stenioas
(usa Debian)
Enviado em 22/03/2017 - 02:06h
Boa noite galera do VOL! Vim aqui procurar ajuda para solucionar meu problema na escolha de uma distribuição linux ideal. Sei que isso é muito pessoal, mas opiniões podem ajudar bastante.
Já estou há um bom tempo castigando meu HD com formatações constantes testando distros de todos os tipos e até agora não consigo ficar satisfeito com os resultados. Procuro uma distribuição que atenda bem um usuário doméstico. Meu notebook é modesto(Celeron 1007u, 4GB de RAM). Testei vários sabores do Ubuntu(Unity, Mate e XFCE), LInux Mint(Cinnamon, Mate, KDE, XFCE), LMDE2 Mate, Debian 8(KDE, Gnome, XFCE, Mate), openSUSE Leap 42.2, Manjaro KDE e XFCE, Arch Linux, Fedora Gnome.
Tenho preferência por uma distribuição DEB e não tenho preocupação com pacotes desatualizados. Quero muito usar Debian, mas acho que não estou tendo competência para configurar o sistema da forma que desejo. Me identifico com o XFCE mas no Debian com XFCE tenho problemas com tearing que não consigo solucionar(acho que está relacionado ao compositor pois não tive com o Gnome), é como se o desempenho do meu hardware não estivesse sendo aproveitado, que apesar de ser modesto no windows funcionava sem problemas. Na verdade, em todas as distros que testei com XFCE tive esse problema de tearing. Das que testei, as que gostei foram Debian, Arch Linux, Manjaro e openSUSE. Também tive problemas de som no Debian XFCE.
Não me preocupo com pacotes recentes, até prefiro menos atualizações, o que me fez descartar parcialmente Arch e Manjaro. No openSUSE tive problemas para reproduzir vídeos no VLC mesmo com os codecs instalados, então desisti dele. No Debian Gnome foi onde tive menos trabalho e tudo funcionou tranquilo até onde usei, não tive nenhum travamento mesmo todo mundo falando que é pesado e tal, não achei nada demais, ficou flúido, o problema é que não consigo me adaptar ao estilo do Gnome 3, alguns softwares ficam com as barras de título diferentes dos outros softwares do sistema, meio tosco isso, eu gosto de uma certa padronização no sistema. Gosto de uma interface funcional e bonita, gosto de personalizar os temas das janelas e ícones, também gosto de efeitos como os do compiz... Eu queria mesmo era Debian XFCE com a fluidez do Gnome, sem tearing, aproveitando meu hardware ao máximo e deixando meu ambiente bonito com alguns efeitos. Mas como não consegui, vim pedir ajuda... Quem puder me ajudar com dicas e macetes para deixar o Debian da forma que quero fico grato desde já. Quem tiver sugestões de qualquer outra natureza baseada nas informações que passei também agradeço desde já!!