Jogo de labirinto feito em shell script

Publicado por Fernando (última atualização em 05/06/2013)

[ Hits: 11.065 ]

Homepage: https://github.com/phoemur/

Download labirin.sh




Este jogo possui fases aleatórias e seleção do nível de dificuldade.

Foi baseado no gerador aleatório de labirintos de Joe Wingbermuehle localizado em: https://raw.github.com/joewing/maze/master/maze.sh
Acrescentei o conceito de movimento e colisões para criar o jogo.

Naturalmente uma linguagem compilada deve ser mais eficiente para este tipo de uso, porém esse joguinho serve para mostrar o poder nem sempre reconhecido do shell script.

  



Esconder código-fonte

#!/bin/bash
#
#
# Bash Labirinto versão 1.0
# Este jogo foi baseado no gerador aleatório de labirintos de
# Joe Wingbermuehle localizado em  https://raw.github.com/joewing/maze/master/maze.sh
# Acrescentei o conceito de movimento e colisões para criar o jogo.
# Naturalmente uma linguagem compilada deve ser mais eficiente para este tipo de uso,
# porém esse joguinho serve para mostrar o poder nem sempre reconhecido do shellscript.
# 
#
# Referências e códigos utilizados: 
# https://raw.github.com/joewing/maze/master/maze.sh
# http://lendscripts.blogspot.com.br/2012/10/licao-3-programacao-de-jogos-em.html
#
# Escrito por Fernando Bolonhezi Giannasi - junho/2013


# Validar versão do Bash
if [ $(echo $BASH_VERSION | awk -F"." '{ if ( ($1 >= 4) ) {print "0"} else {print "1"}}') -ne "0" ]; then
  echo "Este jogo só funciona com Bash 4.0 ou posterior"
  echo "Sua versão é $BASH_VERSION"
  exit 1
fi

# Menu inicial
setterm -cursor off

while true; do
clear
echo -e '{FONTE}33[01;33m'
cat << EOF
   Labirinto Bash versão 1.0
*******************************************
Ajude a bolota vermelha a encontrar a saída
*******************************************
Comandos:
   a -> move a esquerda
   s -> move abaixo
   d -> move a direita
   w -> move acima
   q -> sai do jogo (a qualquer momento)
*******************************************
EOF
tput sgr0
echo -e '{FONTE}33[01;31m'
cat << EOF
Selecione a dificuldade desejada:
   1-) Fácil
   2-) Médio
   3-) Difícil
   q-) Sair do Jogo
EOF
tput sgr0
read -n1 -s DIFICULDADE

case "$DIFICULDADE" in
"1")
  MAZE_WIDTH="39"
  MAZE_HEIGHT="21"
  break
  ;;
"2")
  MAZE_WIDTH="49"
  MAZE_HEIGHT="31"
  break
  ;;
"3")
  MAZE_WIDTH="59"
  MAZE_HEIGHT="41"
  break
  ;;
"q")
  exit 0
  ;;
esac
done

# Gerador de labirintos:

# Initialize the maze array.
function init_maze {
   for ((y=0; y<MAZE_HEIGHT; y++)) ; do
      for ((x=1; x<$((MAZE_WIDTH-1)); x++)) ; do
         maze[$((y * MAZE_WIDTH + x))]=0
      done
      maze[$((y * MAZE_WIDTH + 0))]=1
      maze[$((y * MAZE_WIDTH + (MAZE_WIDTH - 1)))]=1
   done
   for ((x=0; x<MAZE_WIDTH; x++)) ; do
      maze[$x]=1
      maze[$(((MAZE_HEIGHT - 1) * MAZE_WIDTH + x))]=1
   done
}

# Display the maze array.
function print_maze {
   for ((y=0; y<MAZE_HEIGHT; y++)) ; do
      for ((x = 0; x < MAZE_WIDTH; x++ )) ; do
         if [[ maze[$((y * MAZE_WIDTH + x))] -eq 0 ]] ; then
            echo -n "[]"
         else
            echo -n "  "
         fi
      done
      echo
   done
}

# Carve the maze starting at the specified offset.
function carve_maze {
   local index=$1
   local dir=$RANDOM
   local i=0
   maze[$index]=1
   while [ $i -le 4 ] ; do
      local offset=0
      case $((dir % 4)) in
         0) offset=1 ;;
         1) offset=-1 ;;
         2) offset=$MAZE_WIDTH ;;
         3) offset=$((-$MAZE_WIDTH)) ;;
      esac
      local index2=$((index + offset))
      if [[ maze[$index2] -eq 0 ]] ; then
         local nindex=$((index2 + offset))
         if [[ maze[$nindex] -eq 0 ]] ; then
            maze[$index2]=1
            carve_maze $nindex
            i=0
            dir=$RANDOM
            index=$nindex
         fi
      fi
      i=$((i + 1))
      dir=$((dir + 1))
   done
}

# Gera um labirinto:
TMP="/tmp"
if [ ! -d "$TMP" ]; then
  mkdir "$TMP"
fi
init_maze
carve_maze $((2 * MAZE_WIDTH + 2))
maze[$((MAZE_WIDTH + 2))]=1
maze[$(((MAZE_HEIGHT - 2) * MAZE_WIDTH + MAZE_WIDTH - 3))]=1
print_maze > $TMP/maze.txt
sed -i '1d' $TMP/maze.txt
sed -i 's/^  //g' $TMP/maze.txt

# Inicializando variáveis
INPUT="0" # Entrada de dados
m="0" # Movimento 1 
n="1" # Movimento 2
C="0" # Teste de colisões
x="3" # Coordenada x
y="0" # Coordenada y
counter="1" #Conta movimentos
GANHA="$(echo $MAZE_HEIGHT - 3 | bc)" # Detecta local da saída

#Funções para imprimir labirinto e a bola
function cat_maze() {
  echo -ne '{FONTE}33[01;32m'
  cat $TMP/maze.txt
  tput sgr0
  echo "Coordenada X = $x"
  echo "Coordenada Y = $y"
  echo "Movimentos = $counter"
}

function cat_ball() {
  echo -ne '{FONTE}33[01;31m'O
  tput sgr0
}

# Posição inicial
clear
tput cup 0 0
cat_maze
tput cup $y $x
cat_ball

#Movimentação da bola:
while [ $INPUT != "q" ];do
  read  -n1 -s INPUT

  if [ $INPUT = a ];then
    let "m = x"
    let "n = y + 1"
    C=$(cat $TMP/maze.txt | sed -n "$n"p 2> /dev/null | cut -c"$m" 2> /dev/null) # Se C não estiver vazio então atingimos uma parede
    if [ -z $C ];then
      let "x = x - 1"
    else
      let counter--
    fi
  fi

  if [ $INPUT = d ];then
    let "m = x + 2"
    let "n = y + 1"
    C=$(cat $TMP/maze.txt | sed -n "$n"p 2> /dev/null | cut -c"$m" 2> /dev/null) # Se C não estiver vazio então atingimos uma parede
    if [ -z $C ];then
      let "x = x + 1"
    else
      let counter--
    fi
  fi

  if [ $INPUT = w ];then
    let "m = x + 1"
    let "n = y"
    C=$(cat $TMP/maze.txt | sed -n "$n"p 2> /dev/null | cut -c"$m" 2> /dev/null) # Se C não estiver vazio então atingimos uma parede
    if [ -z $C ];then
      let "y = y - 1"
    else
      let counter--
    fi
  fi

  if [ $INPUT = s ];then
    let "m = x + 1"
    let "n = y + 2"
    C=$(cat $TMP/maze.txt | sed -n "$n"p 2> /dev/null | cut -c"$m" 2> /dev/null) # Se C não estiver vazio então atingimos uma parede
    if [ -z $C ];then
      let "y = y + 1"
    else
      let counter--
    fi
  fi

  if [ "$y" -lt "0" ]; then y=0; let counter--; fi

# Checa se ganhou
  if [ "$y" -gt "$GANHA" ]; then
    tput cup $(echo $MAZE_HEIGHT + 3 | bc) 0
    echo -e '{FONTE}33[01;31m'
    echo GANHOU!!!!!
    echo "Score: $counter movimentos realizados"
    tput sgr0
    echo 
    setterm -cursor on
    exit 0
  fi

  clear
  cat_maze

# Imprime a bola na nova localização
  tput cup $y $x
  cat_ball
  let counter++
done
clear

# Fim do script

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Comentários
[1] Comentário enviado por wevertonmarx em 05/06/2013 - 14:07h

Pow, cara, muito bom! Parabééns!

[2] Comentário enviado por joseh goncalves em 07/06/2013 - 00:17h

Rapaz.... D+ esse programa!!!!!

[3] Comentário enviado por lcavalheiro em 10/06/2013 - 14:36h

Rapaz, muito show de bola!

[4] Comentário enviado por danniel-lara em 13/06/2013 - 10:41h

Parabéns , ficou show show show

[5] Comentário enviado por gieri em 03/02/2019 - 07:49h

Não funcionou aqui.
echo $BASH_VERSION = 4.3.11(1)-release


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