CentOS
CentOS é uma distribuição
Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.
A numeração das versões é baseada na numeração do Red Hat Enterprise Linux. Por exemplo, o CentOS 4 é baseado no Red Hat Enterprise Linux 4. A diferença básica entre um e outro é o fornecimento de suporte pago na aquisição de um Red Hat Enterprise Linux. Funcionalmente, pode-se considerar os sistemas clones.
CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo.
Suporta tanto ambientes de servidores para aplicações de missão crítica quanto ambientes de estações de trabalho e ainda possui uma versão Live CD.
CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade activa e crescente, um rápido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para downloads, desenvolvedores acessíveis, múltiplos canais de suporte incluindo suporte em português e suporte comercial através de parceiros.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/CentOS
Site oficial:
http://www.centos.org/
Fedora Linux
Fedora (antigamente chamado Fedora Core) é uma distribuição Linux baseada em pacotes RPM, criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos.
Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com OpenOffice.org e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops.
Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema bugzilla do projeto.
Suas principais características são:
- Fácil utilização, mesmo para usuários inexperientes em GNU/Linux;
- Instalador Anaconda, um dos mais fáceis utilizados atualmente;
- Gestor de desktop GNOME e KDE;
- Inclui diversos drivers de periféricos atualizados, facilitando a detecção de hardwares mais novos;
- Possui diversas interfaces de configuração (Rede, vídeo, som, segurança, teclado, samba, serviços etc) facilitando a administração e configuração do sistema;
- Sistema para gerenciamento de pacotes Yum e atualizador de pacotes PackageKit (a partir do Fedora 9);
- Inúmeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação ou através do gerenciador de pacotes;
- LiveCDs instaláveis com Gnome e/ou KDE disponíveis oficialmente a partir da versão 7;
- A partir da versão 7, inclui o REVISOR, uma ferramenta de fácil utilização para que qualquer pessoas possa gerar sua versão LiveCD ou DVD baseado no Fedora;
- Disponível em CDs (exceto as versões 7 e 8, lançadas somente em DVD) e DVDs (a partir da versão 7);
- Disponível nas arquiteturas x86, x86_64 e PPC;
- Traduzido e documentado em Português pelo Projeto Fedora Brasil;
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fedora_Linux
Site oficial:
http://fedoraproject.org/
Ekaaty
Ekaaty Linux (do tupi-guarani Eka = Busca e Aty = União) é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida no Brasil que tem como base o Fedora Core e gerenciador de ambientes KDE. Seu desenvolvimento é focado na plataforma PC Desktop e otimizado para a arquitetura i386, tendo atualmente quatro versões (Lite, Desktop, Media Box e Educacional). Sua última versão estável é a 4 (Yanomami), lançado oficialmente no dia 06 de fevereiro de 2010.
O Ekaaty Linux surgiu da iniciativa dos administradores da Comunidade Fedora Brasil (antigo Projeto Fedora Minas) de se criar um repositório de pacotes otimizados para o Fedora. Foram realizadas algumas pesquisas sobre as necessidades e anseios dos usuários brasileiros do Fedora e, a partir dos resultados, os pacotes foram desenvolvidos e disponibilizados no site da Comunidade Fedora Brasil, em formato de repositório de pacotes, que poderia facilmente ser adicionado à ferramenta de instalação de pacotes do Fedora - o YUM. Também foi disponibilizado suporte para o gestor de pacotes Smart.
Com o passar do tempo e sucesso da iniciativa do repositório, os usuários da comunidade sugeriram que os pacotes fossem colocados em uma imagem de CD para facilitar o download. Um CD repositório foi criado, mas não chegou a ser disponibilizado.
Havia também a necessidade de se proceder com instalações mínimas do Fedora e, então, foi implementado um CD de instalação com o Anaconda modificado. O Projeto Fedora foi consultado sobre a possibilidade de nomeá-lo Fedora Light, o que não ocorreu. Então, em reunião, os administradores da Comunidade Fedora Brasil (Christian Tosta, Cristiano Furtado, Francisco Vianna, Rudimar Grass e Luciano Soares) decidiram dar um nome para a nova distribuição. Alguns dos nomes propostos foram Pererê e Kurupyra.
Foi fundado, então, em 30/01/2006, o Projeto Ekaaty, nome que vem da conjunção de dois afixos da língua tupi: eka, que significa Busca e aty, significando União. A junção formou a palavra Ekaaty representa o objetivo do projeto, a 'busca por união' entre os usuários e os desenvolvedores do novo sistema operacional.
O logotipo, proposto por Cristiano Furtado, também foi esboçado em reunião e simboliza as barreiras separando a comunidade dos desenvolvedores na busca por essa união. São três as barreiras representadas no logotipo, onde uma delas, da direita para a esquerda, está quebrada, formando uma figura semelhante a um 'IK' alternando as cores verde e amarelo (depois beje). Passado algum tempo, o logotipo ganhou um retângulo verde com bordas arrendondadas e margem beje ao redor do 'IK'.
O mascote da distribuição nasceu de uma brincadeira do Christian Tosta. "Os cinco mosqueteiros" representam os administradores da Comunidade Fedora Brasil reunidos na noite da fundação do Projeto Ekaaty.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ekaaty
Site oficial:
http://www.ekaaty.org/
Mandriva Linux
Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.
A empresa francesa Mandriva se dedica à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil, o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva, a Mandriva também possui um escritório em San Diego nos Estados Unidos.
O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência.
A empresa começou suas atividades em 7 de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira Conectiva SA. No mesmo ano, a Mandriva adquiriu também os ativos da Lycoris, responsável por outra distribuição Linux homônima nos Estados Unidos, para usuários domésticos.
É distribuída através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.
Nem todos os programas da distribuição cabem no CD/DVD. Por isso, é recomendado ao usuário adicionar repositórios oficiais, adicionando-os, milhares de programas ficarão ao seu dispor para instalação no Gerenciador de Programas.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandriva_Linux
Site oficial:
http://www2.mandriva.com/