Instalação personalizada com Debian

O objetivo é a instalação de um conjunto mínimo de pacotes a fim de obter um desktop leve, contendo apenas o necessário.

[ Hits: 46.285 ]

Por: Perfil removido em 27/06/2006


Seqüência de instalação do desktop



Logo após o termino da instalação do "Perfil Servidor de Impressão", o sistema mostrará a tela de login do shell, logue-se como root e proceda a instalação dos seguintes pacotes:

c) Seqüência de instalação:

apt-get install nome_do_pacote
  • x-window-system : É o daemon do servidor X, roda por traz das interfaces gráficas;
  • kdebase : Núcleo do sistema KDE. Optou-se pelo uso do KDE em detrimento ao Gnome ou outros gerenciadores devido a sua maior flexibilidade de programação e alto nível de personalização, assim como sua maior integração com o sistema LTSP.
  • kdm : KDE Display Mananger, é a interface gráfica para login default do ambiente KDE. Optou-se pelo uso do KDM em detrimento ao GDM (Gnome) e ao XDM (xfce) pela sua integração ao KDE e sua simplicidade de configuração pela edição do arquivo /etc/kde3/kdm/kdmrc.

A partir daqui já seria possível usar o comando "startx" para levantar o X, porém optou-se pela instalação de pelo menos mais 3 pacotes para facilitar a vida dos administradores:
  • synaptic : Front-end (interface gráfica) para o programa apt-get, que além de ser muito mais amigável, também fornece uma lista dos pacotes disponíveis nos diversos repositórios e uma descrição sumária de cada um deles.
  • kde-i18n-ptbr : Pacote responsável pela customização do KDE ao usuário brasileiro.
  • vim : VI "Melhorado", adiciona várias funcionalidades ao editor "vi" tradicional e torna muito mais simples a edição.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Porque uma instalação personalizada
   2. Particionamento do HD
   3. Seqüência de instalação do desktop
   4. Levantando a rede
   5. Adicionando repositórios
   6. KDM permitindo root login
   7. Pacotes Adicionais
Outros artigos deste autor

Instalação do Squid com autenticação NTLM e Kerberos

FreeRADIUS - Noções básicas - Parte III

USB-ZIP - Emulando Zip Drive em Pendrive

Construindo um portscanner TCP com Python

Clonezilla - Servidor de imagens (Parte II)

Leitura recomendada

Resolvendo problemas na rede do Slackware

Mosix - Instalação e configuração de um cluster de balanceamento de carga

[Finalmente] Movendo o lançador Unity para o fundo da tela

Habilitar ou criar um serviço para as distribuições Ubuntu 16 ou superior

Configurando o CACIC (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 28/06/2006 - 12:59h

E se vc não quiser baixar as 3 isos, pode baixar a versão mínima (180 mb) ou netcard (40mb). Eu fiz a instalação mínima, depois baixei o gnome e demais aplicativos pelo apt. Para quem tem banda larga é uma boa, em uma hora já está com o sistema pronto pra uso!

[2] Comentário enviado por removido em 30/06/2006 - 15:09h

Ótimo artigo!

[3] Comentário enviado por removido em 15/07/2006 - 00:56h

otimo artigo, tentei fazer o msm aqui, mais tive alguns problemas, talveis pode me ajudar., minha instalação é para um desktop msm, não marquei nada na seleção de pacotes e deixei apenas a instalação basica do debian, depois disso instalei os demais pacotes q eu precisava e td ok.., so que minha internet não funcionava, parecia estar td funcionando (uso uma conexão a radio) com o comando iwconfig aparecia o essid e td, estava instalada td certinhu, mais qndo tentava abrir alguma pagina o navegador nem tentava carregar e flava q não podia carregar (não me lembro mais a mensagem que ele dava) , ai depois de muitas tentativas eu descobri q instalando apenas os pacotes do "servidor dns" na instalação a internet funcionava, intão deve ser algo que contém nesse pacote que eu preciso pra fazer minha internet funcionar, c vc souber qual é , e puder me ajudar p/ poder instalar o debian mais levi so com o q eu preciso realmente msm, por favor me informe pelo email ricardobae3@gmail.com ... :)

outra coisa q eu gostaria de saber eh sobre o q eh carregado no boot do debian, eu não sei exatament para que serve kd um , mais para um desktop, eu ja percebi q tem algumas coisas q eu não preciso la como akele exim4 q eu ja desabilito sempre agora pq não tem nescessidade pra mim, gostaria de saber pra carregar tb so o q eu preciso..,

obrigado

[4] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 14:15h

Parabens Luiz, muito bacana seu artigo. Poderia me confirmar se as unicas alteracoes no teu artigo para instalar o gnome seriam a troca de kdebase para gnomebase e kdm para gdm?
grato.

[5] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 15:10h

obrigado fgsmail, pelo seu comentário, mas, infelizmente nunca fiz experiências com o gnome sob o debian e como nos tempos precípuos das prescas eras tive problemas com o gdm com o uso do ltsp, nunca mais mexi nisso.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts