Distros alternativas

13. Re: Distros alternativas

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 12/08/2018 - 17:26h

slblxs escreveu:


Caro @edps;

Na minha humilde opinião e as que realmente estão em uso, PclinuxoS, Artix e Funtoo.
PclinuxOS rola direitinho não quebrou em 2 anos, mas recentemente o Texstar, foi diagnosticado cancro e informou no forum que não ía estar tantas vezes a actualizar os programas. Pediu ajuda a comunidade para continuar... fiquei preocupado, a minha mulher está satisfeita com o PclinuxOS no laptop dela.

Artix, tal como voçê tambem sou alérgico ao SystemD, para já a rolar ao 1 ano e sem quebrar, claro que antes de atualizar o sistema vou ao forum. Para ver se existe alguma alteração pacote que tenha que ser instalado/actualizado manualmente.

Funtoo é Gentoo, por isso nem vale a pena comentar já conheces e foi grças a ti conheci estas duas distros. Agora aconselho a dares uma vista de olhos ao OpenSuse Leap, recentemente instalei aqui no meu laptotp para ver como se comportava. E achei bastante interessante, tentei usar por diversas vezes o Opensuse anteriormente. Mas sempre deu erro, por casa da minha placa wifi Btroadcom e com a Nvidia.
Mas nesta nova versão Leap, tudo funcionou á primeira e até instalei o noveau e voltei a trocar para Nvidia e tudo corria fluído.


Artix, cheguei a baixar quando estava com o velho PC mas não o instalei, PCLinuxOS andei usando por um tempo lá por volta de 2010-2012.



  


14. Re: Distros alternativas

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 12/08/2018 - 17:29h

ru4n escreveu:

Das RPMs, usei mais o Fedora, que é uma excelente distro. OpenSuSe também é uma ótima distro, exclusiva, tem GUIs para praticamente tudo.
Ainda não testei o Mageia.

Com o OpenSuSe, tive um problema com o driver de rede, que não reconhecia no boot e nem na pós instalação. Tive que adicionar um parâmetro no boot para passar a reconhecer, nada mal.

No caso do Fedora, um ponto negativo é se você precisa de drivers proprietários, vai apanhar bastante para instalar. Outro ponto - no meu caso em específico - é o SELinux, que restringe muito o uso de alguns componentes do sistema (porém dá para desabilitar normalmente), mas se o uso for apenas para navegar na internet e para coisas pessoais, não vai ter problema.

Mas dentre esses, mesmo com o problema de driver proprietário, recomendo o Fedora. É uma distro atualizada e estável (não tanto quanto um Debian ou Slackware), o repositório é grande e tem um bom suporte da comunidade, sem falar que é patrocinado pela Red Hat.
--
Linux Counter: #596371


Então, penso que seja uma boa testar o OpenSuSe Leap ou seria melhor logo o openSUSE Tumbleweed?

Meu preconceito em relação às RPM-based é que são sistemas inchados quanto a serviços (lógico que dá para desativar), o SystemD nem conta porque deve até funcionar melhor nelas, mas são bem diferentes de um Slack ou Gentoo onde só inicia o que é configurado para tal.


15. Re: Distros alternativas

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 12/08/2018 - 17:31h

Mashn escreveu:

Não é RPM, mas vc já testou Alpine, Morpheus ou Sabotage?


Não conhecia nenhuma delas, grato pela sugestão, vou pesquisar sobre.

Thanks.


16. Re: Distros alternativas

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 12/08/2018 - 17:36h

Delusion escreveu:

Rapaz, Limito-me a dizer que, hoje em dia, as únicas distros que eu considero usar são Debian e fedora.
Em segundo plano, openSUSE, mas com o debian-testing eu nem mesmo preciso de rolling-release.
Com isso não quero dizer que as outras são ruins, eu apenas perdi interesse.

O que é vantagem para um user pode ser desvantagem para outro. De qualquer forma, os meus prós e contras do fedora, estão nesse veeeeeeeeeelho tópico aqui:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Fedora-no-Amazonas/POR-QUE-USAR-FEDORA

Sucesso pra ti.
abraço

Linux User # 624552


Tudo é questão de gosto mesmo.

O Debian Stretch por exemplo, instalei por um tempo e manteve-se estável até mesmo quando passado para o Backports, o SystemD idem, então, digo que se não houvessem alternativas poderia tranquilamente usar o Debian e seu SystemD.

Os *buntus já são um caso à parte porque não gosto de ciclos de desenvolvimento, isto é, troca de release a cada 6 meses e a ter que usar um Ubuntu LTS, melhor ir de Debian não?

Das RPMs já citei o caso do excesso de serviços, logo, ao que me parece restam Mageia e OpenSuse, PCLinuxOS não era muito profissional na época em que o testei (mas funcionava bem).


17. Re: Distros alternativas

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 12/08/2018 - 17:55h

Se você quer algo estável, fique com os clones do RHEL. CentOS ou Scientific Linux. São excelentes distros RPM.


18. Re: Distros alternativas

Dravo
Dravo

(usa Gentoo)

Enviado em 12/08/2018 - 18:12h

poucos pacotes

Esse problema poderia ser facilmente resolvido se você optasse por AppImage, Flatpak e Snaps.
Como funcionam em containers, podem ser instalados em quase qualquer distro. Eles são boas alternativas.


19. Re: Distros alternativas

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/08/2018 - 18:50h

edps escreveu:

Então, penso que seja uma boa testar o OpenSuSe Leap ou seria melhor logo o openSUSE Tumbleweed?

Meu preconceito em relação às RPM-based é que são sistemas inchados quanto a serviços (lógico que dá para desativar), o SystemD nem conta porque deve até funcionar melhor nelas, mas são bem diferentes de um Slack ou Gentoo onde só inicia o que é configurado para tal.


Se vc curte o KDE, o OpenSuSe é uma boa escolha, pois a equipe foca nesse ambiente que é mais integrado ao sistema.

O Leap é como se fosse o LTS do Ubuntu, fornece mais estabilidade e é indicado para ambientes de produção.
O Tumbleweed é semelhante ao Arch, é preciso ficar atento aos pacotes que serão instalados e atualizados.

Entre Leap e Tumbleweed, vai mais pelo perfil do usuário.
Como eu prezo por mais estabilidade, se eu fosse de OpenSuSe hoje, escolheria o Leap.

Quanto aos serviços, o consumo de RAM do Fedora com GNOME e do Debian com GNOME são bem diferentes. No Debian inicializa com menos de 1GB (mais ou menos uns 750MB), enquanto que no Fedora não fica por menos de 1,3GB. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual prefiro sistemas DEB-based. Outro motivo é o próprio RPM.

--
Linux Counter: #596371


20. Re: Distros alternativas

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 12/08/2018 - 22:29h

Bom, eu nunca precisei instalar drivers adicionais em nenhuma distro (mesmo tendo 4 notebooks e 2 desktop na família, onde apenas eu sei rodar um comando linux no terminal, rsrsrs). No fedora, por exemplo, além dos repos oficiais, eu ativo apenas rpmfusions, spotify e chrome.
Quanto ao openSUSE, praticamente só tenho elogios, até corretor gramatical já vem pronto no writer, que eu uso muuuuuuito. (não vi isso em nenhuma distro original). Me desagrada o descompasso entre o zypper e o yast. Quem gosta de gerenciar pelo terminal vai entender o que eu digo. Também, pra quem gosta de xfce (meu caso), não é a melhor opção. Outra coisa, a lentidão do boot dela é comparável ao Calculate (outra excelente gentoo-like que usei por uns tempos e só parei porque larguei mão de "releituras" :P).
Mas mesmo assim eu usaria openSUSE como principal, tem mais prós do que cons pra mim. Minha mãe usa openSUSE-LXDE num netbook, instalei há anos e até agora sem problemas.
A verdade é que não existe distro perfeita, por enquanto Debian-testing é a minha principal, perdi a conta de quanto tempo já estou nela.
Caso opte pelo openSUSE, sugiro instalar teu openbox e adicionar teus apps, porque se instalar um DE full e não quiser excessos, vai ter de ficar mascarando pacotes. (bored :D)

Linux User # 624552


21. Re: Distros alternativas

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/08/2018 - 22:42h

Bem uma que não vi o pessoal citar foi a Rosa Linux!!
Mas acredito que o openSUSE e Mageia também são ótimas escolhas.

Carlos Filho

http://opensusebr.blogspot.com.br/


22. Re: Distros alternativas

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/08/2018 - 01:09h

Mageia (http://www.mageia.org/) tem um instalador bem completo e complexo. Podes instalar a distro da maneira que quiseres, é uma distro de respeito, e claro, usa RPM.
Há também o PCLinuxOS.

Só a nível de curiosidade, já tentou usar algum dessas abaixo? PS: Não usam RPM!

GuixSD
https://www.gnu.org/software/guix/

SolydXK
https://solydxk.com/

Cucumber Linux
https://cucumberlinux.com/

Parabola
https://parabola.nu/

Star
https://sourceforge.net/projects/linnix/

Elive
https://www.elivecd.org/

>> É complicado fugir do systemd, ele se tornou padrão na maioria das distros.


23. Re: Distros alternativas

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 13/08/2018 - 09:09h

Minha sugestão seria o openSUSE Leap pois o Tumbleweed atualiza muito. Mas usa SystemD como sabe. Se optar por testar, baixe o CD NetInstall. Assim terá mais opções de personalizar do jeito que gosta. Não ficará exatamente perfeito mas chegará mais próximo do que deseja. Das distros rpm existentes só conheço openSUSE, Fedora (que eu usaria como segunda opção) e o CentOS (muito bom e estável e mais restrito às novidades).

Estou sem usar computador há muito tempo. O openSUSE Leap 15 etá instalado mas só isso. Deve ter um monte de atualizações pendentes a fazer....rsrsrsrs. Tenho me dedicado a uma "paixão" mais antiga: astronomia.....rsrsrsrs


24. Re: Distros alternativas

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 13/08/2018 - 20:30h

openSuse Leap 15 instalado, gostei desse sistema com o Plasma, até que carregou rápido e com um consumo de RAM espantoso! 447MB tirei até uma shot! porque não acreditei! kkk

Agora estou atualizando o mesmo, 213 updates, update realizado via zypper. A medida que for tendo tempo instalarei algumas coisas, já o fiz com o Chromium.

Já baixei também o Alpine, o NixOS e na fila estão Mageia e Rosa, dentre todos ao que me parece o Alpine leva mais o meu jeito, já que usa OpenRC. Todos esses devo testar em VM para não perder essa instalação.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts