o que são esses de glib critical, source not found? É muito erro pra um sistema novo, não é?
essas distros aí são para avançados, heróis, eu só quero o básico mesmo. Meu irmão usa slackware e há alguns anos eu já tb, mas só com ajuda dele, quase como a sua comigo agora.
Pra mim ubuntu é o básico, conheço minhas limitações e necessidades.
E vou dar uma bronca nele, reclamada, puxada, porque não me ajudou até agora. Único problema que vejo no ubuntu é isso de atualizar. Pra você ter uma idéia do trauma, a que uso neste é a 10.04. E em outro computador também já tive problemas em atualização.
Estranho ter pedido senha via live. Geralmente está tudo com o sudo ativo, ou a senha é root dependendo do sistema é root. Mas vamos por partes.
Seu sistema está configurado para usar UEFI + GPT. Como sei disso?
Olhe a partição /dev/sda1 na imagem do Gparted. Lá está a "coluna" Label tem o nome ESP. Veja que o tamanho dela na coluna Size é de 500 mb. Lá indica que só foram usados 26.99mb (coluna USED). E na última coluna, que está escrito FLAG está "boot".
Isso meu caro amigo, indica que ele usa GPT + UEFI ;).
A saída do comando /gdisk /dev/sda mostra que o sistema está usando GPT. O lance sobre a MBR na saída desse comando, desconsidera, pois e meio que uma "proteção" que existe. Mas o mais importante é que os comandos deram certo ;).
Não comento sobre as partições /dev/sda 2 e 3, pois parecem ser um meio de "recovey" e/ou gordices do ubuntu que no final não ajudou muito :p ><.
A partição /dev/sda4 é onde está o sistema. E a /dev/sda5 é a swap (bem exagerada pro meu gosto, quase 16gb).
Bem, com essas informações, sugiro que você altere do modo Legacy para o modo UEFI. O sistema está instalado em modo UEFI, mas como o firmware UEFI foi desabilitado e no lugar foi habilitado o Legacy, já é um mistério pra mim. Você disse que nem mexeu lá, então, não sei.
Mas eu sugiro, que troque do modo Legacy, e mude o modo UEFI. Reinicie a máquina e veja se funciona.
Como usa UEFI + GPT, então, não usa o Grub legacy, mas sim, o Grub2. Nesse caso, o jeito de recuperar é totalmente diferente do que você tentou.
A ideia é reinstalar o grub de volta dentro da partição ESP. Não existe mais do Grub ser instalado em um setor da MBR. Ele fica dentro da partição ESP. e de lá ele é gerenciado pelo UEFI. Dentro do UEFI, tem os bootloaders, com o nome do sistema. Depois de ativar o modo UEFI, tente dentro do UEFI, achar a sessão dos bootloaders e dar boot pelo Ubuntu.
O link que passei acima, funcionou apenas no Debian, pois eu não testei no ubuntu. Mas o ubuntu é filho do Debian, pode funcionar ;).
Bem, você perguntou o que seria UEFI e etc.
Antes as máquinas vinham com o BIOS + o sistema de arquivos chamado MBR. Eles tinham mais de 30 anos (desde a época que computadores eram caros demais). Por serem das "antigas" eles tinham muitas limitações, que começaram a gerar empecilhos para quem desenvolvia hardwares e Sistemas. Foi então, que surgiu o projeto de código aberto UEFI. Ele veio substituir o BIOS que já precisava se aposentar. De quebra, o UEFI consegue trabalhar de maneira muito, mas muito mais inteligente que o BIOS, ser mais flexível e gerenciar muito melhor discos em GPT. O GPT consegue trabalhar com discos de 2 tb ou mais, e podem ser usadas mais de 128 partições primárias. Para se ter uma ideia, o MBR só conseguia usar 4, e o resto tinha que ser dentro de uma partição chamada estendida. Se desse problemas nessa partição estendida, todas as outras partições que estavam dentro dela, iriam pro brejo automaticamente.
Sobre as mensagens que apareceram no terminal sobre o Gparted, bem, é normal isso. É que você "forçou" o terminal a chamar o executável do Gparted + a parte gráfica dele, e como o terminal não roda nada gráfico, dá essas mensagens. Mas você pode ver que o gparted surgiu ;).
T+
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Noob:"[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo." zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";