MSN-proxy no OpenSUSE 11.2 como guest em vmware em Windows Server 2008

Após instalar o MSN-proxy v0.7 no OpenSUSE 11.1 de 32 bits, resolvi migrar para MSN-proxy 0.8, mesmo ainda estando em sua versão alpha. O MSN-proxy foi instalado no OpenSUSE 11.2 x64 rodando como guest sobre VmWare 2.0.2 em sistema host Windows Server 2008 x64.

[ Hits: 37.145 ]

Por: Claudir Pereira dos Santos em 01/06/2010


Instalando perfumarias, configurando e criando banco de dados do MySQL



Instalando

Para facilitar o uso do MySQL, instalei também o MySQL-administrator, que instala algumas dependências como o navegador MySQL-query-browser. O MySQL é obrigatório, mas MySQL-administrator e o MySQL-query-browser são perfumarias para você trabalhar visualmente com a base de dados.

Se você tem um bom conhecimento em linha de comando do MySQL pode dispensar essas duas últimas ferramentas. Após a instalação, faça logoff e logon no sistema de forma a atualizar o lançador de aplicativos para aparecer os atalhos dos programas.

Configurando

Após logar novamente, acesse o Lançador de aplicativos > computador > yast. Na tela que abrir localize no menu esquerdo sistemas, depois na direita serviços de sistema (nível de execução), abra o mesmo e na lista encontre MySQL e clique em habilitar. Feche com ok. Isso vai iniciar o gerenciador de base MySQL Agora no menu iniciar vá em Aplicativos > Sistemas > Configuração de serviços > Administração de banco de dados.

Irá abrir a tela para conexão com o banco de dados. Nos campos solicitados informe o seguinte:
  • Server Hostname: Localhost
  • Port: 3306
  • Username: root
  • Password: deixe em branco

Agora basta clicar em conectar. Se tudo correr bem você terá acesso ao administrador da base de dados que lhe possibilita entre outros, criar e alterar bases, usuários, e direitos de acesso.

Primeiramente vamos criar a base de dados indo na opção catalogs, clicando com o botão direito no mouse na área branca abaixo de Schemata onde pode ser visto "information_schema, mysql e test". Escolha a opção "Create schema" e na tela que abrir informe como nome de base o seguinte: `msn-proxy` (não use apostrofe, mas crase). Pronto, se tudo correu bem a base foi criada.

Agora vamos criar o usuário que terá acesso a base de dados. Para isso escolha no menu a esquerda a opção "User Administration". Ao fazer isso uma nova tela se abre no centro para gerenciamento dos usuários. Clique em "New User" para criar o novo usuário e informe os seguintes parâmetros.
  • MySQL user = msn-proxy
  • newpassword = secret
  • confir password = secret

Clique em "Apply Changes" para criar o usuário.

Logo após criado o usuário tem que ser definido onde o mesmo terá acesso a base de dados. Isso é feito nessa mesma tela no campo ao lado esquerdo. Clique como o botão direito sobre o usuário msn-proxy e atribua os seguintes hosts:
  • msn-proxy
  • @localhost
  • @NomedasuaMaquina
  • @127.0.0.1

Clique em "Apply Changes" para salvar.

Na mesma opção "User Administration" clique na aba "schema privileges" e atribua todos ao usuário msn-proxy referente a base msn-proxy para os hosts @localhost, @NomeDasuaMaquina, @127.0.0.1. Clique em "Apply Changes". Fique atento; o usuário msn-proxy, a base msn-proxy e o local de acesso devem estar selecionados antes de você clicar na seta.

Para atribuir os privilégios, selecione @localhost dentro de msn-proxy, selecione todas as opções em "Avaliable Privileges" e clique na seta para a esquerda de forma a passar todos os privilégios para "Assigned Privileges". Faça isso para as três formas de acesso. Feito isso a base de dados está pronta para receber o msn-proxy. Uma dica, para selecionar os privilégios de uma só vez, clique sobre um deles e depois pressione "Ctrl+A".

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando perfumarias, configurando e criando banco de dados do MySQL
   3. Executando msn-proxy pela primeira vez
   4. Instalando e configurando interface web para administrar o msn-proxy
   5. Instalando e configurando o Squid
   6. Criando as regras iptables
   7. Realizando os primeiros testes com msn-proxy
Outros artigos deste autor

Instalando o MSN-Proxy 0.7 no OpenSuSE 11.1 Linux

Instalando e configurando Magento E-commerce com Apache2 no openSUSE 11.3 64 bits do zero

Leitura recomendada

Instalando o Gaim + Gaim Encryption no Slackware 10

Laconica - Twitter? Open source? Sim! Eis nosso microbloging de código aberto

Compartilhando acesso à internet com iptables

Configurando BIND 9 + chroot sem mistérios

Como configurar uma rádio virtual no Linux (Fedora Core 4)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por junior em 01/06/2010 - 21:18h

Boa noite Claudir, acompanho as versões do MSN-Proxy a algum tempo, gostaria de saber quais as inovações e novidades que poderão vir com a versão 0.8.

Grato!

[2] Comentário enviado por claupers em 02/06/2010 - 08:46h

Ola junior.rocha.
A grande mudança que percebi foi o suporte a PostgreeSql e mysql como gerenciador de banco de dados. A versão está em um alpha, por isso acredito que ainda existem muitas implementações a serem feitas. A inferface web ainda tem alguns bugs que acredito, serão corrigidas nos próximos pacotes liberados.
Infelizmente no log de alteração não consta explicitamente o que foi feito, apenas que foi atualizado para 0.8.
Para produção recomento manter a versão 0.7 e usar a 0.8 apenas como teste para contribuir com o projeto.


Cordialmente;


Claudir

[3] Comentário enviado por delete em 07/12/2012 - 08:46h

alguem sabe se a versão 0.8 monitora os clientes com MSN 2010 e msn 2011 ? a versão 0.7 esta apresentando problemas com esses clientes. Obrigado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts