Foi disponibilizado recentemente para download a versão 4.0 do Librix, sistema operacional desenvolvido em parceria entre UNICAMP e Itautec e encontrado principalmente nos computadores da Itautec.
Dentre os pontos fortes do Librix Linux podemos destacar:
Sistema 100% em português (BR) (incluindo todos os softwares instalados);
Ideal para usuários iniciantes;
Contém todos os softwares necessários para tarefas comuns do dia a dia;
Visual moderno e bonito.
Também pode-se destacar que, computadores da Itautec adquiridos com o sistema Librix, dão direito a suporte via telefone, internet ou através da visita de um técnico.
[4] Comentário enviado por albfneto em 15/01/2010 - 19:59h
testei versões antigas do Librix, é o antigo Tutoo...
Gosto de Gentoos...
vou testar essa.
Na distrowatch,mais duas versões de Gentoo Like, foram lançadas: o Toorox da Alemanha e o VidaLinux de Porto Rico.
Cada vez mais, o Gentoo e o Sabayon tornam-se base de outros sistemas
[5] Comentário enviado por baza em 15/01/2010 - 22:42h
Não acredito que o pessoal do Itaú fez uma versão nova do LIBRIX. Testei-o há mais ou menos uns 3 anos atrás e o problema que vi na época foi a dificuldade de atualização. Certamente os notebooks da ITAUTEC terão agora uma performance bem melhor.
[6] Comentário enviado por albfneto em 16/01/2010 - 12:50h
provável, as dificuldades que teve a uns três anos, para atualizar, erma as mesmas que eu tive com o Sabayon 3.4F e com o Gentoo 2007, e possivelmente devidas à instabilidade do Portage na época.
Atualmente,mesmo os Gentoos são muito mais fáceis.
O Librix é uma boa Distro.
[7] Comentário enviado por lekegf em 16/01/2010 - 18:11h
Esse ta bonitinho... Ele ainda tem aquele menu personalizado ou agora utiliza o padrão do KDE? Tem um link para a gente ver screenshots?
E sabe informar se o Librix tem um gestor de pacotes (se for esse o nome), tipo, um Adicionar e Remover Programas? E distribuições derivadas do Gentoo trabalham com qual tipo de pacote? Pelo jeito já vem com codecs e essas coisas né, já que só é distribuido aqui no Brasil... ou não?
E porque a ItauTec não boicota logo o Windows e vende só pcs com Librix? As vendas cairiam...? É só o vendedor informar que dá para ele comprar um Windows para instalar caso não goste do Librix. O centro de desenvolvimento do Librix é junto com o da Mandriva aqui em Curitiba, a ItauTec não leva em consideração a possibilidade de vender seus pcs com o Mandriva? Porque eles resolveram criar uma distribuição própria, sendo que tem uma das melhores soluções Linux do mercado ali do lado? Valeu a atenção.
[8] Comentário enviado por loren7 em 18/01/2010 - 09:10h
Contribuindo com resposta para alguns comentários:
A instalação do Librix 4.0 é muito simples. O DVD é na verdade um "Live DVD" onde após o boot do Sistema existe um ícone na área de trabalho para abrir o instalador. A vantagem do Live DVD é que vc pode testar se seu hardware esta funcionando corretamente antes de formatar o HD. E o instalador em si é muito simples e intuitivo, e ainda na etapa de particionamento do HD existe a possibilidade de redimensionar partições, caso vc não tenha espaço em disco.
O menu é personalizado, deixando o sistema mais limpo e bonito.
Atualizações do Sistema podem ser feitas através do Librix Update, bem como instalar alguns outros softwares comuns do dia a dia que não vieram por padrão na distro. Porém outros softwares precisam ser instalados através do Portage, como o comando "emerge nomedopacote".
O Librix 4.0 já vem com os codecs de áudio e vídeo mais comuns, não precisando configurar nada para assistir DVDs ou ouvir CDs e Mp3s.
[9] Comentário enviado por rogeriojlle em 25/01/2010 - 00:22h
Usei ele, a versão 3, uma vez num notebook da Itautec mesmo, como era de se esperar, todo o hardware funcionou perfeitamente, mas é uma mistura de KDE com Gnome sem tamanho, tipo 70% a 30%, não gostei, hoje ele está com OpenSuse (Gnome) mesmo
[11] Comentário enviado por loren7 em 10/02/2010 - 10:24h
Pessoal, vi alguns comentários sobre o Librix ser desenvolvido em Curitiba, e gostaria de comentar que esta informação esta incorreta.
O Librix é, e sempre foi, desenvolvido em Campinas na UNICAMP através de uma parceria entre ITAUTEC e UNICAMP. Como vcs podem descobrir através dos links abaixo:
[12] Comentário enviado por dhemetryus em 23/04/2010 - 00:50h
Acabei de testar o librix 3.2 do meu note itautec novo e achei o bicho uma bala, estou baixando a última versão 4.0 e instalar. Fui usuário por vários anos do ubuntu, mas me cansei um pouco dele. Parece que o librix vai me dar mais ânimo para continar com linux por mais tempo.