Detectar Novo Disco
Antes de criar a partição, é preciso verificar se o novo disco físico foi detectado pelo servidor, para isso, digite o comando:
# fdisk -l
Neste caso, os discos adicionados são
/dev/sdb e
/dev/sdc.
Caso o disco não esteja aparecendo, será necessário fazer um rescan para ser identificado pelo Sistema Operacional o novo disco, ou volume.
Digite:
# echo "- - -" > /sys/class/scsi_host/host#/scan
Trocar o "#" (em: /sys/class/scsi_host/host#/scan) pelo número do host do arquivo, que pode variar conforme o servidor; neste exemplo existe: 1, 2, 3, 4 e 5. Faça o rescan em todos por desencargo.
Criando Partição
O próximo passo é criar uma ou mais partições do
Linux na nova unidade de disco. Isso é obtido usando o utilitário "fdisk", que toma como argumento de linha de comando o dispositivo a ser particionado:
# fdisk /dev/sdb
Desative o modo compatível com DOS e altere as unidades para setores, inserindo os comandos
c e
u:
Para visualizar as partições atuais no disco, digite o comando
p:
Como mostra na saída "fdisk" acima, o disco atualmente não tem partições porque é um disco não usado anteriormente. O próximo passo é criar uma nova partição no disco, uma tarefa que é executada inserindo
n (para nova partição) e
p (para partição primária):
Insira os comandos na seguinte ordem:
- n (Enter)
- p (Enter)
- deixe em branco (Enter)
- deixe em branco (Enter)
Neste exemplo, será criado apenas uma partição, que será a partição 1. Em seguida, deve ser especificado onde a partição começará e terminará. Como esta é a primeira partição, é necessário que ela comece no primeiro setor disponível e, como será usado o disco inteiro, especificar o último setor como o final.
Observe que, se você deseja criar várias partições, pode especificar o tamanho de cada partição por setores, bytes, kilobytes ou megabytes.
Agora que foi especificado a partição, é preciso gravá-lo no disco usando o comando
w:
O próximo passo é criar um sistema de arquivos em nossa nova partição.
Criando um Sistema de Arquivos em uma Partição de Disco
Agora existe um novo disco instalado e visível para o
CentOS 7, vamos configurar uma partição do Linux no disco. O próximo passo é criar um sistema de arquivos Linux na partição para que o sistema operacional possa usá-lo para armazenar arquivos e dados.
A maneira mais fácil de criar um sistema de arquivos em uma partição é usar o utilitário "mkfs.ext4", que aceita como argumentos o rótulo e o dispositivo de partição:
# mkfs.ext4 -L /backup /dev/sdb1
Montando um Sistema de Arquivos
Agora que criamos um novo sistema de arquivos na partição Linux de nossa nova unidade de disco, precisamos montá-lo para que fique acessível. Para fazer isso, precisamos criar um ponto de montagem.
Um ponto de montagem é simplesmente um diretório, ou pasta, no qual o sistema de arquivos será montado. Para os propósitos deste exemplo, criaremos um diretório
/backup para corresponder ao nosso rótulo do sistema de arquivos (embora não seja necessário que esses valores correspondam):
# mkdir /backup
# mount /dev/sdb1 /backup
Montando Automaticamente o Sistema de Arquivos com o Boot
Para configurar o sistema para que o novo sistema de arquivos seja montado automaticamente no momento da inicialização, é necessário incluir uma entrada no arquivo
/etc/fstab:
# vi /etc/fstab
Adicione a seguinte linha no final do arquivo:
LABEL=/backup /backup ext4 defaults 1 2
Salve o arquivo e feche.