Instalação dual boot UEFI Linux Mint/Ubuntu com Windows 8.1/10

Objetivo: aprender a realizar um dual boot entre Linux e Windows em BIOS UEFI sem que precisemos fazer procedimentos complicados que envolvam usar Boot Repair ou semelhante depois de instalar o Windows.

[ Hits: 186.968 ]

Por: Perfil removido em 03/03/2017


Minha experiência



Numa experiência pessoal, perdi uma noite inteira tentando resolver esse dilema. Sempre perdendo meu querido Ubuntu depois de instalar o Windows, revolvi deixar que o próprio Linux se instalasse. Isso, sabe aquela opção que marcamos de "Apagar disco e instalar"? Aquela que nem enxergamos já que por padrão selecionamos "Opção avançada".

Eu entrei em desespero e usei a opção de apagar o disco e instalar. Mas queria apenas ver o que o espertinho do Tux faria desta vez. Depois instalei o Windows e o Linux permaneceu subindo normalmente. Então analisei pelo Gparted como ele criou suas próprias partições.

Óbvio que não vim aqui sugerir que você prezado leitor, simplesmente clique em "Apagar o disco e instalar" sem entender a magia por trás disso. O objetivo é que aprendamos como fazer isso no braço. E vai se admirar de notar que é mais fácil do que parece.

Configuração do BIOS

Como diria meu amigo Jack, vamos por partes.

Não muito recentemente, tivemos de nos adaptar ao BIOS UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), o que tem sido um pouco trabalhoso pelos problemas que passamos com ele, mas se for analisar de fato esse novo BIOS é vantajoso. Como o modo gráfico dele, sua interação com tabelação GPT no Hard Disk, inicialização rápido e protegida, enfim.

Seguem as configurações do BIOS que deverão estar setadas:

Deixe seu BIOS em UEFI.

Vá para Security e desabilite a opção "secure boot". Esta é uma opção que colocaram para evitar pirataria no sistema do "pobre" Bill. Se não consegue desabilitar esta opção, pode ser que você precise de privilégios administrativos. Então identifique esta opção ou algo semelhante à "Set admin password". Defina uma senha sem esquecê-la pelo amor de Deus. Ao setar a senha deverá desabilitar o "Secure boot" caso não estivesse conseguindo antes. Bora tirar essa senha? Clique em "Change admin password" ou algo semelhante a isso. Coloque a senha antiga, e em nova senha deixe em branco e dê o Enter. Então você desabilitou a senha do BIOS, uffa.

Prepare seu dispositivo inicializável e seu Disco

Vamos ser práticos, utilize uma memória flash, no caso pen drive de no mínimo 4GB.

Lembra que falei sobre discos GPTs? Então, se seu disco ou pen drive não for formatado em tabela GPT seu BIOS simplesmente não reconhecerá seu bootável. Triste demais, mas nosso querido YUMI não tem suporte a UEFI. Ou seja ele formata em MBR e não GPT. Podemos utilizar seu parente "Universal USB Installer" "Rufus" ou outro com suporte a UEFI. Ele formatará em GPT seu pen drive além de preparar arquivos .efi que conseguirão ser reconhecidos e inicializados pelo seu BIOS UEFI. Instale o .ISO de sua preferência do Ubuntu ou Mint, e do Windows.

Vamos só dar uma olhadinha no seu Hard Disk? Inicialize o Linux em live CD e abra o GParted. Certifique-se de que seu disco está em GPT. Note que GPT não é partição, é tabela de partição, é basicamente a base para a criação de futuras partições primárias e lógicas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Minha experiência
   2. Instalação do Linux
Outros artigos deste autor

Instalando fontes true type no Linux via Kcontrol

Um tour pelos programas de gravação de CD/DVD no Linux

Construindo um portscanner TCP com Python

Repositórios, pacotes, o que são?

Instalação de VMWare Server 1.8 em Debian Etch sem segredo

Leitura recomendada

Recuperando arquivos deletados em partições ReiserFS

FAM - Monitorar alteração de arquivos

Aplicações em 32 bits para seu Ubuntu 64 bits (Feisty Fawn)

Criando dispositivos RAID via software no Linux

Usando Sistema de Arquivos BTRFS - Subvolumes, Snapshots e Compactação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 03/03/2017 - 15:18h

Confira os passos:
1- desativar fastboot ou fast startup do w8/w10
2- desativar secure-boot
3- rodar mídia do Linux 64'bits e abrir gparted
4- criar partições UEFI, swap, raiz e home
5- instalar Linux pelo modo avançado

É isso mesmo?
Eu não tenho máquinas UEFI por isso favoritei sua dica
**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/

[2] Comentário enviado por removido em 06/03/2017 - 19:07h

Basicamente sim clodoaldops sintetizou bem.

Lembrando que é apenas 1 partição EFI. E separar a partição home da raiz não é obrigatório.

Obrigado pela atenção! =)

Thiago Silva - Linux Mint 18 Sara - "Sou o que sou pelo que Somos"

[3] Comentário enviado por removido em 06/03/2017 - 22:03h

Thiago, eu tenho uma dúvida: essa partição UEFI fica automaticamente em fat32?
Pergunto pq só vi screenshots do gparted

**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/

[4] Comentário enviado por removido em 06/03/2017 - 22:34h

Olá clodoaldops!

Essa partição EFI fica automaticamente em FAT32 mesmo. Automaticamente ele faz o ponto de montagem em /boot/efi

Não sei se será possível visualizar através do link, clique nele e quando abrir clique denovo para baixar o print mostrando as propriedades da partição.

https://onedrive.live.com/embed?cid=7BFC74CB8A45F267&resid=7BFC74CB8A45F267%2110322&authkey=...

Thiago Silva - Linux Mint 18 Sara - "Sou o que sou pelo que Somos"

[5] Comentário enviado por removido em 07/03/2017 - 09:55h

Obrigado.

**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/

[6] Comentário enviado por pherde em 18/03/2017 - 10:45h

Recentemente fiz um dual boot Windows 10 x Ubuntu 16.04.2, o procedimento (com a instalação original do windows que veio):

1 -> Clonei a iso do ubuntu num pendrive
2 -> Desmarquei o secure boot do modo uefi
3 -> Espetei o pendrive e dei boot pelo uefi nele
4 -> Instalei o Ubuntu (usei modo avançado no particionamento)
5 -> Fim. No reinicio apareceu o grub com Ubuntu e Windows.

Nem me liguei para a tabela GPT. Depois verifiquei e ela estava no pendrive. Só não entendi se essa tabela já estava antes no pendrive (usei o comando dd para escrever no pendrive, eu imagino que ele apague tudo) ou se o ubuntu 16.04 já vem com ela e a insere no pendrive no momento da clonagem.

[7] Comentário enviado por helmar em 21/03/2017 - 11:06h

Thiago... vê se vc me ajuda... eu convenci um amigo a testar o Mint. Porém ele não quer tirar o Windows 8.1. Não consigo desabilitar o Secure Boot. Não existe essa opção. Mesmo "setando" uma senha para o admin não muda nada na BIOS.

O laptop é um ASUS X450L i5, 6GB RAM, 1TB HD.

http://i.imgur.com/067S4ZO.jpg
http://i.imgur.com/USuDFh0.jpg
http://i.imgur.com/BzaJyW6.jpg

A instalação do Linux Mint 18.1 ocorre normalmente mas o sistema inicia o Windows depois e é como se eu não tivesse feito alteração nenhuma no laptop (exceto pelos 300GB que eu usei). Não há opção de Ubuntu no Device Boot Manager. Não mudou absolutamente nada lá.
O que eu faço?

[8] Comentário enviado por removido em 22/03/2017 - 00:15h

Olá Pherde! Realmente a questão do GPT pode passar despercebido quando se trata de máquinas novas com BIOS UEFI ou dependendo do método de criação do pendrive bootável. O BIOS UEFI não inicia discos em MBR, apenas os em tabelação GPT. Mesmo que você formate completamente um disco não notará muito a questão da tabela de partição. A tabela é diferente das partições em si. É provável que seu disco rígido já estava em GPT por padrão visto que sua máquina veio com Windows 10 (a inicialização rápida do Windows só ocorre em UEFI) e seu pendrive ja estava também em GPT. Normalmente quando não está em GPT você logo nota porque seu BIOS nem reconhecerá o dispositivo inicializável a não ser que mude o BIOS para Legacy Bios que será capaz de ler um disco em MBR. Senão me engano a partir da distro Ubuntu 12.04 64bits ele passou a ter suporte para UEFI, então algumas ferramentas de criação de disco inicializável ja cria a distro com arquivos EFI para iniciar normalmente tanto em Legacy BIOS (MBR) como em BIOS UEFI (Discos GPT).

Obrigado pelas observações!!!

[9] Comentário enviado por removido em 22/03/2017 - 00:42h

Olá helmar!

Vamos tentar discernir o motivo do grub não estar subindo. Antes disso aconselho sempre a prevenção para qualquer falha no Windows ou problemas futuros na inicialização dele.

Tenha o backup dos dados bem como da chave do Windows. A chave não vem mais num cartão ou colada na máquina. É um DPK (Digital Product Key) ou seja, está salvo na ROM da Motherboard. Poderá coletar com o software ProductKeyViewer, ou o software RW caso a máquina tenha vindo de fábrica com o Windows e a chave seja OEM gravada digitalmente. Feito isso verifique as seguintes questões:

- Tente iniciar o Mint pelo F12 (ou comando correspondente ao menu de boot de acordo com a máquina).

- A opção secure boot está disponível apenas no BIOS UEFI, já que não possui o secure boot, então certifique-se se está mesmo em UEFI ou em Legacy. Verifiquei as fotos do BIOS. Vocé chegou a mostrar a aba Main, Advanced e Boot. Por favor vá até a aba Security e verifique por lá se encontra o Secure Boot.

- Quando o Secure Boot está habilitado no BIOS UEFI geralmente você não consegue iniciar pendrives. Visto que foi feito até a instalação, é improvável que esteja em UEFI com SECURE BOOT enabled (ativado).

- Na hora da instalação do mint, ele oferece a opção "Instalar ao lado do Windows"?

- Antes de iniciar a instalação, já tentou ir no Windows, em gerenciador de discos deixar um "Espaço não alocado" e só então seguir com a instalação do Mint utilizando o espaço não alocado?

- Este pendrive bootável já foi capaz de realizar uma instalação bem sucedida em uma máquina sem Windows?

A idéia é a máquina subir o GRUB2 ao invés do Windows Boot Manager. O GRUB2 que deverá gerenciar se inicializará o Mint ou o Windows.

Tente essas sugestões e responda estas sondagens por gentileza a fim de que tentemos desvendar.

Obrigado, fico no aguardo. Abraços

Thiago Silva - Linux Mint 18 Sara - "Sou o que sou pelo que Somos"

[10] Comentário enviado por ricardogroetaers em 31/05/2017 - 00:49h

Muito bom, esse artigo é "o bicho" que faltava, voltado para as necessidades de um usuário comum diante de máquinas novas com UEFI e discos GPT.

[11] Comentário enviado por talesmauad em 17/06/2017 - 18:53h

Estou com um problema... quando formato meu pendrive em GTP em vez de MBR não encontro na BIOS do computador para rodar o linux.. alguma luz? hehe
Meu maior problema é o erro ao instalar o linux no modo UEFI no grub, não consigo resolver isso por nada

[12] Comentário enviado por removido em 17/06/2017 - 23:43h

Olá talesmauad!

Obrigado por compartilhar esta questão conosco!

Precisaremos analisar algumas questões. Inicialmente, como você tenta bootar o pendrive? Utilizando o F12 entrando no Menu de Boot? (Lembrando que o menu de boot não é o BIOS em si, embora faça parte dele. É uma lista que dispõem tudo que for inicializável).

Quanto ao BIOS, identifique se ele tem ou possui a opção de UEFI e Legacy. Sempre deve estar em UEFI. BIOS em Legacy reconhece apenas discos em MBR, e BIOS em UEFI reconhece discos apenas em GPT. Se um pendrive em MBR você consegue visualizar no BIOS, é sinal que ele não está em UEFI. Ou por exemplo, se você conseguisse identificar apenas discos em GPT, porém não reconhece discos em MBR, então seu BIOS está em GPT (apenas para exemplificar a lógica).

Identifique no BIOS a opção "Secure Boot". Ela deve estar desativada, esta opção não possibilita inicialização de outros discos.

Informe se possível o modelo do seu Notebook ou Desktop.

Informe se possível o erro em que você se deparava quando tentava instalar o Linux em modo UEFI.

Informe se possível a distribuição que está tentando instalar.

Para finalizar, compartilho contigo uma descoberta recente. Sempre me deparava com a impossibilidade de criar pendrives bootáveis em UEFI. Conseguia fazer isso penas com aplicativos que são disponíveis no Windows como O Rufus e outros. O Ubuntu até tem um app para isso, mas não cria com outras ISOs que não sejam uma distro Ubuntu.

Então descobri o Etcher. Uma ferramenta própria para criar um pendrive bootável com qualquer ISO de qualquer sistema. O mais legal é que não precisei mais do Windows (a única coisa em que eu precisava dele). Esta ferramenta é multiplataforma. Você roda como executável no Windows e em distros Linux.

Segue https://etcher.io/

Aguardo sua resposta.

Thiago Silva - Ubuntu Gnome - "Sou o que sou pelo que Somos"

[13] Comentário enviado por tgomoretti em 09/12/2017 - 00:05h

Segui exatamente o tutorial e funcionou perfeitamente. Só tenho a agradecer.

[14] Comentário enviado por removido em 11/12/2017 - 16:44h

Fico feliz em ter contribuído de alguma forma tgomoretti!

Thiago Silva - Linux Mint 18 Sara - "Sou o que sou pelo que Somos"

[15] Comentário enviado por marmeiry em 19/03/2018 - 21:53h

Colega, muito obrigado. Comprei um PC novo porque precisava do Windows para alguns trabalhos, e fui colocar o Linux em dual boot, pois para o trabalho normal utilizo ele. Foi um inferno, passei dias ralando, instalando e desinstalando, e agora com suas dicas consegui deixar os dois rodando bem redondinho. Valeu mesmo.

[16] Comentário enviado por Matheushsa em 08/04/2018 - 01:11h

Olá!
Não entendi bem, esse artigo é sobre dual boot com instalação inicial do win ou instalação inicial do ubuntu?
Desde já agradeço a atenção.

[17] Comentário enviado por ags em 27/04/2018 - 12:01h

Por favor, eu tenho o Ubuntu 16.4 instalado em GPT na UEFI c/ as partições "EFI" c/ 500 MB, "Swap" c/ 2GB e a metade do HD na "/" e outra reservada p/ o Win 8. Quando fui instalar o Win 8 c/ pen drive em GPT, tudo ia bem até o PC ser reiniciado p/ continuar a instalação. Então tirei o pen drive p/ a instalação não começar tudo de novo e sim p/ prosseguir e ao reiniciar, ao invés de prosseguir a instalação, o PC entra no Ubuntu e não consigo terminar a instalação. O que devo fazer?

[18] Comentário enviado por lucatakehana em 11/05/2018 - 10:38h

Gente, me ajudem... Fiz m*rda.. Nada muito grave, mas que está me incomodando.
Primeiramente, já fiz algumas vezes instalações do linux, Ubuntu e Lubuntu, em diversos Desktops, notebooks, etc. Porém, pela primeira vez, instalei num notebook consideravelmente atual. Digo isso pq sempre instalei em PC's já bem defasados. No caso, dessa vez foi em um hp elitebook 2570p. Ele está com o setup de fábrica. Apenas recebi por engano com SSD ao invés de HD.
Pois bem.. Apenas criei o pendrive de instalação com uso do LiLi. A imagem baixei do site oficial do Ubuntu. Coloquei no note, iniciei por pendrive... Fiz a instalação da seguinte forma.
Cliquei para ir para as configurações avançadas. Lá, eu diminuí o tamanho da partição do windows e, com o espaço restante, criei o ponto de montagem / e o /home. Não criei swap. Ao fim da instalação, foi soloicitada a reinicialização do note. Aí que tá o problema. Após isso, o note tenta dar boot, mas não vai... Só funciona se eu apertar o botão de opções de inicialização, selecionar em "INICIAR a partir de um arquivo EFI", seleciono o meu SSD, aparecem 3 opções: Microsoft, Ubuntu e outra lá. Dentro de microsoft, nenhum arquivo funciona..sempre da erro. Dentro de ubuntu, achei o grub. Aí o grub inicia, me dando a opção de iniciar o Ubuntu ou o Windows. Os dois dão boot certinho desse modo, porém claro que eu desejaria deixar tudo certinho..pq é incomodo fazer todo esse caminho toda vez que for usar o note.
Eu vi que tinha que criar uma partição de ao menos 35MB com a opção EFI. Fui tentar criar, mas já tem a do windows. Tenho que apagá-la? Obrigado!
Alguma luz?

[19] Comentário enviado por removido em 17/05/2018 - 13:46h


[13] Comentário enviado por tgomoretti em 09/12/2017 - 00:05h

Segui exatamente o tutorial e funcionou perfeitamente. Só tenho a agradecer.


Fico bem satisfeito em ter ajudado!!! Estamos aí!

[20] Comentário enviado por removido em 17/05/2018 - 13:49h


[15] Comentário enviado por marmeiry em 19/03/2018 - 21:53h

Colega, muito obrigado. Comprei um PC novo porque precisava do Windows para alguns trabalhos, e fui colocar o Linux em dual boot, pois para o trabalho normal utilizo ele. Foi um inferno, passei dias ralando, instalando e desinstalando, e agora com suas dicas consegui deixar os dois rodando bem redondinho. Valeu mesmo.


Eu que agradeço pelo comentário e avaliação! Fico contente de ter ajudado. Também passei algumas noites neste inferno hahaha. Abraços!

[21] Comentário enviado por robson-nogueira em 23/05/2018 - 16:54h

/Boa tarde,

para fazer dual boot (win10 e Xubuntu) devo instalar o win antes?
e qual ou quais partições devo criar pra ele?
Obrigado. Abraços

[22] Comentário enviado por Sir_Alisson em 10/07/2018 - 20:11h

Parabéns Thiago! Ótimo artigo. Me ajudou de uma forma diferente.
Eu estava com o Win10 (que vem do inferno para me atormentar) e com todos meus programas de trabalho já instalados. Não queria ter que instalar novamente tudo outra vez e principalmente passar pela dor de cabeça de reinstalar o Win do note Dell que é maior função.
Eu criei pelo próprio Win novas partições para instalar o Linux (home, swap). Depois disso eu tentava instalar o Linux pelo pen drive. Dava boot normal mas tinha sempre o problema de pedir o cd-rom e mesmo remontando o pen drive com USB Installer, Rufus e outros não funcionava, nem tirando e colocando o pen drive em outra porta.
Aí li no seu artigo a questão de deixar seguir a instalação normal ao invés de entrar em "avançado", e adivinha só, deu certo. Na hora da instalação escolhi as partições que já havia criado pelo windows, formatei cada uma para sua respectiva função e tá rodando normal.
Quando eu iniciava ele estava entrando no Grub e eu precisava escolher qual SO queria, mas troquei a ordem na BIOS e agora ele entra automático no Win e quando quero subir o Linux apertar F8 e escolher o Linux que abre o Grub e vai normal.
Muito obrigado !!! Já estava a dias sofrendo para conseguir deixar desse modo, agora tá filé =)
Abraço.

[23] Comentário enviado por BRVN01 em 15/12/2018 - 11:32h

Bela dica amigo,
Se me permite, a separação da partição onde fica o /boot sem convém ondem temos máquinas Linux mais robustas (servidores), onde utilizamos Raid + LVM para o gerenciamento do nosso server, nesse caso, o /boot fica separado para não dar dor de cabeça no futuro, no caso, o não reconhecimento do boot impedindo que o sistema suba. Somente isso, valeu pela dica.

[24] Comentário enviado por talisrander em 20/02/2019 - 13:03h

Olá povo, estou quebrando a cabeça para fazer uma instalação limpa do Ubuntu, vamos ao que tenho:

Pendrive UEFI com imagem x64 formatado com GPT
HD com GPT e partição exclusiva para instalação do sistema.
BIOS em UEFI
Secure Boot desabilitado
Fast boot desabilitado
Bios não suporta Legacy
Partiçãoo EFI com 250MB ok
Partição raiz / com 50GB ext4 ok
Mudei o padrão de onde será carregado o inicializador para a partição EFI criada.

Na parte da instalação trava em:
Instalando o pacote grub2 - "instalando para a plataforma x86_64-efi".

Já tentei fazer de tudo, pelo modo automático dual boot com windows (sim ele reconhece automatico), modo manual criando as partições separadas, setando o carregador de inicialização no windows boot manager, setando o carregador na nova partição EFI, na partição EFI já existente do windows, já tentei com internet e sem, já desativei a opção de hibernação do windows (pelo comando e pelo menu energia).

[25] Comentário enviado por SolitaryWolfBR em 07/03/2019 - 18:20h

Fala galera.... passei muita raiva tentando fazer dual boot em UEFI com meu win10 e o LinuxMint e com a ajuda desse tutorial e um outro comando consegui finalmente!!!!!
A forma que eu fiz foi:
-Desabilitar o secure boot
-No Windows: deixar um espaço no HD não alocado (no meu caso, deixei em torno de uns 55GB)
-coloquei o pendrive co mLinuxMint feito pelo RUFUS pra iniciar.
-Fiz a instalação em modo avançado (criando 20gb pra "\" 4gb pra "swap" e o restante de espaço pro "\home") daquela parte não alocada que deixei no Windows.
-A instalação concluiu com sucesso mas tive um pequeno problema: NÃO SUBIA O GRUB -.-"
-A solução pro problema foi acessar o DoS em modo administrador (que estava subindo normalmente) e usar o seguinte comando:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
-Reiniciei o note e VOILÁ apareceu lindamente pra eu selecionar entre o Windows e o LinuxMint.

Enfim... agradeço ao criador do tópico e a um video que eu vi no youtube (não sei se posso colocar aqui como crédito) que tinha esse código que fez aparecer o GRUB.
Minha primeira postagem aqui e espero me tornar ativo e ajudar no que for possível.

[26] Comentário enviado por saitam em 21/04/2019 - 23:43h

No primeiro teste criado pendrive bootável com Rufus, selecionar imagem ISO Ubuntu 18.04 LTS, selecionar GPT, UEFI, NTFS e sugere duas opções imagem ISO e comando DD.
marcado imagem ISO
Na BIOS com secure boot desabilitado e selecionado a ordem de boot no pendrive, não deu boot.

Refeito o boot pendrive bootável com Rufus, só que nas opções sugeridas, marcado comando DD, assim na BIOS com secure boot desabilitado, deu boot live.

Como veio com Windows 10 pré instalado, está com partição única C, precisa em "Gerenciador de Disco", na área hachurada clicar no botão direito e diminuir volume, irá calcular a divisão, divide metade para cada. Assim o Linux fica na partição vazia criada na divisão.

Particionamento avançado.
Como o Windows 10 está pré instalado e já tem a partição efi no HD, então não precisa criar no Linux, assim apenas a partição / 60GB e /home restante
Depois da instalação, entrar na BIOS, marcar o secure boot e alterar a ordem de boot, selecionar o nome da distro como primeiro que irá usar o Grub e a segunda Windows Manager.
Salva e reiniciei. O Grub irá detectar os SOs conforme a ordem da BIOS.

Feito!


http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com.br/
Twitter: http://twitter.com/@blogcomputacao
Facebook: http://www.facebook.com/BlogComputacao
Grupo Linux no Telegram: https://goo.gl/KQYqhN
Grupo Linguagens de Programação no Telegram: https://goo.gl/7sJF95
Grupo FreeBSD no Telegram: https://goo.gl/mzp7XT
Grupo Infra TI Corporate no Telegram: https://t.me/InfraTICorporate
Grupo CodeIgniter no Telegram: https://t.me/CodeIgniterBrasil
Grupo Phinx Brasil no Telegram: https://t.me/PhinxBrasil
Blog: http://goo.gl/Cuixk
Coleção de Howtos Linux e FreeBSD https://goo.gl/UHDVtK
Canal do Blog: https://t.me/blogcomputacao


[27] Comentário enviado por piedawan em 23/04/2019 - 17:23h

Cara, criei uma conta aqui só para te agradecer pela ajuda! Tava quebrando a cabeça pra criar o dualboot e depois de ter visitado este artigo, consegui me ligar que o erro era o pendrive de boot que não era compatível com o UEFI (Tinha usado o Yumi). Agora tá tudo funcionando perfeitamente e estou aproveitando meu Mint :)

Muito obrigado mesmo!

[28] Comentário enviado por Caio65 em 06/08/2019 - 22:30h

Estou tentado criar um pendrive bootável para instalar o Linux Mint 19.2 Tina, usei o Rufus, o Universal-USB-Installer, o balenaEtcher-Portable e nada de bootar em UEFI, só boota no Legacy.

Tentei imagem ISO, DD, mas não tem jeito, o notebook é novo já tem UEFI, foi desativado o secure boot...

Alguém tem uma dica?

[29] Comentário enviado por BRVN01 em 06/08/2019 - 23:11h


[28] Comentário enviado por Caio65 em 06/08/2019 - 22:30h

Estou tentado criar um pendrive bootável para instalar o Linux Mint 19.2 Tina, usei o Rufus, o Universal-USB-Installer, o balenaEtcher-Portable e nada de bootar com em UEFI, só roda no Legacy.

Tentei imagem ISO, DD, mas não tem jeito, o notebook é novo já tem UEFI, foi desativado o secure boot...

Alguém tem uma dica?

Geralmente sistema uefi o grub fica em /boot/efi, o modo de instalar o bootloader diferente também, mas uso arch, como o mint faz isso por você eu não sei dizer, mas uma coisa é certa, se está usando GPT, você precisa criar uma partição vazia sem file system.

Da uma lida no link abaixo:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Partitioning#GUID_Partition_Table

[30] Comentário enviado por maurixnovatrento em 26/11/2020 - 20:20h


Se for instalar o Windows primeiro não precisa criar a partição EFI depois, Né?

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[31] Comentário enviado por removido em 26/11/2020 - 22:28h


[30] Comentário enviado por mauricio123 em 26/11/2020 - 20:20h


Se for instalar o Windows primeiro não precisa criar a partição EFI depois, Né?

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]


Fala Maurício! Maninho, você diz no caso do seu disco estar limpo, tipo você vai começar do zero deletando qualquer sistema que estiver certo?
Se essa for tua idéia, ai não precisa da partição EFI. Instala teu Windows primeiro, e em seguida quando for fazer sua instalação Linux então você cria a partição EFI. Essa partição é necessária para o Grub do Linux apenas.

Me corrija se não interpretei certo seu cenário.

Abraços.

[32] Comentário enviado por maurixnovatrento em 27/11/2020 - 22:23h


Está correto. Era isso mesmo, funcionou assim. Só não criei outra partição EFI para o Linux e foi igual.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts