Essa dica é apenas para eu falar um pouco sobre minha experiência usando a distribuição
Peppermint 5, que não é tão famosa. Peppermint 5 tem como base
Ubuntu Trusty.
Após usar Elementary OS Freya, por um tempo, senti falta de um sistema mais veloz e leve, mesmo que não fosse tão bonito. Tentei Xubuntu 14.04, mas não me agradou por muito tempo. Por algum motivo o Google Chrome estava lerdo como uma tartaruga manca, fora algumas mensagens aleatórias de bug report. Além disso eu senti vontade de algo ainda mais enxuto. Pensei: Lubuntu! Mas ao invés disso lembrei de uma distribuição menos conhecida que tem como base o Ubuntu e é muito leve: Peppermint.
Instalei e não me arrependi. Peppermint usa ambiente diferente: LXDE misturado com Xfce. Assim, o usuário tem a leveza do LXDE, mas também as vantagens de gerenciamento de janelas Xfce, como o "tilling". Coisa que não existe no LXDE padrão (com Openbox). A base do sistema é a versão LTS do Ubuntu, o que assegura maior estabilidade. Eu prefiro. Outro ponto interessante do Peppermint é que ele possui, por padrão, aplicativos no menu para serviços em nuvem. É possível, por exemplo, acessar o Google Docs ou Google Drive, Dropbox, e outros pelo menu de aplicativos.
Trata-se de uma distribuição com foco em Netbooks, mas ao contrário de outras como JoliOS, Peppermint fica no meio. Não é 100% nuvem. Apenas oferece aplicativos web, mas também funciona normalmente offline.
Peppermint tem um software chamado ICE que serve para o usuário criar mais aplicações web (com base em Chromium ou Google Chrome). Não tem Central de Programas do Ubuntu (e eu nunca senti falta disso), mas usa o gerenciador de pacotes do
Linux Mint e também é possível usar (claro) o Synaptic.
Meu notebook é Intel Core i3-370M, 4GB, vídeo compartilhado de 256MB. Não é bom para jogos, não tem um bom desempenho com ambientes pesados (principalmente se eu coloco um monitor 19" nele). Mas usando Peppermint 5, abre o LibreOffice Writer em menos de um segundo.
Eis o meu desktop atualmente:
Então, para quem gosta das facilidade do Ubuntu e quer uma distribuição leve e veloz, mesmo que não seja um primor em aparência, sugiro Peppermint.
Abraço.
Seu comentário serviu como uma luva pra mim
Estou praticamente no mesmo ponto que voce passou, utilizo xubuntu, e estou um pouco cansado dele e procurando alguma coisa mais rápida porém com visual intermediário pelo menos, estou testando a algum tempo o elementary os, achei incrível a interface, mas senti um pouco falta de desempenho, e agora estou testando várias outras distribuições, na minha lista tinha colocado o lxle e não o peppermint, agora com esse post com certeza vou testa-la por um tempo.
Obrigado