Dicas sobre otimização do sistema
Independente da distro que você escolher para usar, mesmo sendo voltada para hardwares antigos, ainda é possível desativar funções desnecessárias visando aumentar o desempenho.
1 - Antes de mergulhar nos manuais e fóruns da distro escolhida procurando comandos para desativar serviços e melhorar o desempenho, comece na BIOS do seu PC, entre na seção de dispositivos integrados e desative tudo o que não for usar.
Exemplo: Portas Com , LPT, IR entre outras, claro isso se realmente não for usar, se a maquina usa mouse serial você não pode desativar a porta COM1, porém muitas placas-mãe possuem IR (infra-vermelho) entre outros dispositivos que não iremos utilizar portanto desative o que for desnecessário.
Agora você me pergunta: "porque?"
Simples quanto menos hardware desnecessário, mais rápido o sistema irá bootar (iniciar) pois não perderá tempo reconhecendo dispositivos que não iremos utilizar, alguns usuários mais experientes dizem que é mito que não altera ou que é mínima a diferença, mas isso em maquinas atuais pode ser verdade mas em maquinas antigas faz muita diferença.
2 - Pesquise quais serviços estão rodando e desative o que não for usar.
Exemplo: Se for usar apenas para navegar sem imprimir e ou acessar arquivos em uma rede, pode liberar memória desativando serviços como
Cups,
Samba,
Nfs, além de outros como
Cron (agendador de tarefas), até mesmo visando desempenho desativo serviços de logs entre outros, pois cada Kbyte faz diferença.
Caso esteja instalando em um notebook possivelmente a bateria não segura mais carga portanto pode desativar também serviços de monitoramento de bateria e até mesmo
ACPI.
3 - Procure usar programas leves, ao invés de usar o
Firefox por exemplo que é extremamente pesado, use o
Midori que é completo e leve, existem outros navegadores alguns até mais leves porém sem suporte às páginas mais atuais.
O mais importante é não se prender em softwares padrão pois por serem voltados para equipamentos atuais consomem muito do sistema.
4 - Evite estética, animações janelas com efeitos etc, além de consumirem muito do equipamento é totalmente desnecessário, claro que é possível ter um Desktop bonito mas sempre com simplicidade, lembre-se que o hardware é antigo e os sistemas da época eram simples e sem muitos enfeites.
5-
Lilo ou
Grub ?
O Lilo foi o gerenciador de boot padrão durante muito tempo, porém hoje já vem perdendo espaço pro Grub, não só pela sua melhor aparência, mas também pela maior facilidade em configurá-lo.
Mas em máquinas mais modestas você não irá querer perder tempo, na minha opinião a tela de boot é tão trivial que o Lilo faz o melhor papel em maquinas antigas e também é possível personalizar com temas e firulas, mas como o foco é desempenho e não estética, e creio que não irá usar dual boot não tem porque enfeitar uma tela que irá aparecer por poucos segundos apenas.
Dicas sobre desempenho em hardwares antigos
Independente do processador e quantidade de memória, o que mais afeta o desempenho do sistema em geral é o HD, por ser um dispositivo mecânico o desgaste é visível, além de muitas vezes apresentar problemas, seguem algumas dicas de como melhorar o desempenho.
1 - Sistema de arquivos:
De nada adianta você instalar uma distro do zero personalizando com gerenciador de janelas leve e programas leves, se você instalar o sistema em uma partição com sistema de arquivos que consuma mais recursos que sua maquina possua, aos iniciantes recomendo que leiam alguns artigos que explicam a diferença sobre os sistemas de arquivos:
Não vou explanar sobre qual sistema de arquivos é melhor ou pior, apenas vou descrever as diferenças de desempenho que notei na prática.
Ext2, apesar de ultrapassado e não possuir journaling roda bem, mas não é a melhor opção pois se o HD for muito antigo dependendo do uso pode vir a corromper dados e danificar o sistema justamente por não possuir journaling, requerendo uma maior manutenção preventiva.
ReiserFs,
Ext3 e
Ext4, totalmente fora de questão para usar em maquinas antigas, principalmente se forem HD's mais antigos 10Gb ou menos, pois além do acesso ao disco ser lento irá consumir muito do sistema causando lentidão.
Xfs, apesar de não ser um sistema inicialmente desenvolvido para Desktops, roda bem melhor que os outros sistemas de arquivos citados, além de possuir journaling, porém tudo tem um preço, ele faz o cache do disco na RAM o que para rodar satisfatoriamente recomendo máquinas com 256Mb de RAM ou mais se for usar distros como Zenwalk, ou instalar distros personalizadas. Notei uma diferença de mais de 20% no desempenho comparado com os outros sistemas de arquivos, usando a mesma distro e mesma configuração.
Como citei o HD é parte crucial para melhor desempenho do sistema, se o HD do seu PC Antigo estiver apresentando problemas, recomendo que troque, mas se não quiser gastar existe a possibilidade de rodar o sistema a partir de um CD e/ou pendrive.
Existem opções de memórias flash e leitores de cartão para usar no barramento IDE porém com tamanhos reduzidos e um custo muito maior, se a intenção é economizar o pendrive é uma boa alternativa.
Segue o link de alguns tipos de adaptadores Flash/Ide:
Esse tipo de adaptador é geralmente usado em sistemas embarcados, roteadores e sistemas que não necessitem de grande quantidade de armazenamento.
2 - Estado de conservação do hardware:
Outro fator que afeta o desempenho causando até travamentos é o estado de conservação do equipamento, tais como sujeira, ferrugem, oxidação de componentes, o ideal é sempre desmontar e limpar todos os componentes antes de começar a instalar, efetuar testes na fonte de alimentação para certificar que a mesma está funcionando com as voltagens corretas.
No caso de notebooks, os principais cuidados devem ser com relação a bateria pois como o equipamento tem tempo de fabricação é possível que a mesma não segure mais carga, portanto recomendo que retire a bateria ao ligar direto na tomada.
Se tiver mais conhecimento é interessante desmontar o equipamento para limpar a poeira acumulada que causa aquecimento e problemas diversos.
As velhas dicas de limpar contatos dos pentes de memória, pincel nos conectores PCI/ISA, se disponível um compressor é muito útil, apenas cuidado após "bater o ar" certifique-se que o ar sai seco sem umidade, pois pode causar curtos na placa mãe.
Ferramentas, soluções e considerações finais
Reaproveitar um computador é uma excelente oportunidade de aprender mais sobre o sistema, mas é claro que irão aparecer algumas dificuldades que podem desanimar mas cito agora as dificuldades que encontrei com vários equipamentos e as soluções e ferramentas usadas para contornar o problema.
Computador sem unidade de CD-ROM sem possibilidade de boot por CD:
Existem opções de criar um disquete de boot para isso, mas depois de algum uso o disquete começa a apresentar desgaste, recomendo uma distro feita especialmente para isso o
Plop Boot Manager (
http://www.plop.at/en/bootmanager.html) que permite boot a partir de USB, CD-ROM mesmo em maquinas que não tenham suporte na placa mãe além de ser fácil de usar tanto como Live-CD como instalado no HD.
Essa Distro-Ferramenta quebra o maior galho nesse caso, eu uso ele bootando via rede através de boot
PXE, caso queira saber mais sobre PXE recomendo que leia esses links:
Para usuários do Windows:
Bootando via rede é possível rodar muitas distros minimalistas no modo live sem a necessidade de HD ou CD-ROM, no mesmo modo de terminal leve.
Conclusão
Resolvi escrever este artigo devido os artigos disponíveis tanto aqui no VOL como na internet terem sido escrito há mais de 2 anos, portanto sem citar as novas distros que saíram nesse meio tempo e também para comentar as minhas experiências práticas sobre o assunto, espero que sirva de incentivo para os amigos da comunidade, comentem.
Referências e Inspirações para este Artigo