Implantação de software livre

Esse artigo visa dar um entendimento básico sobre a implantação de software livre em uma empresa, seja ela de que porte for. São alguns passos básicos para se obter sucesso na implantação.

[ Hits: 25.052 ]

Por: Manoel Guilherme de Faria Moraes em 17/09/2009


Treinamento e implantação



Treinamento

Prepare treinamentos rápidos e sem delongas para os usuários se habituarem ao novo sistema. Sem esse treinamento seu projeto será inútil e logo poderá ser abortado.

Ensine de forma que o usuário realmente sinta que o novo sistema irá ajudá-lo. O treinamento é onde conseguimos tornar o usuário amigo do sistema ou inimigo dele, portanto, cuidado, queremos que ele seja amigo do sistema.

Desenvolva material didático para que o usuário tenha uma fonte de consulta, crie um espaço na intranet para colocar links de ajuda ao usuário.

Invista também tempo em treinamento para o pessoal do suporte, eles já deverão estar treinados, porém não custa reforçar com mais treinamento.

Implantação

Começamos o show! Nunca terá tanto trabalho como a fase de implantação, pois você deverá seguir o cronograma definido no projeto. Mesmo tendo um cronograma, faça toda a implantação com calma e sem pressa. Trabalhe com qualidade.

A definição do cronograma foi um prazo estipulado já levando em consideração os possíveis problemas que poderiam ser encontrados, e na fase de testes provavelmente foram documentados muitos problemas que poderiam aparecer e as soluções já devem existir.

Durante a execução do projeto observe os usuários, faça uma espécie de engenharia social, descubra o que eles estão pensando, quais os comentários que fazem - isso será o termômetro do projeto.

Não se preocupe com as críticas, elas serão naturais e muitas vezes agressivas. Tolere. O mais importante é o cumprimento do cronograma e o sucesso do projeto. O pessoal do suporte terá papel fundamental na consolidação da migração, pois são eles que resolverão os problemas que surgirem e que ainda não estarão documentados, documentando os mesmos após a solução.

Considerações finais

Esse artigo não tem o objetivo de esgotar o assunto, visto que os passos aqui adotados são básicos, e estão descritos de forma bem simples. Apenas temos o objetivo de nortear os que pretendem fazer uma migração para software livre e não sabem por onde começar.

Lembrando que nem sempre uma migração para software livre será bem sucedida. Não desista caso isso aconteça. Existem situações que nos dão experiência para fazer projetos melhores e bem mais elaborados. Mesmo que essas situações não sejam favoráveis no momento.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Sondando o território
   2. Estudo técnico e custo
   3. Organizando os dados levantados e fase de testes
   4. Treinamento e implantação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Baixando e instalando o Ubuntu 6.10

Linux e o ensino da sociedade

APTonCD: Ubuntu Linux sem dependência de internet

Assembler no Linux

Como fazer uma distribuição Linux (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rogerio_gentil em 23/09/2009 - 11:35h

Muito bom como conteúdo introdutório. Estou pesquisando bastante sobre renovação de infraestrutura pois quero implementar coisas novas em alguns projetos para 2010.

fisicorj, você têm materiais para referência?

[2] Comentário enviado por rodrigozanuzzo em 07/10/2009 - 11:43h

Muito bom seu artigo, é sempre importante esses passos para quem quer fazer adaptações, nas instalações na sua empresa ou na empresa em que trabalha.
8D


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts