eldermarco
(usa Fedora)
Enviado em 16/12/2010 - 22:05h
É incrível os tópicos que ultimamente tem aparecido no VOL. Interessante ler as discussões de cada membro daqui também, tentando defender o seu ponto de vista. Inicialmente achei ruim essa histório de se desviar do assunto informática, mas andei mudando de ideia e acho que a discussão é bem sadia.
Sobre vida extraterrestre, foi citado o astrônomo Carl Sagan, ao qual é um dos pesquisadores que mais admiro pela força e sobriedade com que tratava a ciência e seu magnífico trabalho em popularizar a ciência tentando ao mesmo tempo abrir os olhos das pessoas para a verdade. Seu trabalho por vida extraterrestre foi sério e admirável. Aos interessados, sugiro a leitura do livro "O mundo assombrado pelos demônios - A ciência vista como uma vela no escuro" do tio Carl. Aliás, recomendo tão fortemente esse livro que segue abaixo a sinopse do mesmo:
-------------------------------------------------------------------
O Mundo Assombrado Pelos Demônios
Este livro é uma defesa apaixonada e apaixonante da ciência e da racionalidade humana. Carl Sagan, que não tem poupado esforços para divulgar os conhecimentos científicos de forma correta e clara, ataca o vírus do analfabetismo científico que faz, por exemplo, com que a maioria dos americanos pense que os dinossauros conviveram com os seres humanos e que desapareceram no Dilúvio porque não cabiam na Arca de Noé. Ou que acredite em explicações pseudocientíficas e ficções, do monstro de Loch Ness ís estátuas lacrimejantes da Virgem Maria, do Abominável Homem das Neves ao poder das pirâmides e dos cristais, do Santo Sudário a terapias de vidas passadas, de anjos e demônios a seres extraterrestres que seqüestram e estupram. Para o autor de Pálido Ponto Azul, longe de serem inócuas, essas crenças e modismos podem causar danos terríveis; nos Estados Unidos pais inocentes estão sendo condenados em decorrência de falsas lembranças de abuso sexual de seus filhos, induzidas por terapeutas incompetentes. Da mesma forma, ele mostra que a crença nos argumentos de autoridade e o declínio da compreensão dos métodos da ciência prejudicam a capacidade de escolha política e põem em risco os valores da democracia.
Como todos os livros de Sagan, O mundo assombrado pelos demônios está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques muitas vezes divertidos í falsa ciência, ís concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças felizes da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vez com os dois modelos de pensamento centrais para o método científico: o ceticismo e a admiração.
Para aqueles que vivem bombardeados diariamente pelos fenômenos "fantásticos" da vida, este livro funciona como um tratamento de desintoxicação. Mais que uma vela bruxeleante, trata-se de um jato de luz destinado a varrer os demônios do obscurantismo que pairam sobre nosso tempo.
-------------------------------------------------------------------------
Ele vai tratar de muitos assuntos nesse livro e pelo menos para mim, foi uma lição de vida fantástica. Sobre os ETs, trocando em miúdos a conclusão dele, seria mais ou menos isso: "Eles podem até existir, mas até o presente momento nós temos provas que indiquem a existência de vida inteligente fora do planeta Terra". O próprio Sagan buscou por isso durante toda sua vida, mas não encontrou absolutamente nada. Mas, talvez seja mesmo cedo para que se encontre algo...
E não pense que ele irá fugir dos argumentos apresentados pelo sensacionalistas (leia-se, TVs, rádios, ufólogos e afins) e dizer que falam bobagem, ignorando-os. Ele irá argumentar com as palavras destes, creio, melhor do que os eles mesmos e depois desfazer todos esses argumentos, mostrando que isso não é nenhuma prova de existência de vida extraterrestre. Mais do que isso, o problema do ser humano é seu desejo intenso de querer acreditar em certas coisas que não existem e pregar isso como uma verdade. Fato este que fará com que ele sempre insista que o método científico é a melhor arma que temos contra a pseudociência e esses sensasionalismos.
@Izaias,
Sobre o Big Bang.. a pergunta sobre onde de fato ocorreu a "explosão" parece não fazer sentido. Veja, se o universo como um todo estaria contido um único ponto de densidade e temperatura infinita (ou talvez muuuuitoooo grande), a chamada singularidade, como eu poderia encontrar um ponto dentro dele onde pudesse dizer que ocorreu alguma explosão? Talvez você pudesse dizer que ocorreu em todo lugar. Aí onde você está, onde estou e em qualquer ponto no Universo, visto que tudo se encontrava num mesmo lugar. Algumas perguntas a respeito disso não podem fazer sentido quando levamos certas coisas em consideração. Por exemplo, o que existia antes de tudo? Existia alguma coisa antes? O tempo nasceu com o Universo ou existia antes dele? E as dimensões espaciais? Veja que essas perguntas são delicadas e são objetos de pesquisa de físicos teóricos em todo o mundo. Há também a teoria das cordas que coloca um novo olhar a respeito disso, dizendo que talvez ocorram "Big bangs" o tempo todo por aí.. Universos Paralelos, etc.
Aliás, mais duas recomendações aqui. Dessa vez, dois documentários:
...1) "O Universo elegante" - O físico Brian Greene, da Universidade de Columbia e teórico de cordas, vai falar sobre essa teoria, bem como da mecânica quântica e as bizarrices que ocorrem nesse mundo (se não sabe do que estou falando, você não vai acreditar...). Esse documentário é baseado no livro dele, de mesmo nome e que também gostei muito.
...2) "Universos Paralelos" - Um documentário sobre essa questão de universos paralelos.. sinistro.
Esses documentários podem ser encontrados no YouTube ou no Google Video, acho.
Enfim, sugestões minhas para essas férias e algo que realmente está ligado a ciência.