leandro
(usa Arch Linux)
Enviado em 12/01/2012 - 13:17h
Gedimar escreveu:
Leandro, realmente a imagem mínima do Ubuntu é enxuta demais. Porém, instalar o necessário para fazê-lo funcionar satisfatoriamente é muito simples. Pois o ubuntu possui os famosos meta-pacotes.
Se eu instalar o lubuntu-desktop nessa imagem ISO, ele fará todo o trabalho por mim. E no final terei um desktop rodando perfeitamente, com tudo o que um usuário precisa.
Além disso, o ubuntu mínimal possui várias modalidades de instalação. Desde a avançada até uma que é relativamente simples. Nesse segundo caso, durante a própria instalação, ele baixa uma porrada de pacotes.
Exatamente, só que fiz pelo lado difícil.
Eu consegui, com sucesso, instalar o Debian pela instalação mínima, e ir instalando pacote por pacote (X, DE, Programas, um a um), com a opção --no-install-recommends, para instalar apenas o estritamente necessário.
Porém, tentei repetir o mesmo no Ubuntu. Logo no início tive problemas com o boot pelo pendrive com UNetbootin. Depois de finalmente conseguir instalar o sistema básico, pelo modo Instalação avançada, reinicei e comecei a instalar os pacotes básicos (o mesmo procedimento realizado no Debian).
Talvez o problema tenha sido a
preguiça de fazer tudo no modo texto. Certo ponto, eu reinicio e passo a instalar os pacotes básicos através do Debian via chroot.
Somado a isso, antes de instalar os pacotes mais
críticos (DE), eu fiz a besteira de alterar o sources.list, adicionando vários novos repositórios.
Não sei o que causou o problema, só sei que comecei a ter várias dependências desencontradas. Não instalava, nem atualizava mais nada.
Acabei desistindo e instalando o Lubuntu.
Deu o mesmo resultado, só que foi mais prático. rs.