rodrigomb
(usa CentOS)
Enviado em 10/11/2010 - 09:15h
completando a opnião da galera, concordo com o usuário "ipi".
bom vamos falar a real no mundo corporativo.
O parque de maquinas da maioria das empresas não são novos, praticamente todas usam windows ou seja, ja possuem uma licença e o principal é, rodam algum software que só funciona no windows, posso citar diversos ERP´s aqui que só rodam no windows, fora aplicativos diversos como falaram ai, sem esquecer do Office que é praticamente dominante no mundo corporativo, falar que o broffice atende empresas é um tanto quanto controverso, posso citar um cliente que eu atendo que até se vira bem com o broffice, como eles usaram desde o começo acostumaram, agora tem um porem que acontece com muitas empresas, por exemplo neste cliente eles tem os clientes deles e fornecedores, como por exemplo a Embraer, ela só utiliza o office mais novo no mercado, manda docx, pptx, xlxs e que se dane o resto se vira pra abrir. muitas vezes os arquivos são incompativeis e não abrem bem no broffice/derivados.
o que aconteceu que tiveram que comprar licenças do office para continuar fornecendo para a embraer, isso acontece muito, as vezes uma empresa até consegue se virar um pouco mais no final a facilidade e imposição de outras empresas obrigam vc a usar o software proprietario, e para users avançados o broffice nao serve.
podemos citar tambem o custo para se treinar um pessoal em uma plataforma totalmente diferente, o custo com manutenção e o custo com suporte. Imagina na empresa do amigo ai com 1500 maquinas eles trocarem tudo por linux, primeiro provavelmente eles usem um software proprietario windows em algum lugar, segundo que provavelmente vao ter que contratar um pessoal de T.I. com mais gabarito para manter o parque redondo e tudo funcionando, terceiro é o custo com suporte que tem que vir de alguem, uma empresa precisa de um respaldo, nao pode ficar a merce de técnicos etc... isso é uma coisa que muita gente não leva a sério por aqui mais é importantissimo.
porque grandes empresas usam Red Had e nao CentOS, SUSE etc... porque tem uma grande empresa por trás que dá um suporte, e isso influi no preço, o famoso TCO - custo total de propriedade, que é um calculo que visa tudo que vai gerar gastos em relação a licença, suporte, falha de hardware, manutenção, treinamento etc...
geralmente quando vemos o balmer falando de TCO muitas vezes ele tem razão, eles caminham junto com as empresas, no win7 eles tiveram um numero muito grande de empresas e beta testers que andaram junto no desenvolvimento do SO, o TCO muitas vezes de um desktop windows é muito mais barato que um de linux, atente que eu falei TCO.
poderia ficar falando diversas coisas aqui do porque da adoção de windows nas empresas mais me alongaria demais, gosto do linux tanto que uso ele em diversos casos (maioria servidores) e tambem gosto de windows, o que devemos é refletir ouvir o outro lado da moeda quando estamos discutindo, não podemos levar para o lado da paixão e liberdado e sim pensar como um executivo, se vc tivesse sua empresa voce implantaria linux em tudo? tudo depende do tipo de atividade mais garanto que linux 100% nenhuma empresa consegue.