A idéia neste ponto seria levantar pelo menos uma interface de rede, da maneira mais "crua" possível, para isso pode-se editar alguns arquivos e reiniciar a rede:
# vi /etc/network/interfaces
(arquivo que contém as definições básicas de rede)
(arquivo que contém o endereço do resolvedor de nomes)
nameserver 10.1.1.1
# /etc/inet.d/networking restart
(reinicia o serviço de rede sem necessidade de reboot)
Caso não se deseje edição de arquivos, pode-se entrar com os comandos via console, mas neste caso os comandos são voláteis, ou seja, após um reboot se faz necessária uma reconfiguração:
# ifconfig eth0 192.168.0.x netmask 255.255.255,0 up
(este comando configura e levanta e 1ª placa de rede)
# ifconfig
(este comando sem parâmetros mostra a configuração das placas de rede)
# route add default gw 192.168.0.1
(este comando adiciona uma rota padrão para saída da rede)
# route
(este comando mostra a tabela de roteamento)
NOTA: não adianta tentar escapar de editar "na mão" o /etc/resolv.conf colocando a linha:
nameserver 10.1.1.1
Para testar a rede, pode-se usar alguns expedientes, tais como o ping para o endereço da máquina ao lado:
# ping 192.168.0.xx
(use Ctrl + C para parar o ping)
Para testar as rotas de saída pode-se pingar para um endereço fora da rede local, (desde que o firewall o permita).
Para testar o resolvedor de nomes, pode-se solicitar a resolução de um nome de domínio conhecido na internet, o que deverá resultar no IP deste endereço:
# nslookup www.algum_site.com.br
O objetivo de se ajustar a rede neste ponto seria permitir ao administrador configurar repositórios externos, além dos CDs de instalação, caso desejasse.
[1] Comentário enviado por removido em 28/06/2006 - 12:59h
E se vc não quiser baixar as 3 isos, pode baixar a versão mínima (180 mb) ou netcard (40mb). Eu fiz a instalação mínima, depois baixei o gnome e demais aplicativos pelo apt. Para quem tem banda larga é uma boa, em uma hora já está com o sistema pronto pra uso!
[3] Comentário enviado por removido em 15/07/2006 - 00:56h
otimo artigo, tentei fazer o msm aqui, mais tive alguns problemas, talveis pode me ajudar., minha instalação é para um desktop msm, não marquei nada na seleção de pacotes e deixei apenas a instalação basica do debian, depois disso instalei os demais pacotes q eu precisava e td ok.., so que minha internet não funcionava, parecia estar td funcionando (uso uma conexão a radio) com o comando iwconfig aparecia o essid e td, estava instalada td certinhu, mais qndo tentava abrir alguma pagina o navegador nem tentava carregar e flava q não podia carregar (não me lembro mais a mensagem que ele dava) , ai depois de muitas tentativas eu descobri q instalando apenas os pacotes do "servidor dns" na instalação a internet funcionava, intão deve ser algo que contém nesse pacote que eu preciso pra fazer minha internet funcionar, c vc souber qual é , e puder me ajudar p/ poder instalar o debian mais levi so com o q eu preciso realmente msm, por favor me informe pelo email ricardobae3@gmail.com ... :)
outra coisa q eu gostaria de saber eh sobre o q eh carregado no boot do debian, eu não sei exatament para que serve kd um , mais para um desktop, eu ja percebi q tem algumas coisas q eu não preciso la como akele exim4 q eu ja desabilito sempre agora pq não tem nescessidade pra mim, gostaria de saber pra carregar tb so o q eu preciso..,
[4] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 14:15h
Parabens Luiz, muito bacana seu artigo. Poderia me confirmar se as unicas alteracoes no teu artigo para instalar o gnome seriam a troca de kdebase para gnomebase e kdm para gdm?
grato.
[5] Comentário enviado por removido em 22/11/2006 - 15:10h
obrigado fgsmail, pelo seu comentário, mas, infelizmente nunca fiz experiências com o gnome sob o debian e como nos tempos precípuos das prescas eras tive problemas com o gdm com o uso do ltsp, nunca mais mexi nisso.