Esse assunto ao meu ver sempre vai estar na mente de todos, podem ser administradores de rede ou mesmo iniciantes no GNU/Linux. Quem nunca se fez a pergunta onde e melhor instalar um programa no Linux?
Para isso temos que entender como funciona a distribuição e seus diretórios, cada parte do sistema operacional, mas ai vem a pergunta para que saber isso, se eu uso os programas instalados no Sistema Operacional e não o Sistema operacional?
Pois bem! Acredito que tanto no mundo MS Windows, quanto no GNU/Linux e isso que vai fazer a diferença. Como aqui vou sugerir uma forma de particionamento de seu disco rígido, lembre-se que não é uma receita de bolo, mas sim um conjunto de boas praticas.
Então vamos lá!
Digamos que seu disco rígido tem a capacidade de armazenamento de 500 G, o particionamento vai ficar assim;
Sugestão de particionamento para desktop ou notebook.
A primeira partição a ser criada deve ser a partição SWAP, digamos que o disco rígido seja igual ao saudoso disco de vinil, que o braço de leitura inicia da parte externa para dentro, então caso haja necessidade do uso da SWAP, o ideal e que seu acesso seja o mais rápido.
O tamanho da SWAP, deve ser igual a capacidade de memoria RAM da sua maquina, digamos que sua maquina tem 4 G de RAM. Então a sua partição SWAP tem que ter 4G.
100 G para o diretórios raiz - / (onde fica o kernel a alma do sistema operacional). Alguns podem achar que é muito, mas ninguém sabe quando vamos parar de instalar ferramentas de estudo (Virtualização, sniffer, jogos, editores etc).
O restante do disco rígido para o seu /home (onde ficam as pastas do usuário, documentos, imagens etc). Assim caso necessite reinstalar o seu sistema operacional não vai perder nada, mas lembre-se, é sempre bom ter um backup. Afinal de contas quem tem um, tem nenhum!
Agora o particionamento do disco rígido para servidores e outra história, que será contada em próxima dica...
[3] Comentário enviado por Fabio_Farias em 31/08/2015 - 08:36h
Boa dica
Só sugiro que quando se referir a unidades de medida, neste caso unidades de armazenamento, o faça de maneira completa: HD de 500 GB, swap de 4GB, 100 GB para diretório raiz, etc. Da forma que foi colocada está incompleta.
[4] Comentário enviado por ghostman em 31/08/2015 - 09:20h
Olá Fábio Farias!
Concordo contigo, mas vamos lembrar que se trata de um conjunto de boas praticas, certo. Portanto se eu colocar valores exatos, estarei induzindo ao erro, afinal de contas se sua maquina tem mais de 4G de memoria RAM ou menos. Por esse motivo deixei bem claro que a SWAP tem que ser igual a quantidade de memoria RAM, que a partição / (raiz do sistema) deve ter pelo menos 100 G e outros pontos a serem pensados.
Mas muito obrigado, pelo comentário afinal de contas esse e um assunto que nunca vai se esgotar!
[5] Comentário enviado por Fabio_Farias em 31/08/2015 - 09:32h
Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Estou me referindo a escrever as unidades de medida da maneira correta. Não conheço um HD de 500 G e sim uma HD de 500 GB. Não conheço uma partição de 10 G e sim partição de 10 GB. Só o que pedi é para escrever as unidade corretamente. Da mesma forma você não diz que um carro corre a 100 K e sim a 100 Km/h. Ficou claro?
[6] Comentário enviado por ghostman em 31/08/2015 - 09:38h
Olá Fábio Farias!
Sim ficou claro, prometo que nós próximos artigos ou dicas vou prestar mais atenção a esses detalhes. Peço desculpas por não ter prestado atenção nas unidades de medida!
Obrigado!