Programação (III) - Programação Orientada a Objetos (POO)

Este é o terceiro artigo da série sobre programação e vamos falar aqui sobre POO, que não é a melhor coisa do mundo, mas é o melhor que já vi para a programação nestes meus 25 anos no ramo.

[ Hits: 51.756 ]

Por: Edvaldo Silva de Almeida Júnior em 04/07/2008 | Blog: http://emeraldframework.net


O Gênesis



... No princípio a programação era sem forma e vazia, e o caos pairava sobre a face do abismo.

Programar os primeiros computadores (ENIACs, UNIVACs e outros ACs do mesmo gênero) era como operar uma daquelas meses telefônicas antigas, cheias de fios, que você desplugava de um lugar e plugava no outro, de acordo com o que desejava que o computador fizesse.

Claro que nessa época a programação era coisa para poucos. Apenas quem conhecia a arquitetura da máquina profundamente podia programá-la. E se mudasse a máquina, seu conhecimento todo estaria jogado fora. Teria que aprender a fazer tudo de novo.

Claro que a coisa não podia ficar assim por muito tempo, e foi por isso que se disse: faça-se a linguagem assembler!

Temos que admitir, porém, que programar em assembler era tão difícil quanto plugar e desplugar fios no painel dos computadores primitivos. Uma coisa é embutir um trechinho de assembler aqui e outro ali no meio de um programa C, para otimizar o desempenho de certos trechos críticos. Outra coisa é programar um sistema operacional inteiro em assembler. A arquitetura da linguagem favorece a desorganização e torna o esquema de programar e debugar uma arte que exige mais paciência do que técnica propriamente dita.

Foi com essa constatação que veio a segunda declaração: façam-se as linguagens estruturadas!

E foram surgindo coisas como o PL/1, o PASCAL e o C...

PAUSA PARA O HUMOR: Uma vez um colega meu de faculdade pediu a outro que explicasse como era, mais ou menos, a linguagem C. Ele já havia estudado PASCAL, portanto o outro explicou da seguinte forma: "C é uma espécie de PASCAL, mas só que lá o BEGIN é igual a '{' e o END é igual a '}'".

O surgimento dessas linguagens decorreu do conceito de "Programação Estruturada", que já abordamos no artigo PROGRAMAÇÃO (II) e portanto vamos apenas relembrar brevemente.

Na programação estruturada procura-se quebrar um programa em unidades lógicas (módulos), que podem ser procedimentos (procedures) ou funções (functions), e organizar o funcionamento dessas unidades hierarquicamente, de forma que o programa funcione bem e que os programadores saibam bem o que estão fazendo.

A verdade, porém, é que depois de duas décadas de programação estruturada, em meados dos anos 80, os programadores estavam tão confusos quando antes, os programas tão difíceis de escrever e manter quanto antes e os usuários tão insatisfeitos quanto antes.

Foi então que foi dito: Faça-se a Programação Orientada a Objetos!

E a POO foi feita, e os programadores ajuizados viram que ela era boa!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Gênesis
   2. Um pouco de Filosofia
   3. POO
   4. Classe
   5. Implementação
   6. Revisando a implementação
   7. Escopo e Encapsulamento
   8. Instância (Objetos, finalmente!)
   9. Herança
   10. Polimorfismo
   11. Referências e conclusão
Outros artigos deste autor

Software Livre... e um passo além

Software Livre e o Código de Defesa do Consumidor

Programação (I) - Planejamento e Otimização

Instalando Slackware "na marra"

Instalando o Fedora Core 5 via NFS

Leitura recomendada

Como fazer o seu servidor Linux enviar avisos em seu celular Claro sem custo

Acessando computadores remotos protegidos por NAT ou firewall com túnel SSH reverso direcionado por DNS dinâmico

Como fazer uma distribuição Linux (parte 2)

Atualizando o clamav via YUM no Fedora Core 3

Software Manivela VS Software Modinha

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gabriel.av em 05/07/2008 - 20:30h

Olha eu achei isso muito importante flw

[2] Comentário enviado por ssdeassis em 05/07/2008 - 21:56h

esperei muito pela terceira parte do artigo continua muito bom como os dois primeiros tenho aprendido muito com a sua série de artigos. Agora vamos ao proximo. Meus parabems.

[3] Comentário enviado por k4mus em 05/07/2008 - 22:37h

Parabens Amigo!!

..vc conseguiu explicar a POO de uma forma agradavel e simples de entender.

Parabens!

[4] Comentário enviado por f_Candido em 06/07/2008 - 14:46h

Muito bom. Parabéns. Bem Simples e Direto.

Abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts