Gabrielz
(usa Arch Linux)
Enviado em 08/11/2015 - 10:14h
Linux Mint X Ubuntu
Que comece a batalha!
Briga pelo desempenho
E o vencedor é: Linux Mint. Projetado para ter um certo desempenho a mais que o Ubuntu, o Linux Mint acaba agradando um público que exige facilidade e desempenho. E embora conte com um ambiente gráfico padrão pesado, o Cinnamon, este é mais leve que o Unity.
Programas e repositórios
E o vencedor é: Linux Mint. O Linux hortelã herdou os repositórios vindos do Ubuntu, que por sua vez viam do Debian. Além de ter herdado os repositórios da Canonical, a turma do Mint acrescentou diversos aplicativos ao negócio. A distribuição verde, além de possuir mais de 96% dos aplicativos que vêm no Ubuntu, trouxe aplicativos que você instalava posteriormente no *buntu, como o ubuntu-restricted-extras (codecs, java, flash, fontes True type), programa editor de imagens GIMP e muitos outros.
Usabilidade
E o vencedor é: Linux Mint. Com sua interface gráfica Cinnamon, usuários Windows se sentirão familiarizados, em detrimento do uso do Unity, que implica o uso de um ambiente mobile num desktop, trazendo certo desconforto aos usuários. E o que isso quer dizer? Alguns vão retornar ao usuário do sistema de Bill Gates.
Comunidade e sites
Sem palavras, a comunidade Linux Mint é mil vezes superior à do *buntu. Com usuários que estão lá até o fim só para lhe ajudar, os sites não confundem o utilizador Mint e são belos de se ver. Cês sabem que o Ubuntu Brasil (site oficial, sim!) anda distribuindo uma versão obsoleta do sistema? O Ubuntu 14.10!
Amigo, sinceramente,
USE LINUX MINT! Ubuntu está com os dias contados. Se quisermos que a Canonical aprimore o Ubuntu, temos de migrar para o Mint.