Máquinas virtuais

Máquinas virtuais estão na moda, mas afinal o que são? Para que servem? E eu posso rodar uma delas?

[ Hits: 67.301 ]

Por: Cesar Cardoso em 29/06/2003


O que é uma máquina virtual? E para que serve?



O que é uma máquina virtual? Existem diversas definições, o que causa confusão em quem tenta entender o conceito.

Para aparentemente criar mais confusão, tanto o Java Virtual Machine como o CLR do .NET, o VMware e o Virtual PC para Windows (mas não para MacOS) são considerados máquinas virtuais. Além disso, existe um sistema operacional chamado Virtual Machine (VM), que roda em máquinas IBM mainframes.

Nota: neste artigo, vamos deixar de lado as VMs para execução de programas em determinadas linguagens, como o JVM e o .NET CLR.

Podemos (fazendo uma definição rasteira) dizer que uma máquina virtual (VM):
  • é uma máquina abstrata; o JVM, o .NET CLR e o VMware são máquinas abstratas, ao contrário da emulação, que tenta ser o mais próximo possível da realidade emulada.
  • permite que uma máquina real seja particionada de tal modo que diversos sistemas operacionais possam ser executados ao mesmo tempo.
Mas afinal, para que serve uma VM? Os dois usos mais populares certamente são:
  • Consolidação de servidores; em vez de diversos servidores fisicamente diferentes, basta uma máquina com diversas VMs. Não é por acaso que VMs são populares entre empresas de hosting.
  • Teste para outros sistemas operacionais; uma VM pode ser utilizada, por exemplo, por um programador como máquina de teste para seu programa.
Máquinas virtuais - como mostra a existência do sistema operacional VM - sempre foram populares em mainframes, por exemplo o Linux em S/390 - ou zSeries, como queiram - pode rodar dentro de uma VM do sistema operacional VM. Mas em PCs não eram tão populares até há pouco tempo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é uma máquina virtual? E para que serve?
   2. VMware
   3. Mac-on-Linux e plex86
   4. chroot, FreeBSD jail e User Mode Linux
Outros artigos deste autor

Utilizando o CUPS com estações Windows XP

Criando um pinguim móvel com Fedora Core 1 e Siemens M50

Entendendo a configuração de rede para RedHat e similares

Configuração de rede para RedHat e similares utilizando VI/Emacs/etc

As incríveis aventuras de um RedHat 9 migrando para kernel 2.6

Leitura recomendada

Instalando o serviço de monitoramento Nagios

Backups com TAR e DUMP

Tutorial de instalação e configuração do Apache no Linux

Instalando e configurando servidor FreeNX no Slackware 10.2

SoulSeek para Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 29/06/2003 - 00:04h

Fala Cesar,

Depois de ler este artigo fiquei tentado à usar o VMware para rodar o Windows junto com Linux na minha máquina para poder testar os sites e sistemas que programo sob Mozilla também no Internet Explorer, uma vez que agora estou de máquina nova.

A questão é, qual seria o harware recomendável para executar Linux 2.4.x e Windows 98 ao mesmo tempo? Você acha que uma ASUS 1.1GHZ com 256 de RAM aguentaria o tranco?

[]'s,
Fábio

[2] Comentário enviado por cesarcardoso em 29/06/2003 - 00:28h

Sim, a máquina aguenta o tranco. A minha não é muito diferente da sua (Celeron 1.3 com mobo Matsonic e 512MB de memória).

Mas eu paguei R$130 num pente de memória PC133 de 256MB (no cartão!) e o pente de 256MB DDR está mais barato ainda... acho que isto vai te dar uma boa idéia :)

[3] Comentário enviado por fabio em 29/06/2003 - 00:59h

É, sim sim, mas... os maleditos que me venderam o CPU me mandaram uma placa mãe com only two slots para memória e me fizeram o favor de me fornecer dois pentes de 128 cada.

E uma dúvida que não quer calar os meros mortais, o que é mobo Matsonic?

[4] Comentário enviado por cesarcardoso em 29/06/2003 - 01:14h

Argh! Determinados montadores de micro, só espancando mesmo. Complicado vai ser se livrar dos dois pentes de 128 pra arrumar dois de 256.

Mobo é placa-mãe, e Matsonic é uma marca, confesso que nunca havia visto Matsonic mais gorda, mas a minha bichinha até que é razoável, apesar de não ter slot AGP offboard e de ter somente dois slots de memória.

[5] Comentário enviado por cesarcardoso em 29/06/2003 - 01:16h

Anyway, voltando ao que interessa: 256MB é muito legal e dá pra levar um VMware na boa, mas o que abunda não prejudica, né? :-)

[6] Comentário enviado por mrluk em 01/07/2003 - 17:10h

eee fabião, quem mandou não comprar a tua máquina nova com a DigitalBR?! Vacilou!!! hehe...

Aproveitando, esta foi REALMENTE um belo artigo! Já trabalho com VMs(precisamente o VMWare) há algum tempo e tem me ajudado bastante a simular situações pra alguns projetos em clientes! O recomendavel é trabalhar com os 512mb dito acima, mas atualmente...estou rodando Windows98 em uma VM e minha máquina está soh com 256mb! Sem dor de cabeça...naquelas! O fod# são as malditas "Operações Ilegais" que mesmo em tal circunstancia, insistem em turbular as poucas entradas na VM! Enfim, um mal nativo do Ruindows! Mas vale a dica...

um grande abraço,

MrLuk

[7] Comentário enviado por cesarcardoso em 01/07/2003 - 22:07h

As "Operações ilegais" do Windows 98 são parte da vida, né? Fazer o quê...

Quanto à memória, o que abunda não prejudica, e a memória voltou a ficar quase de graça.

[8] Comentário enviado por edwilsontj em 22/02/2005 - 20:01h

Olá galera, sou iniciante no Linux por isso me perdoem, eu instalei o Linux-Debian no VMWare for Windows. Mas não consegui fazer a parte gráfico do Linux funcionar, alguem poderia me dar uma força?

[9] Comentário enviado por prigolm em 28/07/2006 - 09:44h

Lançado o livro Máquinas Virtuais e Emuladores – Conceitos, Técnicas e Aplicações

Este livro aborda os conceitos e as técnicas para a construção de máquinas virtuais e emuladores. Apresenta exemplos de máquinas virtuais e emuladores, suas características internas e como instalar a máquina virtual em sua máquina. Também relaciona problemas que podem ser contornados ou minimizados com a utilização de máquinas virtuais. Com a ajuda deste livro, o leitor poderá instalar, analisar e testar as principais tecnologias de máquinas virtuais e emuladores disponíveis para os ambientes Linux e Windows.


http://www.novatec.com.br/livros/maquinasvirtuais/




[10] Comentário enviado por DiegoR0dr1gu3s em 11/01/2007 - 18:08h

Uso slack como SO de trabalho e tenho o vmware instalado nele. tenho 384 de memo e quando preciso subir o w2ksrv na vm fica lento pacas, usando o KDE. por isso quando vou usar a vm com SO mais pesado fecho o KDE e inicio apenas o XINIT. isso ajuda muuuiiito, amigos. fica uma bala, hehe! mas o ideal mesmo é colocar memo no PC. os preços estao bons e tal. só nao coloco nessa maquina q mencionei pq é do serviço....

Falows!

[11] Comentário enviado por jllitvay em 22/02/2007 - 09:05h

www.virtualbox.org Uma ótima máquina virtual, mais fácil que o vmware e livre.
Baseada no qemu


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts