
henryff
(usa Nenhuma)
Enviado em 31/07/2025 - 07:56h
PinhoTech escreveu:
Boa noite!
O seu maior problema, na minha visão, é a quantidade de RAM e como não dá para aumentar conforme você mesmo citou então o principal gargalo está aí. Como já comentado por outro colega, ao abrir os programas o sistema passa a ficar pesado. O Linux tem grandes capacidades mas com limites como qualquer coisa na vida. Se seu uso for esporádico ou apenas para colocar aquele computador velhinho para funcionar, o melhor é testar cada ambiente gráfico. Caso não tenha prática, baixe as imagens dos sistemas já com os ambientes já citados, instale e faça bons testes como abrir vídeos mais pesados na web, multimídia e afins pois é o que dá para fazer nesse seu PC.
Já para quem quer entrar no Linux, o ideal é começar por algo não tão diferente e assim o Linux Mint é uma boa porta de entrada. Ainda bem que existem inúmeras opções hoje em dia e não como antes que era "assim e pronto". E ainda assim eu acostumei e não sinto falta do outro sistema famoso.
Boa sorte.
Olá, Pinho. Como vai?
Muito obrigado por apresentar seu ponto de vista. A ideia é, realmente, fazer um uso "básico do básico" e ver como me saio. Como não sou da área da tecnologia da informação ou programador, quanto mais simples, melhor essa transição será pra mim. E gostaria que fosse uma mudança definitiva.
Li algumas coisas que pude sobre o Linux Mint e observei os ambientes XFCE, MATE e Cinnamon, por que foi o mais recomendado aqui. Mas estou levando as outras sugestões em consideração e pretendo testá-las quando possível.
_______________________________________________________________________
"Todos os homens podem ser criminosos, se tentados; todos os homens podem ser heróis, se inspirados."