O
Mandriva é uma distribuição fácil, muito estável, bonita e rápida. Por isso é uma das mais usadas, tanto por iniciantes como por usuários avançados.
Utiliza por default o
URPMI (arquivos RPM) como o principal Gerenciador de Pacotes (Mandriva é compatível com alguns outros gerenciadores), ao invés do sistema
APT (arquivos DEB) do
Ubuntu e das distros baseadas no
Debian.
O URPMI, por ter acesso a muitos repositórios (que no Mandriva chamam-se "mídias", diferentemente de outras distros) com diferentes versões de pacotes, algumas vezes sugere instalar pacotes conflitantes, com dependências cruzadas e incompletamente satisfeitas, depois não consegue instalá-los ou completar a instalação.
Esta dica mostra como usar o URPMI com toda a facilidade para instalar pacotes, inclusive para atualizar todos os pacotes instalados no seu Mandriva.
A) Método usual
Entre todos os modos (gráficos ou de linha de comando) para se usar o URPMI, o método manual é o modo mais empregado, por sua simplicidade.
O usuário acessa a homepage do
Easy URPMI, atualiza as mídias pela web e depois acessa o
RPMDrake (interface gráfica do URPMI), escolhe os pacotes e instala.
A desvantagem desse processo é a existência de dependências intercruzadas (comuns nos pacotes RPM), que às vezes impedem o pacote de ser instalado. Então aparece a mensagem: "Este pacote não pôde ser selecionado.".
Complementando este método usual, para atualizar todo o sistema geralmente o usuário seleciona todos os pacotes atualizáveis no RPMDrake e atualiza direto pelo modo gráfico, ou simplesmente usa o comando:
su
# urpmi.update
(É "ponto" update, mesmo)
B) Método sugerido, mais prático
Nesta dica a sugestão é combinarmos a facilidade do modo gráfico do RPMDrake com o potencial de uso da linha de comando.
B1) Selecionando os repositórios
Primeiro abra o "Instalar e Remover Programas", o RPMDrake, e vá em "Opções", "Gerenciador de Mídias" e remova as mídias de DVD, depois escolha as outras mídias.
Existem vários tipos de repositórios Mandriva: os principais ("Main"); os de teste ("Testing"); os pacote novíssimos ("Backports"); os de desenvolvimento ("Devel"), para correção de problemas ("Debug"); os contendo pacotes proprietários ("Non-Free"); pacotes feitos pela comunidade Mandriva ("Contrib") etc.
Para um uso normal sugiro escolher vários, inclusive os da comunidade e os contendo drivers proprietários. Se você gosta de pacotes novos, ative os de teste também.
Apenas não ative os "Devel" e os "Debug", se não necessitar deles, e evite ativar permanentemente os "Backports" para não instabilizar seu sistema.
Em casos especiais, para baixar e instalar as mais novas versões, ative temporariamente os "Devel" e os "Backports", depois da instalação, desative-os.
Escolhidos os repositórios, feche o RPMDrake.
A partir daí a linha de comando do URPMI também utilizará somente as mesmas mídias que você ativou no RPMDrake.
B2) Acelerando o download dos pacotes
Na maioria das distros o usuário geralmente baixa pacotes usando o navegador web, usando o comando
wget ou o utilitário
Kget, o pacote para
FTP Filezilla etc.
No Mandriva, o sistema usa o gerenciador de downloads
Curl (por default) ao invés do mais comum wget, mas também pode usar outros como o próprio wget e o
aria2.
Pela boa aceleração que proporciona (e que observei), sugiro que troque o Curl pelo acelerador de downloads
Prozilla.
Abra novamente o RPMDrake (veja B1), vá novamente em "Opções", "Gerenciador de Mídias", clique no menu interno "Opções" do "Configurador de Mídias" , "Opções Globais" e escolha "Programa de Download a ser utilizado" e substitua o Curl pelo Prozilla. Clique em OK.
O download dos pacotes será mais rápido do que usando o Curl.
Na figura abaixo, veja os locais para selecionar as mídias e para substituir o Curl pelo Prozilla:
B3) Instalando um, ou alguns pacotes
Nas versões novas do Mandriva, a atualização do repositórios é automática, não é mais necessário usar o Easy URPMI.
Instale direto no RPMDrake, ou simplesmente use a linha de comando. Se quiser garantir a atualização prévia dos repositórios, antes de instalar o pacote faça o update. Use os comandos abaixo com os nomes dos pacotes que deseja instalar (se forem mais que um, use a opção adicional -a).
su
# urpmi --auto --auto-update
# urpmi --verbose --auto --allow-suggests -a NOME(S) DO(S) PACOTE(S)
Inclusive o sistema avisa se já estão atualizadas as mídias e se a última versão do pacote já está instalada.
Lembre que para remover um pacote em Mandriva deve-se usar o comando urpme:
su
# urpme NOME(S) DO(S) PACOTE(S)
B3) Para atualizar todo o sistema
Use o URPMI pela linha de comando com as opções abaixo:
su
# urpmi --verbose --auto --auto-update --auto-select --auto-orphans --allow-suggests
Isto atualiza os repositórios, todos os pacotes instalados, selecionados automaticamente, gerencia as dependências necessárias, instala tudo e depois remove os pacotes órfãos!
Fácil, não?
C) Mais detalhes
NOTA: Testado e usado rotineiramente em
Mandriva Free Spring (Testing), 2010-Alpha 2, atualizado a 2010-Beta.