Aprenda como utilizar um método eficiente na criação de modelos para scripts PHP. A classe FastTemplate nos propicia ganho de tempo e facilita em muito a tarefa do web designer, que deixa de ter acesso aos códigos PHP do site.
A partir de agora, nossos scripts PHP serão divididos em duas partes: o código de programação e o código de formatação. Em outras palavras, comandos PHP em um arquivo, tags HTML em outro. Enfim, vamos à parte prática do artigo.
Sempre que uso a FastTemplate, crio um diretório chamado modelos um nível abaixo do diretório raiz do meu site, este é meu padrão, cada programador tem o seu. Sendo assim, vamos criar nosso primeiro exemplo olaMundo.php. Acompanhe os comentários:
<!-- olaMundo.php --> <? include 'class.FastTemplate.php3'; /* note que não precisamos informar onde está o arquivo citado acima, pois isso já foi configurado no Apache (php.ini) */
$model = new FastTemplate('./modelos'); // criar uma nova instância de FastTemplate. Nossos modelos HTML estão // localizados abaixo do diretório ./modelos
$model-> define ( array ( 'pagina' => 'olaMundo.html' ) ); // olaMundo.html é o nosso modelo e será identificado por "pagina"
$greeting = 'Olá mundo ! Estamos no phpbrasil.com :)';
$model->assign('{ANYTHING}',$greeting); // substitua toda ocorrência de {ANYTHING} no modelo carregado pelo // valor da variável $greeting
$model->parse('OUTPUT','pagina'); // atribua ao handle OUTPUT a saída do processamento do modelo
$model->FastPrint('OUTPUT'); // imprima na tela o conteúdo de OUTPUT ?> <!-- fim do programa -->
[3] Comentário enviado por jllucca em 02/09/2004 - 22:45h
A alteração no PHP.INI não é "obrigatorio". Voce pode colocar em todos os arquivos um include ou requery pro arquivo com a classe do fasttemplate :) Assim, dá pra usar sem atucanar o hospedeiro.
[5] Comentário enviado por removido em 22/12/2005 - 10:35h
Olá,
Muito bom esse artigo. Com certeza vou usar.
O único problema é que não vi como destroi-se os objetos que instancio nos meus códigos PHP. Eu, por exemplo, já tive inúmeros problemas de estouro de memória utilizando esse recurso. Me parece que o PHP, até a versão que eu conhecia, não oferecia um suporte muito consistente para esse gerenciamento. Alguém sabe se isso mudou?
[6] Comentário enviado por wilbil em 26/01/2008 - 12:25h
e ai galera para quem como eu estava sofrendo com o projeto ja pençando em arrumar a classe do fasttemplate por conta própria achei um site que tem a classe arrumada para php5
vamos la agradeçam ao cara eu fui o primeiro ele merece
falo isso pois tem uma empresa onde trabalho que foram varios projetos
e o principal com 7 anos de desenvolvimento imagina migrar tudo isso
falow
t+
falow fabio faz tempo que não nos falamos mas e correria