A dica de hoje é sobre
Lucaschess, um software de código aberto bem completo sobre o jogo de xadrez.
Para quem conhece os softwares pagos ChessMaster, Chessimo e ChessBase vai perceber que ele lembra um pouco uma mistura de todos. E ainda guarda semelhanças com o excelente SCID.
Quando se abre o programa, as peças começam a movimentar-se como num filme. É a exibição de uma partida de algum mestre de xadrez que ficou famosa pela qualidade do jogo. Aparentemente a cada dia é exibida uma partida da base. De vez em quando repete-se alguma partida.
Aqui estão duas das partidas exibidas do conjunto de partidas do programa. São xeque-mates incríveis:
Passando a seta do mouse por cima do tabuleiro, aparece uma caixa explicando quem são os jogadores, onde e em qual ano foi, bem como o caráter de importância da partida. Há um site de referência, que é a Wikipédia de língua inglesa:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_chess_games
Lucaschess
De cara já aparece nos botões do menu as opções de uso: "jogar", "competição", "valor", "treino", "ferramentas", "opções", "informação".
Indo para as mais interessantes:
Na opção "treino" há diversas habilidades treináveis de acordo com fundamentos e fases de uma partida.
Há bases de treino de abertura, tática, meio-jogo e finais.
O guia de treinos de aberturas é em formato de árvore de jogadas.
No botão "jogar", existe a opção de escolher adversários representados por animais e veículos de locomoção. É um pouco estranho ver nome de veículos (como cadeira de rodas) e composições em português de Portugal (não há ainda a opção português do Brasil, alguém com tempo quer dar uma mãozinha?).
Ambos, animais e veículos formam combinações em formato de álbum com dificuldade de jogo crescente. As figuras dos animais são extremamente fofas e são bem agradáveis para crianças. Mas nem por isto o software restringe-se a elas.
Existem mais de vinte engines de xadrez com diferentes características para se jogar.
Conta ainda com opções de análise de jogadas e resolução de problemas, bem como tabuleiro auxiliar para o estudo e análise de variantes.
Inclusive engines com características de grandes mestres do xadrez do século XX e XXI.
No botão "informações", bem na aba programação encontram-se as peças de softwares usadas pelo programa.
Na última aba encontra-se "Dedicated to: Lucas & Luisa".
São inúmeros os recursos e não há como abordá-los todos de uma só vez. Quanto mais eu o uso, mais encontro recursos disponíveis que não imaginei existir nele. Fica o convite para a experimentação.
Depois da apresentação deste belo software há um grande senão: apesar de tudo só existe versão para Windows. Para
Linux é instalável pelo WINE.
No caso foi testado no wine-1.6.2 num Debian 8.5 e tudo funciona perfeitamente. Por algum motivo que desconheço, alguns programas de código aberto rodam perfeitamente no WINE sem problemas.
Um exemplo é o conhecido editor Notepad++, que de modo semelhante ao Lucaschess não possui versão Linux.
O único caso que não funciona é quando ao final de uma partida aparece uma caixa S/N perguntando se se quer jogar novemante. Respondendo sim, há um crash, com saída de despejo e perguntas sobre o que fazer com a depuração. Caso escolha-se não, nada acontece. É necessário fechar e recuar ao menu principal e selecionar jogar novamente.
Na verdade não sei se esta falha também se dá no Windows.
O site fica em
Lucas Chess e na opção "download" fica disponível software para baixar e instalar, versão portátil e códigos disponibilizados no GitHub em
GitHub - lukasmonk/lucaschess: Chess GUI.
O programa é excelente. É uma pena não haver versão nativa em Linux.
Algumas engines podem ter o código fechado. Outras podem ter sido de código aberto até certa época e depois tenham-se tornado fechadas e comerciais.
Para finalizar: uma tela do Lucaschess usando a engine Critter para analisar uma partida de brancas contra uma Defesa Índia do Rei, jogada por uma das personas mais fracas da máquina, de negras.
Bem, é isto.