Os felizes usuários da distribuição
Debian Linux já estão mais do que habituados (por que não dizer dependentes?) de uma fantástica ferramenta:
APT. Sem dúvida o APT é uma das mais incríveis contribuições da equipe Debian. Junto com suas "sub-ferramentas" e ferramentas parceiras, como o apt-get, apt-build, aptitude etc, realiza um trabalho de grande qualidade na instalação/gerenciamento de pacotes.
Para os não tão avançados, viver sem o APT pode parecer difícil. Pior ainda se a internet for para o espaço, como é o caso onde a banda larga não está disponível: se a conexão cair, o que fazer? E as dependências? Outra situação problemática: você instalou seu sistema e também todos aqueles maravilhosos pacotes que agilizam em 1000% seu trabalho diário. De repente, por qualquer que seja o motivo, é preciso reinstalar o sistema. Serão horas e horas de download se a banda larga não estiver à mão. Quer pior? E se você não lembra exatamente quais os pacotes que instalou anteriormente?... o mundo acabou!!!
Não se preocupe mais! Conheça a ferramenta que vai te salvar dessa catástrofe. Com vocês, o APTonCD!
APTonCD é uma ferramenta que nos permite criar mídias (CDs ou DVDs) contendo todos os pacotes que foram baixados via apt-get ou aptitude. Dessa forma cria um repositório, portátil, podendo ser usado em outros computadores. APTonCD também nos permite criar mídias com todos os pacotes .deb de um determinado repositório, para depois instalarmos em computadores sem a necessidade de conexão com a internet.
Com o APTonCD podemos realizar várias atividades. Veja abaixo:
- Backup: copie de todos os pacotes baixados (via apt-get, aptitude e synaptic);
- Transporte: leve os pacotes de seus programas favoritos com você, e instale onde quiser;
- Download: baixe um repositório completo, ou apenas uma parte dele;
- Compartilhe: compartilhe seus pacotes com amigos que não possuem banda larga.
O APTonCD está disponível para qualquer distribuição baseada em Debian. Mas a equipe de desenvolvimento garante funcionamento total apenas relativo ao Ubuntu (dapper, edgy e feisty). Por isso estaremos aqui supondo que trabalhamos com o Ubuntu. De qualquer forma, fica a observação: confira as dependências e pelo menos a maioria das características do APTonCD estarão disponíveis.