Introdução
Esta dica, bem como o software utilizado (um SO Linux específico), vem daqui:
Acer Aspire One Backup - marcles.blogspot.com
Para aqueles que falam inglês, o Blog Macles* é um grande ponto de referência para os proprietários de netbooks AA1 e merece ser visitado regularmente.
Além do software, será preciso um pendrive de pelo menos 4 GB, sem dados (limpo), formatado em FAT ou FAT32.
Preparando o pendrive
Baixe o instalador do programa para Windows, se quiser usar seu desktop com ele para preparar o pendrive.
Download:
aa1bwindows.zip
Descompacte e rode o executável, indicando o pendrive pela respectiva letra.
Se quiser usar o próprio AA1 ou seu desktop
Linux (neste caso, o pendrive pode usar os sistemas de arquivos EXT2 e EXT3, além dos já mencionados FAT e FAT32), abra um terminal e rode os comandos:
wget -O aa1blinux http://sites.google.com/site/aa1backupinstaller/1/aa1blinux
chmod 755 aa1blinux && sudo ./aa1blinux
O instalador é bem simples, permitindo escolher o pendrive pela letra no Windows ou pelo dispositivo no Linux (geralmente /dev/sdb1, se apenas um estiver conectado), tal como se vê na imagem:
E uma vez determinado o pendrive, basta clicar em "OK".
Preparando o SSD/HD do AA1
Como é sabido, quando se apaga um arquivo o SO simplesmente o elimina da tabela de alocação, mantendo os dados até que sejam sobrescritos por um novo arquivo.
Por conta disso, espaço vazio no HD não é realmente espaço vazio e será incluído no backup, que crescerá desnecessariamente.
A solução é "zerar" realmente o disco, bastando usar o comando:
dd if=/dev/zero of=zero; rm -f zero
Note que o comando acima demora para ser executado. Portanto, tenha paciência e espere o retorno dele.
Fazendo o backup/restaurando
Basta plugar o pendrive já preparado no AA1, ligá-lo e pressionar F12 para escolhê-lo como dispositivo de boot.
Após o boot você terá duas opções: BACKUP e RESTORE.
Use a primeira (selecione com as setas do teclado e pressione ENTER) para criar um backup novo e a segunda para restaurar um backup anterior. Simples. Muito simples.
Informações gerais
O backup criado vai na pasta "backup" do pendrive, dividido em arquivos de 1 GB.
Caso o mesmo pendrive seja usado para um novo backup, o anterior será apagado, a menos que a pasta seja renomeada (backup > backup01, por exemplo).
Notem que o backup a ser restaurado será sempre o da pasta padrão (backup), e mais uma vez renomear permitirá a escolha entre backups diferentes.
É também viável manter o backup (a pasta "backup" e seus arquivos) em um CD, ou no HD do seu desktop, e utilizar o pendrive para outras atividades. Quando for necessário restaurar, recrie o pendrive, copie a pasta backup para ele e restaure seu netbook.
O backup integral do meu AA1, sem dados de usuário (eles ficam num MSDHC de 8 GB, usado como expansão da minha "home"), ocupou 2,5 GB e demorou 10 minutos para ser criado e outros 10 minutos para ser verificado (a verificação é "automática", ou seja, faz parte do processo).
Finalmente, embora o nome do programa seja AA1BACKUP, ele pode ser usado, segundo informações do respectivo autor, nos seguintes netbooks: Asus EEE, Dell Inspiron Mini 9, Samsung NC10 e Lenovo S9.
Até a próxima.
<<É também viável manter o backup (a pasta "backup" e seus arquivos) em um CD, ou no HD do seu desktop, e utilizar o pendrive para outras atividades. Quando for necessário restaurar, recrie o pendrive, copie a pasta backup para ele e restaure seu netbook.>>.
Eu fiz isso ontem.
Precisei do Kingston de 8 GB e apaguei o Backup dele, deixando uma cópia da pasta "backup" no Vista, compactada com o 7zip (2,5 GB para 1,8 GB).
No mesmo dia, comprei um Kingston de 4 GB para refazer o backup, mas não tive tempo para isso, já que meu One, após um update do Linpus, parou de dar boot.
Recriei o pendrive, descompactei o backup e movi a pasta para ele, tudo isso no Vista. Então, boot com o pendrive no One, opção restauração, 15 minutinhos de espera e meu One exatamente como eu tinha deixado.
Maravilha!