edps
(usa Slackware)
Enviado em 16/08/2018 - 21:53h
Mashn escreveu:
Alpine não tem tão poucos pacotes assim, se vc habilitar os outros repositórios, ele tem quase a mesma quantidade que o void musl. E sobre as docs serem retiradas dos pacotes, vc pode baixá-las por exempo com pacote-doc (que no caso seria um exemplo pra baixar a doc de algum pacote.)
Na minha opinião o mais complicado do alpine é se acostumar a ficar sem o coreutils, já que ele usa o busybox por padrão (apesar que tem o coreutils no repositório, mas não faria sentido usar).
A questão de documentação (nos pacotes) não me importa muito, se houver necessidade procuro na net, os Locales idem (não estando em japonês tá de boa kkk), mas a ficar a garimpando deps como tive que fazer no Crux é melhor ficar no Slack + SlackBuilds.
Em relação ao Void, o método git de gestão dos void-packages fornece uma estrutura parecida com o ABS (Arch Build System) de pacotes já providos pela distribuição, ou seja, compilar o que já existe (acho desnecessário) fora algumas coisas non-free, caso do Flash, Vivaldi, Google Chrome, etc. Não é algo como o AUR, ou seja, de pacotes providos pela comunidade, por isso citei a questão da falta de pacotes. O Alpine ainda não testei, só baixei e testei o boot numa VM.
Gentoo é bem completo, quase tanto como o Debian. Também considero Arch Linux + AUR e Slack + SlackBuilds bem completos. Não tenho conhrcimento ou familiaridade com as RPMs.
Mas o que posso dizer sobre o openSUSE é que é um sistema de acabamento impecável, coisa profissional mesmo.