Na hora da instalação do Debian ou configuração dos endereços dos repositórios em sua distro, dê antes um ping em cada endereço e escolha o que tem a resposta mais rápida.
Eu estava sofrendo com meu apt-get e resolvi testar vários servidores, daí descobri que o padrão normalmente é o mais lento. Acredito que seja assim porque a maioria usa ele. :)
Aqui em Belo Horizonte por exemplo, o servidor que teve o ping mais baixo foi o debian.pop-sc.rnp.br, com 232ms de média de resposta.
Já o debian.las.ic.unicamp.br foi o que mais demorou, com 433ms de média de resposta, quase o dobro.
O legal é ir fazendo uma pesquisa de qual servidor está tendo o ping mais baixo.
Pode parecer uma dica boba, mas eu nunca tinha atentado ao fato antes e melhorei muito a velocidade do download dos pacotes.
[2] Comentário enviado por hfluz em 26/08/2009 - 00:25h
Acho mais prático usar o netselect-apt. Ele faz um teste em todos os servidores e te retorna qual é o + rápido.
Aqui 1 vez o + rápido já foi o da usp, da última vez o + rápido também foi o debian.pop-sc.rnp.br.
Agora acabei de fazer o teste novamente e o da usp outra foi o + rápido.
Essa dica só vale se vc sempre usar este comando antes de fazer os downloads, pq o desempenho dos servidores é varíavel, cada hora é um o que tem a maior velocidade.
[3] Comentário enviado por acollucci em 26/08/2009 - 09:24h
Hfluz
Voce esta correto a dica so funciona caso voce antes de cada download realize um teste. eu dei exemplo da hora da instalação pois eu uso o netinst do debian por exemplo entao e a hora onde eu mais baixo pacotes. Mas usando isso diminui em uns 30 minutos o tempo de instalação de cada servidor que eu monto.