Nesse artigo não vou dar explicações de o que é RAID ou como funciona, considero que quem busca um artigo desse já procura esta solução. Aqui mesmo no VOL já existem diversos artigos explicando funcionamento de RAIDs em diversos níveis.
Devemos iniciar estas configurações antes mesmo de iniciar o setup de instalação do Slackware. Iniciamos o boot com o CD ou DVD do Slackware. No prompt de comando, a primeira operação será particionar os discos.
Vamos as seguintes considerações:
Não há importância dos DISCOS serem de tamanhos diferentes, desde que as partições do RAID sejam EXATAMENTE DO MESMO TAMANHO.
Neste artigo vou considerar que é um sistema de alto desempenho e não pode parar, por isso o RAID 1 será para todas as partições, com exceção para a SWAP.
Considerando 2 discos de tamanho 80 GB e do tipo SATA (mas do mesmo modo funcionaria para discos IDE, somente alterando de "sd" para "hd" as instruções).
Vamos considerar também que os discos SATAs estejam ligados na 1º e 2º porta de conexão SATA, sendo "sda e sdb" respectivamente.
[1] Comentário enviado por sombriks em 31/08/2007 - 04:18h
Muito legal o artigo!
Tenho uns três hd's cheios de partições e hoje vi que isso não é tão bom.
São IDE's, de 40, 80 e 120; vc acha que um raid 0 me daria um espaço mais legal? Tipo, no raid1 as partições tem q ter o mesmo tamanho, mas e no raid0? qual a flexibilidade?
[2] Comentário enviado por emborsatti em 31/08/2007 - 10:44h
Claro, que se você quer maximizar espaço, ter ganho de escala o raid 0 pode resolver seu problema, mas não te dá confiabilidade. Se qualquer um dos HD's falhar, haverá falha de integridade do arquivo. Você deve analisar se o que quer é só espaço ou espaço e confiabilidade, que é o que eu prezaria.
[4] Comentário enviado por adrianoturbo em 31/08/2007 - 15:14h
Comentário enviado por emborsatti em 31/08/2007 - 10:44h:
"Claro, que se você quer maximizar espaço, ter ganho de escala o raid 0 pode resolver seu problema, mas não te dá confiabilidade. Se qualquer um dos HD's falhar, haverá falha de integridade do arquivo. Você deve analisar se o que quer é só espaço ou espaço e confiabilidade, que é o que eu prezaria. "
Brother acontece que Raid trabalha com espelhamento de discos,ou seja ,se algum disco falhar o outro assume deste modo dar confiabilidade e integridade entre discos .
[5] Comentário enviado por emborsatti em 31/08/2007 - 20:43h
Certo Adriano por padrão sim, esse é o significado do RAID, mas depende do nível do raid, no caso o RAID 0 ele junta os discos para tabalhar como se fosse um só, e não faz redundância. Ele cria um "disco virtual" somando todos os discos que forem adicionados.
[6] Comentário enviado por emborsatti em 01/09/2007 - 12:25h
Felipe, sou usuário ativo no slackware, não uso muito o debian. Mas andei lendo e verifiquei, e o debian 4.0 usa também o "mdadm", então deve funcionar normalmente.
[14] Comentário enviado por evertton_ps em 29/04/2008 - 16:30h
Caro emborsatt, primeiramente parabens pelo artigo!
Vei, já fiz esse raid umas quatro vezes, e também implementei o lilo com a opção que nosso Emerson postou "raid-extra-boot = mbr-only", e em todas deram certo, bootavam sem um dos HD's e também não travavam mesmo após interromper um dos HD's, só que peguei um servidor Supermicro, com dois sata Barracuda, que o raid não passa nos testes, pios sem o HD sdb, boota e não trava, porém sem o sda, não boota e da kernel panic se interrompo com a máquina ligada.
[15] Comentário enviado por evertton_ps em 07/05/2008 - 12:38h
Eh ai Emborsatti, referente ao meu comentário anterior, o problema não estava na máquina "Supermicro" e sim a placa mae X7DBE, e para resolver o problema basta ir na bios e habilitar a controladora raid intel.
Agora surgiu outro probleminha, por exemplo, tenho sda e sdb no meu raid, ai uma das unidades deu problema, e quanto inserir outro hd para incluir no meu raid, ele não reconhece como a unidade que ficou inativa, era sda, quanto inserir o novo hd não vai reconhecer como sda e sim como sdc, isso sem reininciar a máquina, lógico que se eu reininciar a máquina, ele reconhece como a unidade que está faltando no caso sda, a minha pergunta é a seguinte: sabe alguma forma de reconhecer o novo hd como a unidade que ficou inativa "sda" sem reininciar o pc?
[16] Comentário enviado por doldan em 18/10/2008 - 06:16h
Bom dia Emborsatti, fiz essa configuração no slack 12.1 mas não consegui instalar o referido sistema, me deu erro de não encontrar uma partição / para instalar o sistema, o mesmo que ocorria no debian e me levou a tentar o slack, após ter lido teu artigo, no fim retornei ao debian e estou usando outra dica daqui do vol, que é clonar o sda no sdb com o "dd", sabe o que pode ter acontecido na minha instalação, segui passo a passo o teu artigo e não deu, preferia ter um raid funcinando ao invés de cópia por dd, preciso é de clone da partição / pelas configurações de meu servidor que são muito peculiares e demoradas de refazer em caso de pane, conforme já me ocorreu e ainda estou refazendo.
[17] Comentário enviado por apileofshit em 18/02/2009 - 18:21h
bom, vc simplesmente me salvou, eu uso slack. achei varios artigos mais nem um deu certo, eu instalava o raidtools, mais quando colocava, mkraid ou lsraid nao funfava, vc simplesmente me ajudou 100%
e me salvo na empresa onde estou. valeu valeu valeu continue assim :)
[18] Comentário enviado por apileofshit em 01/04/2009 - 16:23h
ps; eu fiz o raid com o sistema ja montado, sda1 reiser, sda2 swap sda3 FD RAID AUTO DETECTED, no hdb eu coloquei o sdb3 o FD com o mesmo tamanho do sda3, ficou sda3 e sdb3 com tamanhos iguais e FD iguais.
[20] Comentário enviado por lcarlos_ctba em 09/03/2010 - 10:22h
Bom dia Emerson.
Gostaria de tirar uma dúvida. Meu Raid 1 está funcionando perfeito. Consiigo verificar o sincronismo no momento em que simulo uma falha e substituo o disco. Porém, quando desligo ou reinicio a máquina, surge um alerta de falha: Stoping Array MD1 - Failed (Busy). Mesmo com o erro, ele desliga e reinicia. Isso é normal? Outra coisa é quando ligamos novamente a máquina, durante as mensagens de inicialização, eis que surge um bendito Unable to find swap-space signature - failed. Porém, a máquina liga normalmente e podemos constatar que o raid está funcionando perfeitamente. O que pode estar acontecendo?
[22] Comentário enviado por antonio_claudio em 23/06/2010 - 22:19h
Tira um dúvida.
Depois de executar, mdadm --create /dev/md0 --level=1 --raid-devices=2 /dev/sd[ab]1,
teria que formatar /dev/md0 ? Vi em outros artigos mesmo no VOL, que alguns formatam
dev/md0 outros não ?