Este artigo pretende demonstrar uma configuração manual da impressora Lexmark Z35 usando a distribuição Slackware , mas que pode ser facilmente adaptada para outras distribuições. Utilizei o CUPS e o driver proprietário disponibilizado pela Lexmark.
Muita gente adquire as impressoras da Lexmark por seu
baixo preço e seu "suporte" ao GNU/Linux. Mas esbarram no alto
preço dos cartuchos e em seu pseudo-suporte. Digo isso pois
acho um pouco fraco o suporte aos drivers da impressora,
necessitando de alguns malabarismos por parte do usuário.
Fiquei alguns dias tentando instalar e lendo vários fóruns
sobre a Lexmark Z25/35, mas finalmente consegui fazer funcionar
e disponibilizo aqui como eu fiz isso.
É praticamente uma receita de bolo, mas irei tentar explicar e
não simplesmente receitar...
[2] Comentário enviado por bosetti em 30/06/2006 - 16:23h
Muito bom cara... engraçado como o driver dela ainda é o mesmo =/
Mas no slack 10.2 funciona muito bem também seguindo esses passos, mas só esqueceu de deixar avisado que o hotplug tem que estar ativado para ele detectar a porta da impressora (pois aqui em casa eu deixo desabilitado, pois não uso =p mas agora preciso, hehe)
[3] Comentário enviado por diegotosco em 22/12/2006 - 01:33h
Muito bom artigo, eu não imaginava que tinha tão pouco material na internet sobre esse assunto, fui deixando de configurar achando que era fácil, até que precisei da impressora e não a tinha configurada.
Vou postar aqui alguns probleminhas que aconteceram na minha instalação e como eu resolvi. Só quero dizer que a minha impressora é uma Lexmark z603, que usa um drive da z600 e que estou usando o Slackware 10.1.
Na execução do script (./z600cups-1.0-1.gz.sh), um erro ocorreu, e a execução do script foi cancelada. A mensagem foi:
./xlexinstall: error while loading shared libraries: libtcl8.3.so: cannot open shared object file: No such file or directory.
Este erro aconteceu porque o script iria inicializar o processo gráfico de instalação, baseado em TCL/TK (como foi dito no artigo), e eu não possuía a lib TCL instalada. Como o artigo mostra uma forma de instalação alternativa ao TCL/TK, esse erro não causa nenhum problema na instalação, já que usaríamos o CTRL+C para abortá-la.
Depois de adicionar a impressora ao CUPS, ao tentar imprimir a página de teste, nada acontecia, nenhum sinal de vida. Na página de Jobs, as páginas de teste estavam listadas como completas, mas se fosse requisitada a re-impressão, uma mensagem de erro aparecia:
Erro: client-error-not-possible
Depois de alguma pesquisa (ufa!), eu descobri que a porta onde estava instalada a impressora (USB no meu caso) deveria ser habilitada em /etc/rc.d/rc.modules. Então foi só descomentar a linha "/sbin/modprobe printer" (linha 176 no meu rc.modules) e reiniciar o slack (tentei o ./rc.modules restart mas não funfô) para a impressora funcionar.
Muito obrigado pelo ótimo artigo, e se alguém tiver resolvido probleminhas como esses, postem aí que ajuda muito!