Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

13. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Francisco Emmanuel Silvério
femars

(usa Slackware)

Enviado em 04/12/2008 - 10:39h

ah velho... tudo na vida tem suas dificuldades... o windows é facil e prático mas morre naquilo, no linux é vc qm manda!


  


14. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Caesar
CzechCaesar

(usa Kurumin)

Enviado em 04/12/2008 - 12:07h

Pessoal, obrigado pelas respostas.
Pela ordem!!

Eu tentei uma das opções: uma distribuição leve. Pesquisando o Guia do Hardware, optei pelo Vector Linux Light. Baixei a iso, gravei no CD. Na inicialização, apertei F1 para instalar. Apareceu uma tela me pedindo para informar, em modo texto, entre "Linux", padrão, e "Ide". Ou Enter caso tivesse dúvida. De todas as maneiras, deu Boot failed (Ou seja, mais tempo, cd e paciência perdidos). Claro: há outras opções leves. Mas eu preciso ter certeza de que vai dar certo. Não posso testar soluções indefinidamente. Se for esta a solução, gostaria que me indicassem uma opção de distribuição confiável, e os passos para instalação.

Agora, pelas respostas, estou inclinado a usar o Kurumim ou o Big Linux.
>No caso do Kurumim, preciso da indicação da versão, porque as pesquisas não foram satisfatórias quanto a me fazer entender qual versão seria a recomendada para mim. Se possível, que seja uma versão de instalação direto no HD. Também, gostaria que me indicassem os passos, por favor.
>O Big Linux pareceu um sistema interessante. Mas será que eu não terei os mesmos problemas das grandes distribuições? Minha configuração não é boa, como dito. Não quero correr o risco. Se for o caso, me indique os passos por favor.

Pessoal, eu sei que há dezenas de soluções possíveis. Mas eu realmente preciso de uma solução definitiva. Sejam mais específicos, por favor.



15. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Geraldo José Ferreira Chagas Júnior
gjr_rj

(usa Debian)

Enviado em 04/12/2008 - 12:50h

Primeiro, parabéns pela persistência.
Antes de dar a dica, gostaria da fazer algumas considerações.

Um problema/vantagens do linux é que há várias distribuições. O que deixa meio confuso na hora de escolher a distribuição mas ao mesmo tempo te dá liberdade de escolher a que mais lhe agrada. Vai ter distribuições para máquinas mais potentes e distribuições para máquinas mais simples. Eu já usei o Debian com 126 MB de ram e um processador K6 III 450 e rodou muito bem.

O windows por exemplo, não tem para onde correr, ou é aquilo ou é aquilo. Eu não tive dificuldades para migrar, mas levei muito tempo para fazer isso e hoje em dia, não consigo volto para o windows de forma alguma.

Bom, a distribuição correta passa a ser algo muito pessoal, o que aconselho é pesquisar entre as distribuições e uma vez escolhida, fazê-la funcionar.

Depois de instalar "2000 vezes" o windows é normal achar que sua instalação é mais fácil, eu hoje acho o linux mais fácil.

Usar live CD com 256 MB de ram, pode realmente te trazer problemas. Imagine usar o windows XP com 256 MB de ram, carregando tudo na memória. Não dá.

Eu adoro o Debian 4.0, mas independente da distribuição, acho que você não deveria usar live CD.

Deveria:

Grave o CD 1 do Debian (esse te garanto que funciona).

Particionar seu HD. Deixa 10 GB para o linux e 70 GB para o windows. Isso te possibilitará ter os 2 SO's na mesma máquina. Isso poderá te dar um pouco de trabalho, pois terá que reinstar o windows ou usar um particionador que refaça as partições (não gosto dessa opção).

Instale o windows primeiro.

Instale o Debian(ou outra distro) na partição com 10 GB. Escolha a instalação Desktop.

Provavelmente, tudo será reconhecido e funcionará bem. E se precisar de alguma ajuda, poste aqui.

Com relação a ajuda, acho as comunidades de Linux muito boas, nós sempre nos ajudamos.

Dica: Enquanto estiver usando linux, esqueça do windows, não compare pois não há como. O fato de algo ser fácil no windows não significa, necessáriamente, que realmente é, signifíca que você está mais acostumado.




16. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Caesar
CzechCaesar

(usa Kurumin)

Enviado em 04/12/2008 - 14:05h

Meu computador já tem 3 partições. Uma para o Windows, uma para armazenamento, e outra formatada, na qual pretendo instalar o Linux.
A idéia, de fato, é instalar no HD, porque realmente, Live Cd não dá, conforme expus antes. Mas, se eu for instalar essas versões de mais de um CD, terei de baixar todas as isos, ou será possível instalar só com o CD 1, para pelo menos começar a usar?
De qualquer forma, algumas respostas fizeram-me entender que eu não deveria rodar essas grandes distribuições, por causa das restrições de hardware (principalmente, 224MB de memória). Afinal, terei ou não problemas?

Pesquisando, tive a oportunidade de baixar o Damn Small. Sobre essa distribuição, alguém pode dizer se a instalação é intuitiva, ou se precisa de comandos de linha; e se, ao final, os componentes básicos serão reconhecidos e a internet configurada?


17. upgrade

M4iir1c10
M4iir1c10

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2008 - 14:35h

Cara quando eu comecei com o Linux minha primeira distro chamava-se Kalango Linux (Brasileira que eu acredito esta descontinuada, eu comecei com a 3.2 e a ultima e 3.3 isso a 3 anos atraz), logo depois disso eu usei a Biglinux que e excelente para 256MB de ram, digo isso porque na epoca que eu usei o meu notebook era 256 e agora uso o Sabayon e Slackware, nao creio que o Sabayon e Slackware sejam boas opcoes p/ vc por causa do seu sistema e da sua inesperiencia com o Linux, por isso te aconcelho a baixar o BigLinux, quando vc fizer um upgrade va de Sabayon.


18. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Rafael Costa
RafaelCosta

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/12/2008 - 15:31h

CzechCaesar, tenho um pc parecido ao teu, somente divergendo no processador, o meu é um sempron 1.6 mas e 40 de hd mas os mesmos 224 de memoria ^^. uso nele o kurumin 7 e é bem estável. Mas como voce disse deu erro no boot né? tente então o kurumin light que tambén funcionará legal e a instalação é muito simples.


19. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Geraldo José Ferreira Chagas Júnior
gjr_rj

(usa Debian)

Enviado em 04/12/2008 - 19:31h

No caso do Debian, distribuição que eu defendo, você só precisa do CD 1 para instalá-lo. Pode escolher o idioma port. Brasileiro tanto para a instalação como para linguagem do seu SO. Poderá aproveitar uma das 3 partições.

Quando a instalação chegar na tela onde você definirá onde será instalada, exclua a partição que você selecionou para o linux e escolha a opção de instalar na área livre do HD, deixa que ele particiona e formata por conta própria.

A instalação é intuitiva, não tem nenhum comando a ser usado e se escolher a instalação Desktop, ao terminar você, provavelmente, estará com tudo funcioando, pois tem uma grande quantidade de drives e elém disso já estará com BrOffice instalado, além de navegadores, visualizador de PDF, a atualização é online, ele te avisa que tem atualização e você manda, ou não atualizar etc.

Sua placa de vídeo, rede, mouse, teclado, mouse etc sei que serão reconhecidos. Talves não sejam reconhecidos automaticamente sua placa de som(grande possibilidade de que isso não ocorra) e sua placa de fax modem(caso seja um windrive, apanhará bastante para fazer funcionar).

Se a sua internet for banda larga e seu modem tiver roteado, a internet já estará acessível na instalação. Se tiver que discar, terá uma pequena dificuldade, mas por falta de costume, depois verá que é simples.

A instalação do Desktop Debian ocupará cerca de 1,2 GB já com todo básico incluído.



20. amigo

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2008 - 19:31h

aqui vai uma dica:
Se esta decidido a usar linux ou pelo menos testar, a primeira coisa importante é esquecer de comparar o mesmo com windows. Um usuário comum que só quer "usar" o computador pode ficar com o Windows mesmo. Se você acha que o windows te atende e não existem "motivos" para migrar para o linux e usando estes motivos de comparação... esqueça o linux...

As distribuições linux tem focos diferentes, o windows é criado para simplesmente funcionar na maior parte dos computadores pessoais... escolher a distribuição não basta, pois ela pode ser dificil de instalar.
Grande parte das coisas na hora de configurar são diferentes... esqueça tudo oque sabe sobre windows em relação a instalação de programas, drivers, configuração...

O principal ponto positivo do linux é a liberdade... ser livre para fazer o que quiser é totalmente o oposto de um sistema que ja sai funcionando para você... por isso digo que o foco das distros é diferente.

A microsoft é a maior empresa de software do mundo e investe demais na hora de desenvolver e testar seu produto... o seu produto é voltado para o usuário final... hoje ainda não existe nenhum lixo igual o Windows (se colocarmos tudo na balança)... é preciso analisar suas necessidades para o linux te atender melhor que o windows...


21. cara

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2008 - 19:43h

alguns motivos para começar a pensar a usar o linux e não somente compara-lo ao windows.

Linux é livre, não só para usar, mas para poder modificar...
Existem diversos tipos de linux, se você tem um problema existem diversas maneiras de resolve-lo
A maior parte das aplicações para linux são livres
A comunidade é muito forte
Você tem um total controle sobre o sistema.
Sistema é mais seguro. (um dos motivos é o total controle)
Você pode personaliza-lo do seu jeito.
Não existe somente uma empresa por tras dele.
Segue padrões.
Existe para diversas arquiteturas.
Diversas opções de suporte.

os motivos são varios... como pode ver... mas a maior parte pouco interessa para o usuário final que só quer abrir o msn, orkut, navegar na internet, ver filmes, ouvir musica e jogar alguns games...



22. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 04/12/2008 - 20:28h

nao tem virus, nao tem malware, nao traz um monte de poppus, nao fica lento, nao fragmenta, nao precisa de 500 mil recursos de hardaware, nao precisa procurar crack, etc... etc... etc...
e quando pegar o jeito e configurar, e muito mais bonito que windows vista...


23. Re: Sérios problemas com o Linux [RESOLVIDO]

Caesar
CzechCaesar

(usa Kurumin)

Enviado em 04/12/2008 - 23:59h

Fiquem frios, pessoal,

A comparação inicial foi mais um marketing pra obter ajuda. Entendo que não é útil comparar os dois conceitos.

Agora, para inteirá-los do meu problema, pela ordem em que se apresentaram as soluções, pretendo

1. Baixar e instalar o Kurumin Light (problemas com a opção: é um live Cd, o que pode representar sérias dificuldades pelo tamanho da memória; e alguém disse que eu perderia todos os dados do disco rígido).
2 Baixar e instalar o Debian pelo CD 1 (problema com a opção: é uma grande distribuição, e, pode, pelas restrições de hardware, não rodar).
3. Rodar pelo Damn Small (problemas com a opção: não intuitiva)

E o problema geral de gastar mais Cds.




24. Dica

Diovane Gonçalves Martins
didio_001

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/12/2008 - 01:34h

Caro CzechCaesar,

Estava passando pelo Viva o Linux, procurando alguns artigos quando vi a sua luta para tentar testar o Linux (como você disse) e resolvi dar uma dica, diante da aflição pela qual vi você passar. Mas antes, gostaria de fazer uma pergunta.

Me parece que você não possui muita experiência com instalação de sistemas operacionais (formatação, particionamento), seja Linux ou Windows; isto é verdade?

Dica: Sei que seu pc não é top, mas recomendo usar uma máquina virtual no Windows XP, para que vc possa aprimorar seus conhecimentos na área e testar as distribuições linux antes de instalá-las no HD realmente.

Sugiro a utilização do Virtual Box, que é bem melhor (pelo menos foi o que eu percebi) do que o Virtual PC da Microsoft. Sem falar que possui versões para Windows e Linux, o que não ocorre com o Virtual PC.

Pelo menos você poderá, assim, testar o Linux para, posteriormente, poder optar por uma distribuição que melhor lhe agrade. Eu particularmente, gosto do ubuntu 8.04 (Hardy Heron) e do openSuSE 11.0, mas já tive dificuldades para instalá-las em pcs antigos. Sugiro o Kurumin, neste caso.
Ouvi dizer que a nova versão do ubuntu, 8.10 (Intrepid Ibex) instala numa boa em notebooks, mas não vem a ser o seu caso e não tive a oportunidade de testá-lo ainda.

Teste antes na máquina virtual, se não gostar apague o disco virtual e instale outra. Geralmente distribuições que rodam na VM (Virtual Machine) rodam no HD. Aprimore seus conhecimentos com particionamento e instalação Linux nela também.

Qualquer dúvida, continue perguntando e buscando conhecimento, estaremos prontos a atendê-lo!

E boa sorte!



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts