gjr_rj
(usa Debian)
Enviado em 04/12/2008 - 12:50h
Primeiro, parabéns pela persistência.
Antes de dar a dica, gostaria da fazer algumas considerações.
Um problema/vantagens do linux é que há várias distribuições. O que deixa meio confuso na hora de escolher a distribuição mas ao mesmo tempo te dá liberdade de escolher a que mais lhe agrada. Vai ter distribuições para máquinas mais potentes e distribuições para máquinas mais simples. Eu já usei o Debian com 126 MB de ram e um processador K6 III 450 e rodou muito bem.
O windows por exemplo, não tem para onde correr, ou é aquilo ou é aquilo. Eu não tive dificuldades para migrar, mas levei muito tempo para fazer isso e hoje em dia, não consigo volto para o windows de forma alguma.
Bom, a distribuição correta passa a ser algo muito pessoal, o que aconselho é pesquisar entre as distribuições e uma vez escolhida, fazê-la funcionar.
Depois de instalar "2000 vezes" o windows é normal achar que sua instalação é mais fácil, eu hoje acho o linux mais fácil.
Usar live CD com 256 MB de ram, pode realmente te trazer problemas. Imagine usar o windows XP com 256 MB de ram, carregando tudo na memória. Não dá.
Eu adoro o Debian 4.0, mas independente da distribuição, acho que você não deveria usar live CD.
Deveria:
Grave o CD 1 do Debian (esse te garanto que funciona).
Particionar seu HD. Deixa 10 GB para o linux e 70 GB para o windows. Isso te possibilitará ter os 2 SO's na mesma máquina. Isso poderá te dar um pouco de trabalho, pois terá que reinstar o windows ou usar um particionador que refaça as partições (não gosto dessa opção).
Instale o windows primeiro.
Instale o Debian(ou outra distro) na partição com 10 GB. Escolha a instalação Desktop.
Provavelmente, tudo será reconhecido e funcionará bem. E se precisar de alguma ajuda, poste aqui.
Com relação a ajuda, acho as comunidades de Linux muito boas, nós sempre nos ajudamos.
Dica: Enquanto estiver usando linux, esqueça do windows, não compare pois não há como. O fato de algo ser fácil no windows não significa, necessáriamente, que realmente é, signifíca que você está mais acostumado.