Integração numérica - Método da Quadratura Gaussiana
Publicado por Daniel Moreira dos Santos (última atualização em 02/09/2009)
[ Hits: 14.607 ]
Homepage: http://www.danielmoreira.wordpress.com
A regra da quadratura gaussiana é uma aproximação da integral de uma função, geralmente estabelecido como um somatório com pesos dos valores assumidos pela função em pontos específicos dentro do domínio de integração. (Descrição adaptada de Wikipédia)
Você pode encontrar facilmente uma tabela de pontos na internet para usar com este programa.
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> float eval_function(float x){ return (exp(-(x^2)/2)) } int main(void){ float a, b, sum=0, point, weight, h, jc; int n i; FILE *p; printf("Extremo esquerdo do intervalo: "); scanf("%f", &a); printf("Extremo direito do intervalo: "); scanf("%f", &b); printf("Numero de pontos (1<=n<=8): "); /* com apenas 8 pontos temos uma aproximação excelente da integral da função acima */ scanf("%d", &n); p=fopen("tabela.txt", "r"); if(!p){ printf("Erro!"); exit(1); } jc=(b-a)/2; h=(b+a)/2; for(i=0; i<n; i++){ fscanf(p, "%f\t%f", &point, &weight); sum=sum+ (weight*jc*eval_function(jc*point+h)); } system("pause"); return (0); }
Passando parâmetros com getopt
Manipulando argumentos com getopt_long
Como gerar um podcast a partir de um livro em PDF
Automatizando digitação de códigos 2FA no browser
Resolver problemas de Internet
Como compartilhar a tela do Ubuntu com uma Smart TV (LG, Samsung, etc.)
Músicas de Andrew Hulshult no DOOM (WAD)
Instalar o Apache, MySQL e PHP no Oracle Linux 8
Bloqueando telemetria no Deepin 23.1
Como converter imagens PNG/JPEG para SVG em linha de comando
Fez porcaria no teu repositório Git? Aprenda a restaurar uma versão anterior do seu código!
Rejeição de acesso ao servidor (1)
Java é uma linguagem de brinquedo? (7)
Alguém pode me explicar essa matemática? (2)