Inkscape - Introdução (Parte 3)

Nos dois primeiros artigos da série introduzimos os principais aspectos e ferramentas do Inkscape, além de mostrar alguns exemplos de seu uso. O Inkscape é um excelente software de desenho vetorial, do mesmo tipo do Corel Draw. Aprenda como trabalhar com textos e algumas maravilhas a mais.

[ Hits: 46.038 ]

Por: Juliao Junior em 02/10/2008


Exemplo



Vejamos mais um exemplo de como utilizar o que aprendemos até agora. Nosso objetivo é construir a figura abaixo. Como sempre, um exemplo bem simples: apenas um cartão de identificação. Neste caso, identificação de membro do Viva o Linux. Embora simples, serve para tornar óbvio como é fácil utilizar os recursos que aprendemos até este momento nessa série de artigos.
Linux: Inkscape - Exemplo
Cada um dos elementos pode ser construído separadamente, e depois reunido para formar a figura final. Um dos elementos é o formato geral do cartão, e isso é fácil. Basta usar a ferramenta retângulo, F4, e desenhar o formato do cartão.

O outro elemento é a faixa arredondada no lado esquerdo do cartão. Para construir esse elemento, desenhe um quadrado, altere a cor do preenchimento e do contorno, transforme o objeto em um caminho (conforme vimos na seção anterior), mude o formato do retângulo. Para mudar o formato, basta puxar cada lado vertical do quadrado para a esquerda, e depois dar uma "melhorada" na aparência usando os nós. Veja os passos na figura abaixo.
Linux: Inkscape - Faixa arredondada
Para escrever o texto "VivaOLinux", desenhe uma curva Bezier e aproxime para a inclinação do elemento anterior. Assim o texto parecerá seguir o contorno da figura. Escreva o texto (F8), selecione o texto e a curva e use o menu "Texto > Por no Caminho". Lembre de mudar a cor do texto para aquela que desejar.
Linux: Inkscape - Por no caminho
Estamos quase acabando. Novamente usando a ferramenta Texto (F8), escreva os itens de identificação do usuário (no exemplo dados, usamos "Usuário", "Distribuição" e "Cidade").

Para finalizar, use o menu "Arquivo > Importar" e importe a sua foto. Pronto! Agora é só colocar cada elemento em seu lugar - esta é certamente a parte mais fácil. Para garantir que não perderá o trabalho, lembre de agrupar os elementos (CTRL + G).

Conclusão

Terminamos mais um artigo. Com essa etapa terminamos a parte introdutória de nosso trabalho. No próximos artigos veremos técnicas que incrementam o uso do Inkscape, como o uso de sombra em figuras tridimensionais, uso avançado de nós, gradientes com mais cores, uso de reflexos, e o uso de perspectiva.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Trabalhando com textos
   2. Curvas Bezier
   3. Trabalhando com nós
   4. Exemplo
Outros artigos deste autor

Programação: Tomada de decisão

Aprenda Python - Guia "rápido"

Octave - Programação científica no Linux

Convertendo formatos de vídeo/áudio

Octave - Programação científica no Linux (parte 2)

Leitura recomendada

Inkscape - Introdução (parte 1)

Minimalismo em ambientes gráficos

Personalizando o vim!

Gentoo: Interfaces gráficas para Portage/Emerge - substitutos do Kuroo

Sylpheed - Cliente de e-mail para terminais leves

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 02/10/2008 - 16:50h

Já foi pros favoritos ;)

[2] Comentário enviado por jaguillera em 01/06/2010 - 08:07h

Parabéns pela iniciativa. No windows eu ja usada o Corel e minha transição foi tranquila para o Ink. E eu achei o Ink mais leve e bem menor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts