Existem muitos tipos de messengers. Cada um tem mais recursos que o outro. aMSN, Emesene, Kopete, Pidgin, Empathy, Mercury e outros. Esses aplicativos são quase tão utilizados quanto os browsers. O caro leitor deve saber que existem alguns sites que providenciam comunicação instantânea para diversos protocolos, substituindo, de certa forma, esses consagrados aplicativos.
Apesar de bastante conhecidos, sites como o meebo.com muitas vezes são encarados pelos usuários como última opção dentre os mensageiros instantâneos. Por quê? Creio que por dois motivos. Primeiro, devido ao costume de se usar um aplicativo especificamente para papear e, segundo, devido a falta de recursos dos webmessengers em comparação aos mensageiros convencionais.
Rotineiramente, porém, nem todas as pessoas utilizam webcams, por exemplo, ou outros recursos em conjunto com seu messenger. E nem todos os messengers possuem recurso de webcam, como o famoso Pidgin. De fato, se compararmos, veremos que o Pidgin não é melhor que o Meebo.
Ambos possuem suporte a múltiplos protocolos (MSN, Gtalk, ICQ...) e possuem configurações de personalização como cores e temas. O Meebo ainda tem a vantagem de não precisar ser instalado, funciona em qualquer sistema.
Claro que existem diferenças a favor do Pidgin, como acesso ao IRC, corretor ortográfico e outras coisas. Mas entenda que, no geral, podemos perceber que o Pidgin não tem nada de extraordinário para que o consideremos indispensável.
Abandonei o Pidgin, pois tudo o que eu faço com ele, posso fazer sem ele! É um aplicativo a menos para me preocupar e o Meebo, em termos de aparência, não deixa nada a desejar, como pode ver:
P.S.: É tendência que as tarefas rotineiras sejam executadas nos browsers. Como exemplo temos o Google Docs, que embora não substitua (ainda) um pacote office completo, quebra um galhão. Seu problema é que exige conexão com a internet. Já no caso do Meebo, óbvio que isso não é uma desvantagem.
[2] Comentário enviado por hellnux em 13/08/2009 - 09:22h
Já usei muito o Pidgin e outros, mas acabei migrando para o emesene, do qual me atende muito bem. Só falta suporte a web-cam, porém, este é muito raro de usar mesmo. No Mac uso o Adium, que é o melhor cliente que já vi. Como o amigo darkstarfire citou, usa o libpurple.
O meebo ainda não conheço, irei testa-lo... mas confesso que não sinto atração por clientes via browser.
[3] Comentário enviado por dbahiaz em 13/08/2009 - 11:37h
Eu preciso!
Sinceramente não vejo "ainda" como o meebo pode ser a primeira opção para esse tipo de serviço, não sei até que ponto esse serviço é mais confiáveis, seguros e de melhor desempenho... só para ilustrar, o consumo de ram no meu firefox com o meebo aberto é o drobo, deixando uma sensação de lentidão no site, mesmo comparando com o Empathy(que uso nesse momento) fica mais alto, e olha que meu hardware é rasoavel. Creio que sempre terá espaço para os mensageiros, e esse tipo de serviço continuara sendo usado como "alternativa", pelo menos por enquanto.
Ps: Titulo foi cruel com o pigin, poderia ter substituido por "Mensageiros", mais eu entendi.
[5] Comentário enviado por Credmann em 14/08/2009 - 00:21h
Sim. E o Empathy será o padrão no próximo Ubuntu. O Empathy tem suporte a tudo o que tem o Pidgin e ainda chamadas de voz e vídeo sobre XMPP. O que inclui compatibilidade de voz com o GTalk. Para o vídeo só falta que o GStreamer tenha suporte ao H.264 SVC.
[6] Comentário enviado por darkstarfire em 14/08/2009 - 08:25h
Credmann, devido nossa cultura (de piolho), para a maioria que usa mensageiros instantâneos, não importa se tem vídeo/voz e qualquer outro recurso interessante, se não é no protocolo "MSN", pode esquecer, pro povão não importa o quanto o XMPP, GTalk sejam bons. Se não se conecta na rede do MSN, repito pode esquecer.
[8] Comentário enviado por henbran em 16/11/2011 - 10:43h
BOM DIA ....
TRABALHO EM UM DEPARTAMENTO ONDE CONSTA +/- 70 MÁQUINAS, DELAS ... UMAS 10 É UBUNTU.
A REDE É WINDOWS ...
TEM PROXY ...
SEMPRE FUNCIONOU O Pidgin ... PARA MIM.
NESTES DIAS ALGO MUDOU NA REDE E ESTOU TENTANDO RECONFIGURAR O PIDGIN PORÉM NÃO CONSIGO.
Me perguntaram qual a porta o pidgin trabalha, porém não sei.
Alguém teria alguma dica, por favor ...?
Lá na tela: Ferramentas / Preferências / Rede (network) ---> preciso configurar algo? nela tem os campos de IP address, Ports e ... Relay Server