Algumas pessoas gostam de deixar sua distribuição bonita, já outros gostam do fator tradicional-rústico em seu sistema. Esse artigo irá explicar como colocar o
bootsplash na inicialização do seu sistema
Slackware.
Bootsplash nada mais é do que uma inicialização em modo gráfico, ou seja, retira àquela tela preta cheia de processos, que para muitos (geralmente aqueles que nunca tiveram contato com o
Linux) se torna assustadora.
Infelizmente as coisas não são tão simples como se parece, mas ao mesmo tempo não é tão difícil, só basta um pouco de paciência.
Para colocarmos o bootsplash, primeiro temos que baixá-lo pelo endereço:
Isso aí é um patch que será adicionado em seu kernel, ele vale tanto para as versões 2.6.17.13 como a 2.6.18. Ele é pequeno, só tem 80 kb.
Para fazer a instalação do patch no kernel, é necessário que você tenha instalado a source, mas partindo do princípio que a source está instalada e que o usuário esteja como root, então copie o patch para o diretório /usr/src/linux e execute o comando:
# patch -p1 < bootsplash-3.1.6-2.6.18.diff
Pronto, o patch está copiado, agora falta compilar o kernel para que o mesmo habilite a opção de bootsplash, mas para isso é necessário a ativação de algumas opções no kernel, e para isso o usuário terá que entender como é feito a compilação do mesmo.
Como esse artigo tem como escopo a explicação de como ativar o bootsplash no sistema, a parte de compilação do kernel ficará sobre a responsabilidade de outro artigo:
Após ter executado o "make menuconfig" ou "make xconfig", procure a opção DEVICE DRIVER > BLOCK DEVICE. Lá embaixo tem a opção RAM DISK SUPPORT e "Initial RAM filesystem and RAM disk (initramfs/initrd) support", por padrão elas já estão habilitadas, mas não custa nada dá uma olhada;
Agora vá para DEVICE DRIVER > Graphics support e "Ative o suporte a Framebuffer VESA no kernel e coloque o Framebuffer VGA da sua placa como módulos" (FAZZI, Marcus. 2004);
Ainda em device driver, vá para Graphics support > Console display driver support e "Ative o VGA text console e o Framebuffer Console support, com as opções exibidas abaixo" (FAZZI, Marcus. 2004);
Logo abaixo de "Console display driver support" está marcada a opção "Bootup logo" dentro de Logo configuration, mas essa opção é para estar desativada, e no kernel, ela está ativada;
E para finalizar a implantação do bootsplash no kernel, selecione a opção "Bootup splash screen", que está dentro de Bootsplash configuration;
Agora compile o kernel.
Depois de compilado, baixe o programa:
e instale com o comando installpkg.
Se o usuário der um "ls /etc/bootsplash/themes/", perceberá que existem dois temas. Para ver qual se adequa ao gosto do usuário, entre no diretório de qualquer tema, vá na pasta images e veja a imagem do bootsplash que será mostrada na inicialização.
Depois de escolhida qual splash será inicializada com o sistema, como root, faça:
# splash -s -f /etc/bootsplash/themes/TEMA ESCOLHIDO/config/bootsplash-1024x768.cfg >> /boot/TEMA ESCOLHIDO.splash
Esse comando cria o splash. Agora adicione o seu splash ao lilo, para que o mesmo, possa ativá-lo no boot. Para adicioná-lo edite o arquivo /etc/lilo.conf, e insira o argumento "initrd=/boot/TEMA ESCOLHIDO.splash" abaixo de image="/boot/bzImage", veja um exemplo: