Este script é um exemplo simples de aritmética de ponteiros.
Tem a finalidade de mostrar o "caminho das pedras" sobre este assunto, mostra alguns exemplos do uso básico.
Também tem um exemplo do principal cuidado a ser tomado quando utilizar aritmética de ponteiros que se não for controlada pode "detonar" com outras partes da memória.
#include "stdio.h"
typedef struct estrutura {
int tipo;
char valor[10];
} estrut;
char * charToHex(char carac);
int main(int argc, char * argv[])
{
// Vamos criar um ponteiro para um caractere alocando 10 bytes
char * string = (char *) malloc(sizeof(char) * 10);
// Agora vamos gravar 10 bytes
strcpy(string, "ABCDEFGHIJ");
// Aqui vamos criar um outro ponteiro, que irá apontar para o mesmo
// endereço inicial
char * pontAritString = string;
// E vamos fazer um loop de 10 vezes (para imprimir os 10 caracteres)
for (int i = 0; i < 10; i++) {
printf("%c", *pontAritString);
// Aqui estaremos aplicando a aritmética de ponteiro, onde estaremos
// somando 1 do tipo do ponteiro, ou seja avançando 1 byte (pois é um ponteiro para
// caracteres)
pontAritString++;
}
// Depois que avançamos 10 posições o valor daquele endereço será um byte 0 (ou nulo)
if (*pontAritString == '{FONTE}') {
printf("\n%s\n", "NULO");
}
// CUIDADO: Se a aritmética for aplicada de maneira errada, iremos enxergar a próxima posição
// da memória que poderá ser parte de outro programa inclusive. Se você começar a mudar os valores
// é aqui que os problemas começam
pontAritString++;
// Vamos imprimir o valor inteiro do caractere para não detonar com o terminal
printf("%d", (int) *pontAritString);
// Outro exemplo legal é que a aritmética é aplicada na estrutura
// Veja o exemplo, armazenando 10 estruturas
estrut * testeEstrut = (estrut *) malloc(sizeof(estrut) * 10);
// Vamos criar uma outra variavel ponteiro para o inicio da estrutura
estrut * pontTesteEstrut = testeEstrut;
// Vamos preencher 10 valores
for (int i = 0; i < 10; i++) {
pontTesteEstrut->tipo = i;
char tmp[10];
sprintf(tmp, "String: %d", i);
strcpy(pontTesteEstrut->valor, tmp);
pontTesteEstrut++;
}
// E agora vamos imprimir os valores preenchidos
// Lembrando que temos de apontar novamente para o endereço inicial
pontTesteEstrut = testeEstrut;
for (int i = 0; i < 10; i++) {
printf("\nTipo: %d - Valor: %s", pontTesteEstrut->tipo, pontTesteEstrut->valor);
pontTesteEstrut++;
}
// Outra coisa interessante é que podemos aplicar a aritmética ou cast do tipo de dados
// a partir de outros dados (afinal tudo são bytes)
// Veja o exemplo:
signed int * pontInteiro = (signed int *) malloc(sizeof(signed int));
// Vamos armazenar o número 158255
*pontInteiro = 158255;
// Agora vamos fazer a aritmética utilizando uma estrutura de char (1 byte)
// Serão impressos os bytes do número 158255 que são: 02 6A 2F, na forma
// de armazenamento de inteiro será impresso 2F 6A 02, ou seja, os bytes
// de armazenamento do número 158255
char * pontCharInteiro = (char *) pontInteiro;
printf("\nSerão impressos os bytes do número:\n");
while (*pontCharInteiro != '{FONTE}') {
printf("%s\n", charToHex(*pontCharInteiro));
// aqui avançamos 1 byte
pontCharInteiro++;
}
return 0;
}
char * charToHex(char carac) {
// Tosco, poderia ser muitoooo melhor
char * ret = new char[2];
char hexa[16];
hexa[0] = '0';
hexa[1] = '1';
hexa[2] = '2';
hexa[3] = '3';
hexa[4] = '4';
hexa[5] = '5';
hexa[6] = '6';
hexa[7] = '7';
hexa[8] = '8';
hexa[9] = '9';
hexa[10] = 'A';
hexa[11] = 'B';
hexa[12] = 'C';
hexa[13] = 'D';
hexa[14] = 'E';
hexa[15] = 'F';
int comp = 0;
int val1;
int val2;
for (int x = 0; x < 16; x++) {
val1 = x;
for (int y = 0; y < 16; y++) {
val2 = y;
if ((char) comp == carac) {
ret[0] = hexa[val1];
ret[1] = hexa[val2];
ret[2] = '{FONTE}';
y = 16;
x = 16;
break;
}
comp ++;
}
}
return ret;
}
[4] Comentário enviado por stremer em 06/05/2008 - 15:19h
Este código windows não era para estar aqui, mas o VOL publicou, e vou mandar outra mensagem para retira-los e deixar somente a versão linux.
Segue abaixo o código corrigido (linux). Como não consigo alterar o código do vol estarei mandando um e-mail solicitando a correção do script. Tentei eliminar o problema do char 0 criando um int 0 para comparar com o null (ou barra zero) que é bloqueado pelo VOL. Acrescentei os includes que o amigo sugeriu mesmo o meu gcc não precisando delas (descobri que era umas globais da minha instalação linux e nem me toquei na hora que escrevi o código), então acrescentei.
// Aqui vamos criar um outro ponteiro, que irá apontar para o mesmo
// endereço inicial
char * pontAritString = string;
// E vamos fazer um loop de 10 vezes (para imprimir os 10 caracteres)
int i = 0;
for (i = 0; i < 10; i++) {
printf("%c", *pontAritString);
// Aqui estaremos aplicando a aritmética de ponteiro, onde estaremos
// somando 1 do tipo do ponteiro, ou seja avançando 1 byte (pois é um ponteiro para
// caracteres)
pontAritString++;
}
// Depois que avançamos 10 posições o valor daquele endereço será um byte 0 (ou nulo)
if (*pontAritString == CONST_ZERO) {
printf("\n%s\n", "NULO");
}
// CUIDADO: Se a aritmética for aplicada de maneira errada, iremos enxergar a próxima posição
// da memória que poderá ser parte de outro programa inclusive. Se você começar a mudar os valores
// é aqui que os problemas começam
pontAritString++;
// Vamos imprimir o valor inteiro do caractere para não detonar com o terminal
printf("%d", (int) *pontAritString);
// Outro exemplo legal é que a aritmética é aplicada na estrutura
// Veja o exemplo, armazenando 10 estruturas
estrut * testeEstrut = (estrut *) malloc(sizeof(estrut) * 10);
// Vamos criar uma outra variavel ponteiro para o inicio da estrutura
estrut * pontTesteEstrut = testeEstrut;
// Vamos preencher 10 valores
for (i = 0; i < 10; i++) {
pontTesteEstrut->tipo = i;
char tmp[10];
sprintf(tmp, "String: %d", i);
strcpy(pontTesteEstrut->valor, tmp);
pontTesteEstrut++;
}
// E agora vamos imprimir os valores preenchidos
// Lembrando que temos de apontar novamente para o endereço inicial
pontTesteEstrut = testeEstrut;
for (i = 0; i < 10; i++) {
printf("\nTipo: %d - Valor: %s", pontTesteEstrut->tipo, pontTesteEstrut->valor);
pontTesteEstrut++;
}
// Outra coisa interessante é que podemos aplicar a aritmética ou cast do tipo de dados
// a partir de outros dados (afinal tudo são bytes)
// Veja o exemplo:
signed int * pontInteiro = (signed int *) malloc(sizeof(signed int));
// Vamos armazenar o número 158255
*pontInteiro = 158255;
// Agora vamos fazer a aritmética utilizando uma estrutura de char (1 byte)
// Serão impressos os bytes do número 158255 que são: 02 6A 2F, na forma
// de armazenamento de inteiro será impresso 2F 6A 02, ou seja, os bytes
// de armazenamento do número 158255
char * pontCharInteiro = (char *) pontInteiro;
printf("\nSerao impressos os bytes do numero:\n");
for (i = 0; i < sizeof(signed int); i++) {
printf("%s\n", charToHex(*pontCharInteiro));
// aqui avançamos 1 byte
pontCharInteiro++;
}
return 0;
}
char * charToHex(char carac) {
// Tosco, poderia ser muitoooo melhor
char * ret = (char *) malloc(sizeof(char) * 3);
char hexa[16];
hexa[0] = '0';
hexa[1] = '1';
hexa[2] = '2';
hexa[3] = '3';
hexa[4] = '4';
hexa[5] = '5';
hexa[6] = '6';
hexa[7] = '7';
hexa[8] = '8';
hexa[9] = '9';
hexa[10] = 'A';
hexa[11] = 'B';
hexa[12] = 'C';
hexa[13] = 'D';
hexa[14] = 'E';
hexa[15] = 'F';
int comp = 0;
int val1;
int val2;
int x = 0;
int y = 0;
for (x = 0; x < 16; x++) {
val1 = x;
for (y = 0; y < 16; y++) {
val2 = y;
if ((char) comp == carac) {
ret[0] = hexa[val1];
ret[1] = hexa[val2];
ret[2] = CONST_ZERO;
y = 16;
x = 16;
break;
}
comp ++;
}
}
return ret;
}