Os usuários que buscam estabilidade em seus computadores, costumam inicialmente buscar distribuições
Linux que possuem similaridade com o Windows. Por outro lado, algo que ainda continua afastando os iniciantes é a sensação de que o pinguim seja complexo e difícil de ser utilizado.
Uma das distribuições que está já faz um bom tempo tentando mudar este cenário, é a conhecida
Ubuntu, que graças aos seus recursos e sua popularidade, possui outros sistemas baseados nele, como o
Pop!_OS, que chegou faz pouco tempo e já possui computadores vendidos com ele pré-instalado. Ao observar no site da
DistroWatch, essa distribuição está no início do Ranking de Acesso fazem mais de 12 meses!
A seguir, conheça um pouco mais sobre a distribuição
Pop!_OS e quais as suas diferenças em relação ao Ubuntu.
Requisitos mínimos e download
Da mesma forma que o Ubuntu, para funcionar o Pop!_OS requer que o computador de seus usuários tenha um processador 64 bits. Outro ponto é que recomenda-se possuir no mínimo 2 GB de memória RAM e 16 GB de espaço para armazenamento no disco rígido.
A primeira diferença entre os dois sistemas, fica a forma pela qual o download do Pop!_OS é disponibilizado. A distribuição possui duas imagens disponíveis, que são: Intel/AMD ou NVIDIA. Desta forma, é necessário escolher a imagem certa de acordo com a sua placa de vídeo, sendo que os usuários das placas de vídeo da NVIDIA possuem uma imagem com os driver embutidos.
Instalação do sistema
A instalação de uma distribuição Linux deixou de ser um processo complexo faz muito tempo, e o querido Pop!_OS, embora leve o Ubuntu como base, deixou este processo bem mais prático. Desta forma, a instalação dele possui um apelo visual maior e as informações do que está sendo configurado acabam sendo mais claras.
Durante o processo de instalação, o Pop!_OS deixa os dados armazenados na máquina criptografados por padrão, fazendo com que seus arquivos sejam protegidos por senha. Este processo também pode ser realizado na distribuição Ubuntu, embora não venha habilitado nativamente, sendo necessário que ele seja realizado posteriormente de forma manual.
Recursos de reparação
Um dos recursos interessantes e exclusivos no Pop!_OS, fica no fato dele destinar uma partição de recuperação do sistema, similar àquelas vistas em notebooks, ou máquina pré-montadas de determinadas marcas. Assim, o usuário final tenha algum problema com seu sistema, basta usar esta função para restaurá-lo!
Embora este seja um recurso muito útil, ele pode não agradar a usuários que tenham pouco espaço em disco, com armazenamentos SSD de 32GB (ou 64GB), já que o Pop!_OS acaba automaticamente criando uma cópia de sua instalação, que ocupa o mesmo espaço dos arquivos originais.
Diferenças no ambiente gráfico
As duas distribuições, Ubuntu e Pop!_OS, trazem o Gnome como o seu ambiente gráfico por padrão, embora quem utilizar o Pop!_OS poderá sentir falta do Dock, que marca presença na área de trabalho do Ubuntu. Outra mudança que costuma ser notada em relação ao visual, fica por conta do tema adotado, possuindo cores e ícones diferentes, com cores mais clássicas.
Nota-se também mais uma diferença visual que deve agradar, relativa aos ícones dos aplicativos do sistema, como o do gerenciador de arquivos, sendo adotado tons da cor azul e desenhos diferentes do que é visto tradicionalmente no Ubuntu.
Instalação de softwares e loja de aplicativos
Embora leve como base a distribuição Ubuntu, a instalação dos aplicativos no Pop!_OS é um pouco diferente, mais agradável. Para instalar programas a partir da extensão ".deb", o processo executado é gráfico e bem prático, sendo que a interface é diferente da que é vista no Ubuntu, ou em versões derivadas, como no Linux Mint.
Mais uma diferença agradável fica por conta da loja de aplicativos, que não é a mesma do Ubuntu. Neste caso, a loja do Pop!_OS é a mesma vista no Elementary OS, sendo que ela traz uma boa variedade de aplicativos em seu acervo.
Na questão relativa à instalação de aplicativos, devemos ressaltar que o Pop!_OS não vem com o Snap pré-instalado, como acontece no Ubuntu. Portanto, se o usuário final utiliza o Snap para instalar aplicativos, será necessário fazer a instalação manualmente.
Tiling/Tiled no Pop!_OS
Um recurso que me chamou a atenção, foi a extensão Tile Windows, que foi pensado depois de algumas pesquisas com os usuários. Segundo essas pesquisas, os usuários tinham o i3WM como um gerenciador secundário para ter mais produtividade. Então a System76 que produz o Pop!_OS, implementou essa funcionalidade, sem que o usuário precisasse sair do Gnome!
Ambiente de desenvolvimento de software
Costumo desenvolver software utilizando as linguagens de programação Java, PHP e Python, além de banco de dados como MySQL, MariaDB, PostgreSQL e Oracle. Utilizo o VSCODE em diversos momentos, mas no dia a dia, prefiro as IDEs disponibilizadas pela JetBrains. Para o Java, utilizo o IntelliJ IDEA, para o Python o PyCharm, para o PHP o PhpStorm e, finalmente, para os bancos de dados, o DataGrip.
A instalação foi realizada rapidamente pela loja de aplicativos do Pop!_OS, sendo que meu ambiente de desenvolvimento ficou pronto em poucos minutos.
Websites de apoio
Pop!_OS By System76:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.
Conclusão
O Pop!_OS se mostra uma boa opção para quem está começando no mundo do Linux, contando com as ferramentas mais essenciais para o dia-a-dia. A sua utilização é bem simples, sendo que ele utilizando uma versão mais pura do Gnome, acaba ficando mais leve e consumindo pouca memória RAM, dentre outros recursos do sistema.
E você, já utilizou o Pop!_OS?