meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 30/03/2011 - 01:34h
Fiz a instalação dos dois aplicativos da Receita ainda hoje.
Não tem segredo.
Primeiro foi instalado o programa de preparação da Declaração, ( IRPF2011v1.0.deb ) que é um .deb, o que é feito usando no terminal o comando:
# dpkg -i IRPF2011v1.0.deb
Este comando deve ser dado, de dentro do diretório onde esta o arquivo do aplicativo da receita, cuja extensão é .deb
Em muitas distros, por padrão os aplicativos baixados, vão para um diretório cujo nome é Downloads e fica dentro do diretório /home.
Neste mesmo diretório /home/Downloads, deve também haver sido baixado o outro aplicativo que será usado para a conexão e transmissão das declarações, que é o ReceitaNet.
Este aplicativo não vem em formato Debian (.deb) mas sim como binário.
Mesmo vindo como binário, não vem com permissão de execução.
Isto pode ser feito tanto usando o comando chmod como sugerido no post acima como pode ser feito em modo gráfico, usando algum gerenciador de arquivos, tendo se logado como administrador e alterando as propriedades do mesmo.
Para isto existem várias alternativas como por exemplo, abrir um terminal e usar algum dos comandos como sudo konqueror ou kdesu konqueror ou gksu konqeror, onde konqueror é o nome do gerenciador de arquivos que poderia também ser dolphin, thunar, nautilus, etc. Os comandos sudo, kdesu ou gksu servem para chamar a condição de usuário com poderes de administrador ou como diz o Teixeira com poderes de RUTE.
A outra alternativa será abrir o terminal e logar como super-usuário ou RUTE usando o comando $ su. Sua senha de root vai ser pedida. Após usar a senha correta, o prompt muda de $ (para usuário comum e sem poderes) para # (com poderes de RUTE).
Voltando ao exemplo, usando kdesu, gksu, vai abrir também uma janela pedindo a senha de administrador. Colocada a senha o gerenciador de arquivos será aberto com plenos poderes de administrador.
Bastará então ir até o diretório onde está localizado o programa baixado ReceitaNet.... .bin, clicar com o botão direito sobre ele e marcar o quadradinho com a alternativa que diz É executável.
Feito isto, bastará clicar sobre o mesmo com o botão esquerdo do mouse para que este execute ou se você preferir, usar o terminal e digitar:
# ./ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin
Ele ainda vai abrir uma janela com a configuração padrão de localização onde você poderá alterar a seu gosto para algo como /home/nome de usuário.