Como fazer um automato em Java
Publicado por Tiago Alves de Oliveira (última atualização em 29/09/2009)
[ Hits: 13.946 ]
Esse exemplo mostra como criar um automato em Java. O automato implementado é um reconhecedor de números romanos até 100. Comentem por favor.
/*Classe Principal*/ /* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */ /* * Principal.java * * Created on 25/09/2009, 18:31:13 */ package automato; import javax.swing.JOptionPane; /** * * @author tiago */ public class Principal extends javax.swing.JFrame { //Estados Aceitáveis int estadoaceitaveis[] ={2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15}; /** Creates new form Principal */ public Principal() { initComponents(); } /** This method is called from within the constructor to * initialize the form. * WARNING: Do NOT modify this code. The content of this method is * always regenerated by the Form Editor. */ @SuppressWarnings("unchecked") // <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">//GEN-BEGIN:initComponents private void initComponents() { jLabel1 = new javax.swing.JLabel(); jTextField1 = new javax.swing.JTextField(); jButton1 = new javax.swing.JButton(); setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.EXIT_ON_CLOSE); jLabel1.setText("Palavra Teste:"); jTextField1.setToolTipText("Entre com a sequência a ser testada"); jButton1.setText("Verifica"); jButton1.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() { public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { jButton1ActionPerformed(evt); } }); javax.swing.GroupLayout layout = new javax.swing.GroupLayout(getContentPane()); getContentPane().setLayout(layout); layout.setHorizontalGroup( layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addContainerGap() .addComponent(jLabel1) .addGap(18, 18, 18) .addComponent(jTextField1, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 129, Short.MAX_VALUE)) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addGap(87, 87, 87) .addComponent(jButton1))) .addContainerGap()) ); layout.setVerticalGroup( layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addGap(28, 28, 28) .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.BASELINE) .addComponent(jLabel1) .addComponent(jTextField1, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)) .addGap(18, 18, 18) .addComponent(jButton1) .addContainerGap(20, Short.MAX_VALUE)) ); pack(); }// </editor-fold>//GEN-END:initComponents private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {//GEN-FIRST:event_jButton1ActionPerformed // TODO add your handling code here: Automato aut = new Automato(jTextField1.getText());//instanciando os objetos aut.calcula();//calculando int finalizado = aut.getEstado();//pegando o estado final do automato boolean teste=false;//testando o estado final for (int aux=0;aux <estadoaceitaveis.length;aux++){ if(finalizado==estadoaceitaveis[aux]){ teste = true;//Se estado eh igual ao final teste recebe true } } if (teste){//SE o teste é válido JOptionPane.showMessageDialog(null, "Palavra Válida"); }else JOptionPane.showMessageDialog(null, "Palavra Inválida"); }//GEN-LAST:event_jButton1ActionPerformed /** * @param args the command line arguments */ public static void main(String args[]) { java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() { public void run() { new Principal().setVisible(true); } }); } // Variables declaration - do not modify//GEN-BEGIN:variables private javax.swing.JButton jButton1; private javax.swing.JLabel jLabel1; private javax.swing.JTextField jTextField1; // End of variables declaration//GEN-END:variables } /* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */ package automato; /*Classe Automato*/ /** * * @author tiago */ public class Automato { String palavra; static int estado; char letra; char[] alfabeto = {'I', 'V', 'X', 'L', 'C'}; public Automato(String palavra) { this.palavra = palavra; } public void calcula() { boolean estaAlfabeto = true; estado = 1;//estado Inicial for (int i = 0; i < palavra.length(); i++) {//Andando na palavra letra = palavra.charAt(i);//letra recebendo um caracter da palavra estaAlfabeto = false; for (int aux = 0; aux < alfabeto.length; aux++) { if (letra == alfabeto[aux])//verificando se ta no alfabeto { estaAlfabeto = true; } } if (estaAlfabeto) {//se esta no alfabeto switch (estado) {//pegando os estados case 1: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 8; } else if (letra == 'L') { estado = 11; } else if (letra == 'C') { estado = 13; } else { estado = 0; } break; } case 2: { if (letra == 'I') { estado = 3; } else if (letra == 'V') { estado = 6; } else if (letra == 'X') { estado = 14; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 3: { if (letra == 'I') { estado = 4; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 4: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 5: { if (letra == 'I') { estado = 7; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 6: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 7: { if (letra == 'I') { estado = 3; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 8: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 9; } else if (letra == 'L') { estado = 12; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 9: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 10; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 10: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 11: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 8; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 12: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 13: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 14: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 15: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } default: { estado = 0; break; } } } else { estado = 0; //estado de erro } } } //Metodos Getters e Setters public char[] getAlfabeto() { return alfabeto; } public void setAlfabeto(char[] alfabeto) { this.alfabeto = alfabeto; } public int getEstado() { return estado; } public void setEstado(int estado) { this.estado = estado; } public char getLetra() { return letra; } public void setLetra(char letra) { this.letra = letra; } public String getPalavra() { return palavra; } public void setPalavra(String palavra) { this.palavra = palavra; } }
Funções matemáticas no plano cartesiano
primeiros exemplos usando metodos
Nenhum comentário foi encontrado.
Deixando o Gnome bonitão em qualquer distribuição
Como ativar o módulo de cancelamento de ruído no Pipewire
Como escolher o melhor escalonador de CPU para melhorar o desempenho da máquina
Curiosidade sobre DOOM Guy e Isabelle de Animal Crossing
Inicializando servidor Ubuntu na AWS e rodando apache em Container
Papagaiando (enfeitando) o KDE com efeitos do KWiN Burn My Windows
Como centralizar o widget Gerenciador de Tarefas Apenas Com Ícones do Painel do KDE
Checar seu IP externo no terminal
Rede cabeada limitando a 100Mbps (7)
LocalSend, uma alternativa ao Warpinator? (3)
GRUB do Debian 12 não detecta segundo Linux instalado em partição BTRF... (32)
Performance na OpenGL melhor no Windows do que Linux, mas Vulkan rodan... (5)