Desenhando Nuvens ou o Fractal de Plasma
Publicado por Rafael 19/11/2008
[ Hits: 7.512 ]
Homepage: nenhum
O fractal de plasma, ou fractal da nuvem, ou ainda o algoritmo para deslocamento do ponto do meio, é um algoritmo que pode ser usado tanto para gerar nuvens como terrenos aleatórios.
Para mais:
http://www.gameprogrammer.com/fractal.html#cloudyskies
http://www.ic.sunysb.edu/Stu/jseyster/plasma/
/*
* Copyright (C) 2008, 2008 Rafael Siqueira Telles Vieira
*
* This program is free software; you can redistribute it and/or modify
* it under the terms of the GNU General Public License as published by
* the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or
* (at your option) any later version.
*
* This program is distributed in the hope that it will be useful,
* but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
* MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.
* See the GNU General Public License for more details.
*
* License: http://www.lia.ufc.br/~rafaelstv/licenca_GPL_pt.txt
*
* You should have received a copy of the GNU General Public License
* along with this program; if not, write to the Free Software Foundation,
* Inc., 51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA 02110-1301, USA
*
*/
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
#include <time.h>
#include <GL/glut.h>
// aspero: rugosidade > 1 suave: rugosidade < 1
#define RUGOSIDADE 0.75
// altura e comprimento maximo do seu quadrado inicial ou janela
#define ALTURA 500
#define COMPRIMENTO 500
float distancia(float A[2], float B[2])
{
return sqrt((A[0]-B[0])*(A[0]-B[0]) + (A[1]-B[1])*(A[1]-B[1]));
}
// Plasma
void divideEm4(float h1,float h2,float h3,float h4, float *A, float *B, float *C, float *D)
{
float E[2], F[2], G[2], H[2], I[2];
float H1, H2, H3, H4, H5 ;
// calcula novos pontos dos quadrados
E[0] = (float) (A[0]+B[0])/2.0f;
E[1] = (float) (A[1]+B[1])/2.0f;
F[0] = (float) (B[0]+C[0])/2.0f;
F[1] = (float) (B[1]+C[1])/2.0f;
G[0] = (float) (C[0]+D[0])/2.0f;
G[1] = (float) (C[1]+D[1])/2.0f;
H[0] = (float) (D[0]+A[0])/2.0f;
H[1] = (float) (D[1]+A[1])/2.0f;
I[0] = (float) (A[0]+B[0]+C[0]+D[0])/4.0f;
I[1] = (float) (A[1]+B[1]+C[1]+D[1])/4.0f;
// calcula novas "alturas"
H1 = (h1+h2)/2.0f;
H2 = (h2+h3)/2.0f;
H3 = (h3+h4)/2.0f;
H4 = (h4+h1)/2.0f;
if (distancia(A,B) > 1.0f)
{
H5 = (h1+h2+h3+h4)/4.0f;
float cp;
// deslocamento da altura central sugerido pela wikipedia
cp = (distancia(A,B)/COMPRIMENTO)*RUGOSIDADE;
float k;
k = random()%100;
k /= 100.0f;
// subtrai ou soma aleatoriamente
if (k > 0.5f)
cp*= -1.0f;
// desloca a altura do ponto do meio para cima ou para baixo
H5 += cp;
// evita alturas negativas ou acimas de um ponto maximo
if (H5 < 0.0f)
{
H5 = 0.0f;
}
else if (H5 > 1.0f)
{
H5 = 1.0f;
}
divideEm4(H1,h2,H2,H5,E,B,F,I);
divideEm4(H5,H2,h3,H3,I,F,C,G);
divideEm4(h1,H1,H5,H4,A,E,I,H);
divideEm4(H4,H5,H3,h4,H,I,G,D);
}
else
{
H5 = (h1+h2+h3+h4)/4.0f;
// pinta o ponto
glColor3f(H5,H5,H5);
glBegin(GL_POINTS);
glVertex2f(I[0],I[1]);
glEnd();
}
}
void exibe(void)
{
float A[2], B[2], C[2], D[2];
float H1, H2, H3, H4;
// inicia semente aleatoria
srand(time(NULL));
// define os pontos limites do quadrado de desenho
A[0]=0.0f;
A[1]=0.0f;
B[0]=0.0f;
B[1]=ALTURA;
C[0]=COMPRIMENTO;
C[1]=ALTURA;
D[0]=COMPRIMENTO;
D[1]=0.0f;
// sorteia valores aleatorios para as alturas iniciais
H1 = random()%100;
H1 /= 100;
H2 = random()%100;
H2 /= 100;
H3 = random()%100;
H3 /= 100;
H4 = random()%100;
H4 /= 100;
glClearColor(1.0f,1.0f,1.0f,1.0f);
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
gluOrtho2D(0,COMPRIMENTO,0,ALTURA);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glLoadIdentity();
divideEm4(H1, H2, H3, H4, A, B, C, D);
glFlush();
}
void teclado(unsigned char tecla, int x, int y)
{
glutPostRedisplay();
}
int main(int argc, char** argv)
{
glutInit(&argc,argv);
glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
glutInitWindowSize(COMPRIMENTO,ALTURA);
glutInitWindowPosition(20,20);
glutCreateWindow("Desenhando Nuvens");
glutDisplayFunc(exibe);
glutKeyboardFunc(teclado);
glutMainLoop();
return 0;
}
Controle de tráfego aéreo - filas dinâmicas
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
[Resolvido] VirtualBox can't enable the AMD-V extension
Como verificar a saúde dos discos no Linux
Como instalar , particionar, formatar e montar um HD adicional no Linux?
Como automatizar sua instalação do Ubuntu para desenvolvimento de software.
Fiz uma pergunta no fórum mas não consigo localizar (13)
Quais os códigos mais dificeis que vcs sabem fazer? (2)
Não consigo instalar distro antiga no virtualbox nem direto no hd (7)
Servidor Ubuntu 24.04 HD 500 não tenho espaço na \home\adminis... [RES... (8)
Dá para criar um bom jogo usando a linguagem de programação C? [RESOLV... (1)









