Instalando o Debian Etch sem o Gnome

Por padrão o Debian Etch vem acompanhado do Gnome como gerenciador de janelas. Este artigo é direcionado para aqueles que curtem o KDE e querem uma instalação limpa do Debian Etch já com o KDE.

[ Hits: 39.277 ]

Por: Valério Dias em 02/10/2007


Instalando o KDE sem o Gnome - instalando o KDE



Você pode usar tanto o aptitude quanto o apt-get, no meu caso eu usei o aptitude, que gerencia melhor as dependências. Na verdade o aptitude faz o download de todos os pacotes relacionados ao pacote-base, ou seja, enquanto que no apt-get ele baixa os pacotes necessários, mas recomenda ou sugere o download de pacotes associados, no aptitude são instalados os pacotes necessários, sugeridos e recomendados incondicionalmente, o que irá gerá um volume de arquivos maior e exigirá mais espaço em disco, portanto fica aí a escolha entre usar o apt-get (modo "econômico") ou o aptitude (modo "beberrão" :-P). No caso de desejar um KDE completo com suporte ao português do Brasil incluído digite:

# aptitude install kde kde-i18n-ptbr

Se preferir um KDE "light" digite:

# aptitude install kdebase kde-i18n-ptbr

Cabe agora uma explicação: se você iniciou a instalação usando o DVD/CD, ele será necessário nesta etapa. No caso de ter optado por utilizar um espelho de rede durante a instalação, o aptitude fará o download de arquivos complementares e/ou atualizados em relação ao software contido no DVD/CDs, mas o grosso da instalação será feita mesmo pelo DVD/CDs.

No caso dos usuários do CD netinst, a escolha do espelho de rede é desejável, já que o CD netinst só contém o software básico, os demais pacotes serão disponibilizados via Internet. Um sistema Debian instalado pelo CD NetInst será montado basicamente através dos repositórios do apt-get/aptitude/synaptic ou pela adição de qualquer das mídias de instalação do Debian acrescentadas mais tarde no /etc/sources.list.

Para as instalações feitas via DVD/CDs, será feito um download de uns 80MB, o resto dos arquivos serão obtidos do DVD/CDs, no caso da instalação netinst, por baixo uns 250-300MB de arquivos serão baixados.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando o KDE numa base já estabelecida do Debian
   3. Instalando o KDE sem o Gnome - mídias necessárias
   4. Instalando o KDE sem o Gnome - instalando o sistema-base do Debian
   5. Instalando o KDE sem o Gnome - instalando o KDE
   6. Configurando o servidor gráfico
   7. Finalizando
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Configuração manual dos ponteiros do mouse

Slackware descomplicado para iniciantes

Instalando Debian Lenny no laptop Lenovo ThinKPad SL400

Linux Terminal Server - LTS

Nagios - Configurando níveis de acesso e autenticação centralizada no Active Directory

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mortanaz em 02/10/2007 - 08:24h

no site www.debian.org tem opção para baixar o cd1 do debian com o KDE, e é bem enxuto.... e tão facil de instalar quanto gnome..

[2] Comentário enviado por lipecys em 02/10/2007 - 08:31h

Valew a dica, muito bom..........

[3] Comentário enviado por removido em 02/10/2007 - 15:29h

Já foi para os meus favoritos.

sniper!

[4] Comentário enviado por dbahiaz em 02/10/2007 - 23:07h

Ola Milk2Can, tudo bom, eu tenho uma dúvida quanto ao uso do apt, veja, vc usou o aptitude e apt-get no artigo, ja li em alguns lugares e aqui mesmo no vol, que o uso do apt-get no debian etch poderia quebrar o sistema,pois, a propria equipe do debian recomenda o uso do aptitude, isso procede? E pq não usou um como padrão, pelo que ja li, eles resolvem pedências de maneira diferente, abraço e agradeço se poder me tirar essa duvida.

[5] Comentário enviado por flpe007 em 03/10/2007 - 09:31h

Muito Bom!!!
é uma baita mão na roda!!!
parabéns!!!

[6] Comentário enviado por milk2can em 03/10/2007 - 19:07h

Opa, então...

Em primeiro lugar quero agradecer pelos comentários.

dbahiaz, não sou um usuário avançado de Linux tal como sou de Windows, mas pelo que eu já li a respeito do apt-get, quando você o usa para instalar pacotes mantendo os repositórios em Stable, a quebra do sistema é rara. Por exemplo o Kurumin era sempre baseado nas versões Testing do Debian e um simples apt-get upgrade ou dist-upgrade era uma questão de loteria, eu mesmo já tive problemas em rodar um dist-upgrade nas versões anteriores ao 7. A partir do Kurumin 7 o sistema passou a se "espelhar" no Stable atual, ou seja, o Debian Etch, então a chance de quebra do sistema pelo uso do apt-get no Kurumin/Debian Etch é mínima. Pelo menos no Etch o apt-get nunca quebrou o sistema.

No tutorial eu usei o aptitude, mas deixei claro que o uso do apt-get também caberia ao caso. De fato reconheço que fui um pouco imprudente em ter usado no texto o aptitude ao invés do sempre padrão apt-get, apesar de que o apt-get instala apenas os pacotes necessários para que um determinado programa funcione, enquanto que o aptitude instala o "kit" completo do programa, instalando também pacotes que no apt-get seriam considerados como SUGERIDOS e RECOMENDADOS.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts