O RPM é o sistema de empacotamento e instalador nativo do Red-Hat, para Distros baseadas no Red-Hat (como openSUSE) mas pode ser usado inclusive em Distros de outros tipos: Debian, Slackware, embora em condições especiais:
Ele é o padrão clássico, por isso muito usado, mas uma das desvantagens é não achar as dependências, e às vezes elas precisam ser procuradas e instaladas individualmente.
1) Usando RPM gráfico, diretamente.
1a) Você ainda pode procurar na Internet, por pacotes de formato RPM para o openSUSE. O último Link é um interessante buscador, o WebPin.
Não os encontrando específicos para o openSUSE (na versão mais nova, no momento deste artigo é a 11.3), pode experimentar os RPMs gerais, ou os de Mandriva, Fedora ou Red-Hat, porque muitas vezes, funcionam.
Para isso, veja também os itens A-2,3, 5, 6, 7 e 8 e B-1 deste
artigo e os sites abaixo. O último link é um interessante buscador, o WebPin.
Segundo
alguns desenvolvedores, o endereço WebPin abaixo deverá em breve ser unificado a
este.
1b) Através dos endereços acima, localize baixe o pacote RPM e clique nele, duas vezes. Neste exemplo, a versão nova do controlador NVIDIA ("nvidia-settings") e sua biblioteca dependência, foram baixadas a partir deste endereço, do repositório Packman:
Salvando e clicando duas vezes, em cada pacote, o sistema chama o YaST (Página 2) e instala automaticamente (Figura 12):
Neste repositório, encontram-se mais pacotes RPM adicionais NVIDIA para o openSUSE:
Se preferir, porém, pode adicionar o repositório e usar no YaST, como vimos na Página 2.
Completa-se a instalação dos pacotes necessários para usar aceleração 3D e GPU-CUDA nas NVIDIA, instalando o próprio driver (Página 3) e o pacote CUDA Toolkit (veja Página 8).
2) RPM em linha de comando.
2a) Para utilizar o RPM em linha de comando, é simples. Baixe o arquivo com extensão RPM para o openSUSE (como em 1a) salve-o em uma pasta, por exemplo, /home/usuário/Desktop/PACOTES/RPM, e faça os comandos abaixo:
cd /
$ cd home/usuario/Desktop/PACOTES/RPM
$ sudo rpm -ivh (ou --install --verbose --help)
NOME COMPLETO DO PACOTE BAIXADO.rpm (instala o pacote)
Alguns outros comandos do RPM:
rpm -q (ou --query)
PACOTE (procura se o pacote já está instalado ou não)
sudo -U NOME DO PACOTE (atualiza o pacote)
rpm -qav (lista os pacotes instalados no sistema)
rpm -ev NOME DO PACOTE (desinstala, remove o pacote)
Para a ajuda, o RPM tem 3 "níveis" de ajuda:
rpm --usage (ajuda simples, algumas opções)
rpm --help (ajuda, opções principais)
man rpm
Mais informações, veja:
3) Outros comandos para instalar RPMs:
3a) De fato, assim como instalamos o RPM baixado com o comando RPM (item 2), poderíamos também faze-lo com YaST (Página 1), Zypper (Página 5), Smart (Página 7) ou Yum (Página 8).