Executando o "otimizador"
Na aba "Otimizador" você pode colocar o
Hugin para otimizar o resultado de junção das duas fotos. Apesar das várias opções, em geral deve-se apenas clicar no botão "Otimizar agora!".
Para saber se o resultado está satisfatório, verifique os resultados:
- Desvio Padrão / Average Error: Inferior a 1.
- Erros Máximos / Maximum Error: Inferior a 5
Verifique no exemplo a seguir que os resultados foram, respectivamente, 1.015614 e 3.264565.
Se os valores estiverem acima do referencial (1 e 5), você deve retornar à aba "Pontos de Controle" e rearranjar os pontos. Se ainda assim o resultado não for satisfatório, vá à aba "Imagem" e insira uma maior quantidade de "Pontos de Controle" (conforme descrito no capitulo 4 deste tutorial).
Costurando as fotos
O próximo passo que é montar / "costurar" as fotos. Esta última etapa gera bastante processamento e exige bastante memória do computador. Abra a aba "Montador / Stitcher"
E selecione:
* PANORAMA:
Que pode ser:
- Normal (Retilíneo / Rectilinear)
A maioria das lentes de câmeras são elaboradas para manter as linhas retas o mais retas possíveis. Esta opção busca manter este padrão. Interessante para fotos arquitetônicas uma vez que assegura que telhados e muros não terão uma curvatura indesejada.
- Cilíndrico / Cylindrical
É um outro trabalho de projeção que busca combater o problema de alongamento das imagens. Neste caso, as imagens de origem são projetadas em uma superfície a qual a área ocupada é o mais próximo quanto possível da área original.
- Equiretangular / Equirectangular
Este modo de projeção é um pouco mais imersivo: cada imagem de origem é calculada para representar uma determinada "janela de visão" no espaço. Algumas imagens podem ser "costuradas" diretamente no topo ou na base para gerar um "bolha esférica" contendo a imagem final do mosaico.
* CAMPO DE VISÃO
Neste caso, é interessante selecionar o botão: "Calcular Campo de Visão" para um melhor ajuste da imagem. Veja os exemplos:
Antes de selecionar:
- Campos de Visão Horizontal: 360
- Campos de Visão Vertical: 180
Resultado:
Depois de selecionar:
- Campos de Visão Horizontal: 50
- Campos de Visão Vertical: 48
Resultado:
Gerando a foto panorâmica
Após terminado o processo de costura (verifique se todas as fotos estão com "Pontos de Contato" em relação ao seu par), é hora de gerar a foto panorâmica. Há, para isto, duas maneiras:
1. Pela opção "Criar Panorama" na Aba "Assistente"
2. Pela opção "Montar Agora!" na Aba "Montador / Stitcher"
Em qualquer uma das duas opções, será gerada um arquivo .TIF, conforme exemplo a seguir:
Deve-se levar em conta que fotos em 360 graus de ambientes internos são sempre mais difíceis (e não muito satisfatórios) de se costurar que em ambientes externos (com um tripé).