px
(usa Debian)
Enviado em 30/10/2014 - 18:56h
Teixeira escreveu:
Acho um total absurdo que uma motherboard que segue a arquitetura chamada "IBM PC" esteja atrelada ao uso de um determinado sistema operacional, qualquer que seja, quando deveria seguir o padrão adotado com vista ao hardware e não a um software proprietário.
Nas especificações da Gigabyte, sob a rubrica "sistema operacional" consta apenas a família Windows mais recente (mas nem tão recente assim), o que me leva a crer que esse contexto está distorcido, ou seja, que a placa é RECOMENDADA para Windows, mas que funcione também com Linux ou BSD.
Tenho visto muita coisa por aí que não deveria funcionar no Linux, mas que no frigir dos ovos acaba funcionando, e bem.
Eu compilei o driver de rede com a ajuda de uma dica aqui do vol mesmo, e tenho que subir a internet e dar um ifconfig eth1 up adicionar a rota para o roteador... e outras coisas (já fiz um script para isto que roda no init xD) agora só falta rodar o maldito do som da via...
O IOMMU "desbugou" as portas usb 2.0 no linux, apesar de dar alguns errinhos no startup do sistema, no mais ta tudo tranquilo... Minha prioridade era manter o dualboot sem formatar nada, deu dor de cabeça mas deu mais ou menos certo, abraço ai.