MSN-proxy no OpenSUSE 11.2 como guest em vmware em Windows Server 2008

Após instalar o MSN-proxy v0.7 no OpenSUSE 11.1 de 32 bits, resolvi migrar para MSN-proxy 0.8, mesmo ainda estando em sua versão alpha. O MSN-proxy foi instalado no OpenSUSE 11.2 x64 rodando como guest sobre VmWare 2.0.2 em sistema host Windows Server 2008 x64.

[ Hits: 37.147 ]

Por: Claudir Pereira dos Santos em 01/06/2010


Realizando os primeiros testes com msn-proxy



Agora o msn-proxy está pronto para ser testado. Caso você queira acompanhar as atividades do msn-proxy, feche pelo yast na opção Serviços de Sistema (nível de execução) e inicie o mesmo em um terminal com o comando:

# msn_proxy -dipsf /etc/msn-proxy/msn-proxy.conf

Teste o mesmo alterando as configurações na máquina cliente. Serão geradas muitas informações na tela a cada conexão. Se isso não estiver acontecendo, revise a instalação pois algo deve ter saído errado.

Um problema que tive na versão 0.7 foi com o fato de estar com mais de um processo do msn-proxy aberto ao mesmo tempo. Quando isso acontecia, ao tentar bloquear ou liberar um contato de um usuário, recebia a seguinte mensagem:

"Falha ao gravar alteração!"

Para resolver o problema é só matar todos os processos existentes, inclusive pelo yast e iniciar o sistema novamente na opção do yast Serviços de Sistema (nível de execução). Para matar os serviços use o seguinte comando no terminal:

# pkill -9 msn-proxy >> /dev/null

O comando pkill mata o processo indicado e todos os relacionados. A opção -9 informa ao sistema que o comando pkill tem prioridade e não deve ser ignorado, a diferença nesse caso é que ele envia o sinal SIGKILL ao processo, e nesse caso, o sistema mata o processo imediatamente sem se preocupar com o salvamento ou remoção de arquivos temporários criados durante a vida do processo.

Considerações finais

Espero ter contribuído com os colegas do mundo Linux. Ressalto que todos os testes foram feitos em uma máquina virtual rodando sobre VmWare Server 2.0.2 em um sistema host Windows Server 2008 x64. No início tive alguns problemas com o Squid, uma vez que as requisições não chegavam na máquina guest correta (openSUSE 11.2 x64), mesmo informando o IP da mesma como gateway na máquina cliente. Percebi então que era devido uma configuração de ponte na rede de uma outra máquina virtual com openSUSE 11.1 32 bits instalada no mesmo host. Com isso, ao remover a ponte de rede e configurar a placa no sistema guest openSUSE 11.1 32 bits as requisições passaram a ser recebidas na máquina guest openSUSE 11.2 x64.

Com a finalidade de facilitar para os iniciantes, foi abordado superficialmente sobre todos os pontos necessários ao funcionamento do msn-proxy. Também foi mencionado sobre a possibilidade do uso do Linux mesmo não havendo recursos físicos.

Para maior conhecimento sobre o assunto, pode ser visitado o site www.vmware.com. Lá está disponível uma variedade muito grande de documentação sobre o sistema VmWare Server, uma solução totalmente gratuita que roda sobre plataforma Windows. Mesmo sendo algo em voga no momento, a virtualização acaba passando desapercebida por muitos, por isso a menção no artigo.

Agradeço ao Alexandre Rogoski, responsável pelo empacotamento dos RPMs para o openSUSE e aos desenvolvedores Luiz Otavio Oliveira Souza e Leonardo Rogoski pelo excelente sistema.

Postem suas duvidas sugestões, orientações, criticas e comentários.

Cordialmente;

Claudir Pereira dos Santos

Referências


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando perfumarias, configurando e criando banco de dados do MySQL
   3. Executando msn-proxy pela primeira vez
   4. Instalando e configurando interface web para administrar o msn-proxy
   5. Instalando e configurando o Squid
   6. Criando as regras iptables
   7. Realizando os primeiros testes com msn-proxy
Outros artigos deste autor

Instalando e configurando Magento E-commerce com Apache2 no openSUSE 11.3 64 bits do zero

Instalando o MSN-Proxy 0.7 no OpenSuSE 11.1 Linux

Leitura recomendada

Instalando o gerenciador de Lan House no Linux

Instalação do Varnish + Apache + Virtual Hosts

QRCODE - Código de barras bidimensional

Network Mapper - Nmap

Instalando e configurando o aMule (Debian)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por junior em 01/06/2010 - 21:18h

Boa noite Claudir, acompanho as versões do MSN-Proxy a algum tempo, gostaria de saber quais as inovações e novidades que poderão vir com a versão 0.8.

Grato!

[2] Comentário enviado por claupers em 02/06/2010 - 08:46h

Ola junior.rocha.
A grande mudança que percebi foi o suporte a PostgreeSql e mysql como gerenciador de banco de dados. A versão está em um alpha, por isso acredito que ainda existem muitas implementações a serem feitas. A inferface web ainda tem alguns bugs que acredito, serão corrigidas nos próximos pacotes liberados.
Infelizmente no log de alteração não consta explicitamente o que foi feito, apenas que foi atualizado para 0.8.
Para produção recomento manter a versão 0.7 e usar a 0.8 apenas como teste para contribuir com o projeto.


Cordialmente;


Claudir

[3] Comentário enviado por delete em 07/12/2012 - 08:46h

alguem sabe se a versão 0.8 monitora os clientes com MSN 2010 e msn 2011 ? a versão 0.7 esta apresentando problemas com esses clientes. Obrigado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts