Slackware não tem gerenciador de pacotes?! Não tinha!

Este artigo tem como propósito divulgar a ferramenta de gerenciamento de pacotes do Slackware, o slackpkg, que desde a versão 12.2 já é suportada oficialmente, e mostrar suas principais funcionalidades e como usá-las. Artigo atualizado.

[ Hits: 25.150 ]

Por: Perfil removido em 18/07/2009


Introdução



Quem é usuário Windows, principalmente, e por algum motivo passa a utilizar nosso querido sistema do pinguim, nota que há muitas diferenças, mais precisamente o primeiro impacto vem com o ambiente gráfico. Todos ficam muito confusos, principalmente se alguém lhe mostra ou por curiosidade descobre que há vários.

KDE e Gnome são os mais comuns. Geralmente quem utiliza Windows prefere o KDE, por ser mais parecido, já quem vem do OS X, sistema do Mac, tem uma quedinha pelo Gnome, não necessariamente que todos vão seguir esta linha de pensamento.

Depois de uma fuçada aqui, outra ali, uma acolá, o usuário começa a adaptar-se ao ambiente, fuça também os programas o qual não conhece, vê o funcionamento dos já utilizados anteriormente, se apresenta as mesmas características, funcionalidades e etc., e pronto! Temos um usuário curioso prestes a mudar seu sistema.

E quando ele vai instalar um programa, achando que é igual ao outro sistema, "Putz, não funcionou!".

Este é, ao mesmo tempo, o grande terror de alguns e a grande paixão de outros. Temos que procurar pacotes e suprir dependências para instalá-los. Isso amedronta muitos, mas basta procurar um pouquinho de informação e ler para saber como é fácil.

Antigamente era necessário procurar o pacote desejado e instalar tanto ele como suas dependências manualmente. Hoje isso não é mais necessário graças ao excelente trabalho das comunidades, que criaram os gerenciadores de pacotes.

Você dá um comando para instalar um programa e automaticamente o gerenciador verifica suas dependências e instala pra você, tudo automaticamente. Tornou-se muito mais fácil e prático que no Windows, por isso é a paixão de muitos administradores de sistema e usuários avançados.

"Mas e o Slackware? Ele não tem gerenciador de pacotes."

Isso é o que muita gente pensa. Então vamos lá, vou esclarecer algumas dúvidas e dar algumas informações interessantes.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Slackware e os pacotes
   3. O slackpkg
   4. Outros gerenciadores de pacotes
Outros artigos deste autor

Introduzindo prazerosamente aos poucos... o shell script

Sistemas de arquivos EXT3 e ReiserFS no GNU/Linux

Qmail + Patches + Performance Tuning, the Debian AMD64 way

Desvendando o Abiword

ReiserFS x Ext3: Quem ganha?

Leitura recomendada

Implementando um Linux Terminal Service (LTS) no Debian

Configure seu Linux pela Web!

Gravando seus DVD's com o TkDVD

Como instalar o software p2p XMule no Red Hat Linux 9

Aptitude, uma ferramenta poderosa

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nicolo em 18/07/2009 - 17:53h

Bravo! Já utilizei o slackware 12, muito bom com dropline-gnome. Neste momento estou instalando o zenwalk , um derivado , se é que é derivado, do slack. É tão igual que parece
o slack12, mas com alguns mimos que o slack não tem.
O gerenciador de pacote netpkag é encantador.
O XFCE é muito bem bolado, simples e funcional.
O Slack está numa fase de transição ou em crise, sendo crise no significato stricto de sua origem grega: Um momento de mudanças e evolução.
O tempo está passando e o slack precisa se atualizar. As grandes distros como o Ubuntu e o OpenSuse não estão brincando.
Não há o que criticar na simplicidade do slack 12 ao qual sempre me referi como "charmoso".
Isto é necessário e ótimo, mas não é tudo.
Assim como o Ubuntu anda empurrando o Debian, o Zenwalk é uma referência de mimos para
empurrar o slack para os braços, digo para os computadores da galera iniciante.
Em informática o tempo passa muito rápido.
Bom artigo.

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 18/07/2009 - 21:16h

Concordo plenamente com o nicolo.

O Ubuntu, ao incorporar facilidades no Gnome, vem deixando o Debian mais fácil de utilizar. Até mesmo algumas ferramentas que não são do Gnome estão encontrando o caminho para o Debian, sempre tendo em mira a facilitação do uso.

E o Slack está começando um longo caminho em direção à facilitação do uso ao incorporar um gerenciador de pacotes que resolve dependências.

[3] Comentário enviado por xerxeslins em 18/07/2009 - 22:21h

Só uma observação: embora seja o gerenciador padrão do Slackware, o Slackpkg basicamente automatiza o download dos pacotes e usa o pkgtools (gerenciador de pacotes primitivo) para instalar e remover programas... não resolve dependências pelo que eu sei.

[4] Comentário enviado por pinduvoz em 18/07/2009 - 23:05h

Se não resolve dependências e usa o pkgtools como base, para que ele serve?

Não seria o caso de usar um que resolvesse as dependências? Que eu saiba, há dois gerenciadores de pacotes para o Slack que fazem isso: slapt-get e swaret.

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 18/07/2009 - 23:51h

A vantagem do Slackpkg é que ele facilita a atualização do sistema, além de facilitar a remoção de pacotes não oficiais, ele procura por pacotes nos repositórios, no sistema etc... enfim, automatiza a manutenção do sistema, porém, sem usar pacotes de terceiros.

Mesmo que não resolva dependência, se o usuário não utilizar pacotes de terceiros, não sentirá falta de dependências, pois o sistema atualizará todos os pacotes e o Slackware Full vem com todas as dependências para os seus aplicativos resolvidas. O problema surge quando se tenta instalar algo "de fora".

Ficou mais fácil manter o sistema na versão Current, por exemplo, sem ter que baixar manualmente os pacotes um por um. O Slackpkg faz tudo o que os gerenciadores normalmente fazem, mas com duas características que podem não agradar: não resolve dependência e só utiliza repositórios oficiais (não é possível adicionar repositórios de terceiros no Slackpkg).

Mas se o usuário costuma usar pacotes de terceiros, ele provavelmente continuará usando o Slapt-get ou o Swaret em conjunto com o Slackpkg.

Na verdade esse gerenciador só agradou mais a quem gosta de manter o sistema puro. Quem gosta de usar muitas aplicações GTK, por exemplo, não abandonará o Slapt-get. Infelizmente, para uso doméstico, quase sempre é necessário baixar algo que não está nos repositórios oficiais... Mas se o usuário usa KDE, provavelmente não precisará já que no Slack o KDE é completo. Mas aplicações GTK ficam um tanto a desejar...

[6] Comentário enviado por dbahiaz em 19/07/2009 - 01:39h

Posso estar enganado, mais esse papo de que slackware não é para iniciante se tornou um "mito" tão grande que chega a prejudicar essa distro fantastica, logico que não precisa ser um ubuntu da vida, mais no meu ponto de vista ela deveria se modernizar, e se tornar uma distro ao alcanse de todos, não digo mudar a sua essencia, mais mudar seu modo de ver o mundo moderno!! Se tudo evolui, porque o slackware não pode?

[7] Comentário enviado por edson_spbr em 19/07/2009 - 09:56h

Ubuntu = Windows Vista ou XP
Slack = Windows Server

[8] Comentário enviado por petslack em 19/07/2009 - 09:58h

Como o amigo xerxeslins disse, o slackpkg não resolve dependências, e realmente nem quer ter essa função, pois sua filosofia é como a do próprio Slack, K.I.S.S., para isso quem quiser resolver dependências pode usar o Slapt-get e o Swaret (gosto é gosto né!). Acho que slacker realmente não quer resolução de dependências, e nem quer que o Slack seja "moderno", mas sim que seja o mais simples, estável e seguro possível.
Slackpkg é uma ótima ferramenta, e ainda desenvolvida por um brasileiro!!!. E para quem quiser mais pacotes, não oficiais que não são suportados pelo slackpkg, pode usar outras ferramentas como o sbopkg.

[9] Comentário enviado por edersonhonorato em 19/07/2009 - 13:34h

O slackpkg foi uma idéia do PiterPunk(Roberto Freires Batista) para facilitar a vida de usuários novos do slackware, facilitando a instalação de pacotes no sistema. Vale dizer que essa ferramenta surgiu antes no slackware do que o slapt-get e swaret.

É uma ótima ferramenta de gerenciamento de pacotes ainda mais por ter sido criada pelo "Cara" do slackware.

Muito bom artigo, só faltou falar do guru PiterPunk.

T+

[10] Comentário enviado por xerxeslins em 19/07/2009 - 18:11h

Amigos,

há um artigo do próprio criador do Slackpkg onde ele fala um pouco sobre história e a utilização desse gerenciador:

http://piterpunk.info02.com.br/artigos/tutorial-slackpkg.html

abraço


[11] Comentário enviado por drakula em 20/07/2009 - 07:46h

Ainda existem dois projetos que não estão maduros e ambos são semelhantes ao portage do Gentoo segue o link dos dois projetos

Porpkg http://portpkg.berlios.de/

Emerde http://emerde.freaknet.org/

[12] Comentário enviado por volcom em 20/07/2009 - 09:20h

Legal que os "amantes" do Slack se rendam a algumas facilidades do nosso querido Debian!!!

Isso me encoraja ainda mais a utilizar o Slackware...e mostra que cada vez mais as distribuições estão deixando de lado o modo "na unha" e partindo para as facilidades que devem firmar o Linux ainda mais no mercado!

Abraço e parabéns!

[13] Comentário enviado por removido em 20/07/2009 - 09:46h

ótimo artigo

[14] Comentário enviado por Lisandro em 20/07/2009 - 14:34h

Já usava o Slackpkg antes, o Piter Punk fez um bom trabalho.

[15] Comentário enviado por removido em 21/07/2009 - 22:02h

Viva ao Piter Punk! \o/

[16] Comentário enviado por removido em 06/08/2009 - 11:45h

ótimo artigo [2]




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts