eduardomr
(usa openSUSE)
Enviado em 13/02/2018 - 18:55h
Bem, eu uso Fedora há bastante tempo e discordo de algumas opiniões expressadas neste tópico.
1) Fedora não é base de testes da Red Hat. Na verdade, o projeto Fedora é patrocinado pela Red Hat, mas é um projeto com objetivos e necessidades distintos do RHEL. Um dos objetivos do Fedora é o "First", ou seja, a distro está comprometida com a inovação do software livre como um todo. E devido ao seu ciclo de atualizações do sistema, que é muito ativo, muitos usuários confundem isso com uma distro instável. O que não é verdade. O Fedora é uma das distros com pacotes mais atuais e ainda assim é bastante sólida. É importante citar que não somente o RHEL se aproveita das inovações trazidas pelo Fedora.
2) Eu acho o uso do DNF extremamente simples e intuitivo.
Instalar pacotes no Fedora: $ dnf install nome_do_pacote
Atualizações do sistema: $ dnf upgrade
Pesquisa de pacotes: $dnf search parâmetro
Onde está a confusão?
3) O Fedora não fornece uma experiência com o Plasma do mesmo nível do KDE Neon, ou do Arch, mas certamente está entre as distros com melhor experiência com o Plasma. Use Kubuntu e depois o Fedora/Plasma para ter uma noção do que estou falando. Apenas lembrando que o KDE Neon é uma distro vitrine para o Plasma, logo o mínimo que se espera é fornecer uma experiência com algo a mais.
4) Noves fora a preferência por temas, o Gnome do Fedora é o melhor na minha opinião, pois o Fedora praticamente usa o Vanilla. A estabilidade desse ambiente no Fedora é excelente.
Essas são minhas opiniões. Eu encorajo a você a instalar o Fedora e procurar usar com tudo que você precisa para atender suas necessidades diárias. O máximo que esse tópico consegue é ajudá-la a estar atenta para alguns aspectos dessa distro, mas avalie cada uma por conta própria.