai, comecei um téc de info e descobri que era o que eu curtia. Toda a área, atualmente me interesso muito por programação, redes, hardware, iniciei no Linux agora, ainda esse ano.
Olha, pra mecatrônica eu te indicaria a linguagem FANUC, é uma linguagem muito difundida para robótica e CNC, muito simples também por sinal.


12. Re: Qual foi a motivação que te levou a estudar sobre hardware, Linux e programação?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 26/10/2016 - 03:31h

S4Mu escreveu:


Obrigado pelo comentário colega. Mas, no meu caso não é por dinheiro. Para ser honesto com você, nem procurei saber quanto irei ganhar ao longo da minha carreira. O lance é que eu me interessei por uma profissão onde eu irei mexer com a parte eletrônica, elétrica e mecânica da coisa. E melhor: provavelmente irei trabalhar quietinho no meu canto. É tudo o que eu preciso. Não sou do tipo de pessoa que se preocupa com futuro, estabilidade nem nada. O lance é só o desânimo para estudar mesmo. Há alguns anos atrás eu costumava ler muito, estudar muito e de repente... xablau! Não quis saber de mais nada.

Mas fico feliz por você. Tenho um conhecido que fez engenharia civil e decidiu (literalmente) rasgar o seu diploma depois. Ele me disse que não valeu a pena ter estudado tanto por dinheiro. hahuahauhauahuahauhauaauhauahuah



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts